Pular para o conteúdo principal

Baleiro critica os crentes que invadem blogs 'como praga'



O cantor e compositor Zeca Baleiro (foto), 45, criticou em geral as pessoas de postura fundamentalista e, em particular, os evangélicos que, com o propósito de obter “mais ovelhas” para seu rebanho, “invadem a internet como praga no Egito para difundir o seu pensamento moral totalitário em comentários nem sempre felizes ao pé de blogs e sites de notícias”.

Cantor Zeca Baleiro
O artista está 
preocupado com
fundamentalismo
Em artigo para a Istoé desta semana, Baleiro também reprovou os católicos da Renovação Carismática por promoverem a “espetacularização da fé através de missa-show e do sermão-palestra motivacional”.

O artista manifestou  preocupação com o rumo fundamentalista que as religiões têm tomado ultimamente porque, no seu entender, isso significa uma “volta à barbárie”.

“Todo fundamentalismo é perigoso”, escreveu. E não só em relação à religião, observou, como também em política, economia e “em temas ‘prosaicos’ como futebol e música”.

Baleiro disse que não acredita em Deus. “Pelo menos não da mesma forma que um cristão ou um muçulmano. [...] O ‘Deus’ que me interessa é um Deus mais “filosófico” (ou mesmo “teológico”) que um Deus santíssimo.’

Explicou que o “Deus filosófico” é tolerante porque “relativiza as coisas”, diferentemente do que ocorre com as religiões. Para ele, o “Deus” das religiões “está morto”, fazendo uma referência a uma frase do filósofo alemão Nietzsche (1844-1900).

O artista termina o artigo se indagando se ele próprio, com seus questionamentos, não estaria sendo um fundamentalista.

Com informação da íntegra do artigo de Zeca Baleiro. 



Nando Reis afirma ser ateu e vira alvo de intolerância na internet.


Comentários

Anônimo disse…
Pelo que notei, ele não está mostrando uma postura fundamentalista, mas contra qualquer atitude de religiosos com essa atitude, exatamente como faria um ateu ou agnóstico. Fundamentalismo é ruim até quando se trata de outros ramos sociais.

Mas quando se trata de religião, é bem evidente, ô se é.
Anônimo disse…
Muito feliz o Zeca Baleiro em sua crítica.É exatamente isso o que ocorre em toda Internet e aqui também.
Avelino Bego disse…
Ele fala dos trolls. Aqui nós temos alguns de estimação.
Anônimo disse…
Num futuro muito breve, qualquer pessoa aderida a uma crena religiosa será um fanático. Percebeu como eles gritam cada dia mais alto? É para serem ouvidos num mundo de conhecimento, informação, tecnologia e pensamento racional. Estão visivelmente desesperados, inclusive os moderados. Pessoas que poderiam ter grande importância para a humanidade, mas que estão aferrados a seus dogmas medievais... Uma pena, mas é até possível que elas sejam tratadas como possuidores de distúrbio mental grave e segregadas em manicômios, uma vez que é notória a relação da religiosidade com a esquizofrenia, neurose, paranóia, megalomania, entre outros distúrbios. Sou um otimista moderado, mas penso que sairemos bem, o mundo, ao contrário dos histéricos, dos apocaliptistas e iludidos, manipulados, está melhorando, a sociedade estámelhorando, abandonando seus dogmas e deuses, e partindo para algo mais objetivo que beneficie a civilização.
Anônimo disse…
Deixem de blá blá blá..seus hipócritas satanistas!
Cristhian disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Junta todos os crente e padre do mundo se um tirar um demonio de mim eu dou um doce pra voce, maluco acordo pra vida diabo satanas deus jesus não existe. É tudo loucura da suas cabeça, morreu acabou e pronto ja era fim da vida fim de tudo.
Anônimo disse…
claro que o autor não está sendo fundamentalista. Apenas expressando sua opinião sobre algo aterrador que vem acontecendo no Brasil: as seitas fundamentalista se apropriaram do método grasciano para dominar e explorar a todos.
anonimo disse…
Esse baleiro so fala besteirou, e metido a filosofo e inteligente mas e um babaca sem medida, fundamentalistas existem em todos os lugares seu ignorante, a fundamentalistas no meio dos medicos, advogados, cantores, gays, padres, pastores etc.. tem em todos os lugares trigo e joio, quando o baleiro diz que crer num deus diferente esta sendo fundamentalista, pensa antes de falar otario.
anonimo disse…
Esse baleiro so fala besteirou, e metido a filosofo e inteligente mas e um babaca sem medida, fundamentalistas existem em todos os lugares seu ignorante, a fundamentalistas no meio dos medicos, advogados, cantores, gays, padres, pastores etc.. tem em todos os lugares trigo e joio, quando o baleiro diz que crer num deus diferente esta sendo fundamentalista, pensa antes de falar otario.
anonimo disse…
Esse baleiro so fala besteirou, e metido a filosofo e inteligente mas e um babaca sem medida, fundamentalistas existem em todos os lugares seu ignorante, a fundamentalistas no meio dos medicos, advogados, cantores, gays, padres, pastores etc.. tem em todos os lugares trigo e joio, quando o baleiro diz que crer num deus diferente esta sendo fundamentalista, pensa antes de falar otario.
Anônimo disse…
Tenho lido muito esse blog e tenho sentido algum conforto diante do obscurantismo que cada vem mais ameaça a vida em sociedade nesse país. Moro em Teresina e por aqui ainda não chegamos a esse ponto descrito nesse e em varios outros posts. Não sou ateu(ainda), mas não frequento igreja alguma. Na verdade, igreja pra mim é sinônimo de horror, cerceamento das liberdade individuais, homofobia, conservadorismo e INTOLERANCIA. Hoje me considero um dos maiores críticos dessa patifaria neopentecostal que se alastra pelo país. Vlw Paulo. Tenho postado varios textos do blog no meu face e aberto diálogo....
francisco disse…
sao umas praagas mesmo se deus existe entao siga o deus e deixe nois ateus na terra ........
????
Tem sentido isso que você falou?
Vá descobrir antes o que é ser fundamentalista.
Quem ta falando besteira é você.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Frei diz que 'fraqueza' de mulher não é exemplo a seguir. E se torna queridinho do bolsonarismo

Direitos das mulheres avançam no Brasil apesar da baixa representação política

TV e rádio não podem estar a serviço de crenças religiosas

por Eugênio Bucci para O Estado de S. Paulo Tirar uma celebração religiosa da TV brasileira será um pequeno milagre. É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que uma missa sair da grade de uma estação de TV no Brasil. Em verdade vos digo: as religiões, algumas fanáticas, outras meramente formais, não são apenas o ópio dos radiodifusores; elas são o bezerro de ouro - e ponha ouro nisso - de boa parte dos canais de rádio e TV, sejam eles públicos ou privados, com fins de lucro. Até aí, nada de novo sob o sol. É assim desde o princípio dos tempos televisivos. Agora, porém, o anúncio da TV Brasil pode indicar mudanças no horizonte. Uma tendência que parecia eterna poderá ser invertida. Ao menos é o que parece. Se de fato as igrejas saírem do ar, nem que seja numa única estação, teremos razão para um júbilo moderado. Será uma glória, ainda que modesta. Em nosso país, religião e radiodifusão guardam laços antigos, quase pétreos, e a presença de pregadores na tela s...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Video: autor de mosaicos de Aparecida foge de confronto sobre abuso de mulheres

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Co...

Polarização política exacerba o fundamentalismo religioso. É hora de mais ateus saírem do armário