Pular para o conteúdo principal

Blogueira enumera os mitos sobre ateus nos Estados Unidos


"Ateus são
rudes 
agressivos"

Ao comentar uma pesquisa segunda a qual praticamente metade das famílias dos Estados Unidos não gostaria que seus filhos ou filhas se casassem com pessoa ateia, a blogueira Amanda Marcotte enumerou os 10 principais mitos dos crentes americanos em relação aos descrentes.

A maioria dos mitos vale também para outros países,  como o de que os ateus não têm código moral. Outros têm jeito de ser tipicamente americanos, como o de que o propósito dos ateus é acabar com a comemoração do Natal.


Seguem os mitos.

1 – Diante da morte, os ateus renegam a descrença e procuram o conforto da religião.

No Brasil, religiosos costumam dizer que não existem ateus em avião que está caindo.

2 – Ateus são pessoas irritadas com Deus.

Amanda observou que, na verdade, os ateus se irritam com a pregação da existência de um ser todo-poderoso, e não exatamente com um ser que não existe, com Deus.

3 – Ateus são rudes e agressivos.

A blogueira escreveu que esse mito surgiu em decorrência dos ativistas chamado “novo ateísmo”, cujos adeptos, no entender da maioria dos americanos, reagem de maneira grosseira e por vezes com intolerância quando defendem sua descrença ou quando contestam os argumentos dos religiosos. No Brasil, não se trata de um mito porque aqui há, de fato, ateus raivosos.

4 – Ateísmo é coisa de uma minoria de homens brancos.

Amanda disse que o fato de dois dos mais proeminentes ateus serem homens brancos -- Christopher Hitchens e Richard Dawkins - reforçou esse mito. Ele escreveu que “uma extensa lista” de mulheres ateias e outra igualmente longa de negros descrentes desmentem esse mito.

5 – Ateísmo é também uma fé.

A blogueira escreveu que, para muitas pessoas, é preciso ter também fé para não acreditar em Deus, tanto quanto para acreditar. Trata-se, a rigor, de uma questão filosófica, a da crença na descrença ou um mero jogo de palavras que no Brasil também tem adeptos, alimentando intermináveis discussões.


6 – Os ateus não têm código moral.

Esse talvez seja o mais universal dos mitos sobre os ateus, como se a moralidade fosse um subproduto da religião. Nos Estados Unidos, campanhas de outdoors de entidades ateias têm combatido esse mito, que, na verdade, é mais um preconceito. A Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) tem procurado fazer o mesmo.

7 – Vida de ateus é sombria e sem significado.

Esse mito também existe no Brasil. A blogueira observou que, para os ateus, o que não tem sentido é acreditar no sobrenatural e em vida após a morte.

8 – Ateus são adeptos do sexo sem amor

Amanda escreveu que, para a maioria dos americanos, os ateus são hedonistas, tendo, portanto, o sexo apenas como uma fonte de prazer e não como uma forma de expressar o amor. A blogueira afirmou que há o mito de que os ateus não entendem o verdadeiro significado do amor. Mas argumentou que a elevada taxa de divórcios entre os crentes põe esse mito abaixo.

9 - Ateus têm mais dificuldade em suportar a perda de entes queridos

A causa disso, de acordo com o mito, é porque os ateus não acreditam na vida após a morte. Mas também não acredita -- observou a blogueira -- que as pessoas possam queimar no inferno, o que pode ajudar a suportar a dor do luto.

10 – Ateus querem acabar com o Natal.

Para Amanda, esse mito é “muito bobo” porque os ateus não se opõem aos rituais ou aos feriados e a maioria deles aproveita a festividade do Natal para ter a família reunida.

Com informação do site AlterNet.


25 reflexões que podem levar alguém a se tornar ateu

Crescimento do ateísmo no Brasil preocupa Igreja Católica




Ateísmo mundial se expande e enfrenta maior discriminação

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes