Pular para o conteúdo principal

Iurd está em declínio acelerado e já perdeu 24% de fiéis

Está aumentando o número de
evangélicos sem igreja
A Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) se encontra em declínio acelerado e só no período de 2003 a 2009 perdeu 24% do total de seus fiéis. Essa informação --divulgada nesta segunda-feira (15) pela Folha S. Paulo -- foi extraída da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), do IBGE, que entrevistou 56 mil famílias em todo o país.

Trata-se de um dado preliminar porque os mapas completos sobre  as religiões dos brasileiros do Censo 2010 serão divulgados até o final deste ano.

O jornal não divulgou o número absoluto de fiéis da Universal. Mas,  de acordo com estimativa divulgada em abril pelo portal R7, é de pelo menos 8 milhões. R7 está ligado à igreja e sua informação, nesse caso, pode estar comprometida.

A fuga de fiéis da Universal está ocorrendo basicamente por dois motivos. Primeiro: surgimento de dissidências religiosas, além do fortalecimento das já existentes, como a Igreja Mundial, e, segundo, o aumento do número de “evangélicos genéricos”.

Os "genéricos" são crentes que não se sentem presos a nenhuma igreja e podem frequentar ao mesmo tempo duas ou mais denominações, incluindo, em alguns casos, a Igreja Católica.

No mesmo período, de acordo com a POF, esses evangélicos aumentaram de 4% para 14%, atingindo quase todas as denominações.

Essa seria uma das explicações pelo fato de a igreja do bispo Edir Macedo estar se expandindo mais fortemente no exterior, em países africanos, por exemplo.

Com informação da Folha de S. Paulo e deste blog.

Em 6 anos, 5 milhões de evangélicos deixaram de ter vínculo com igreja
agosto de 2011

Universal versus Mundial.      Estatística das religiões.

Comentários

  1. Eu tenho a impressão que o grupo mais emergente entre os evangélicos é o dos evangélicos não-praticantes e acho que a IURD é a denominação que mais perde fiéis porque é a mais atacada por ser a mais opulenta em templos só perdendo para os milionários Mórmons e talvez para as TJs.Porém,isso não implica em afirmar que as outras não perdam até(mesmo) porque o número de subdenominações e dissidentes aumenta vertiginosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdade que a IURD, não tem nada a ver com a evangelização mundial, e sim com o crescimento e fortalecimento de sua seita, uma prova disso é que ela somente se firma em cidades de médio e grande porte, ela jamais tem interesse de evangelizar regiões isoladas como fazer as Assembleias de Deus e Congregação Cristã. O certo é que a IURD é como uma parasita da religião. E que Cristo mais uma vez venha com seu chicote expulse os vendilhões do templo.

      Excluir
  2. O edir Macedo descendo no escorregador! Hyahuahua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoa de mente pequena.Mostre seus frutos

      Excluir
  3. ´´Essa seria uma das explicações pelo fato de a igreja do bispo Edir Macedo estar se expandindo mais fortemente no exterior, em países africanos, por exemplo.``
    Quero ver a universal converter Suíços, Ingleses ou Japoneses. Países em que as pessoas tem educação de qualidade, converter analfabetos subnutridos nos países da África é fácil.
    Veja o trabalho de nobres pastores:
    http://www.youtube.com/watch?v=EJLULM_FAzE&playnext=1&list=PL020814C6C9791C3D

    ResponderExcluir
  4. Voce disse a verdade converter pessoas educadas inteligentes é uma coisa quase impossivel, fala sério quem acredita que estas pessoas vai ficar lá gritando e dando dizimo assistindo longas sessões de exorcismo.
    Agora ir num pais subdesenvolvido em areas de extrema pobreza é outra coisa, lá eles acreditam até no pokemom deste que o pokemom tenha poder pra resolver seus problemas.
    Assistam os videos de paulomarciotejo no youtube, acho que é um tapa na cara de muitos teistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc vai ter que ser mais ,menos ,entendeu ?

      Excluir
  5. Só 8 milhões? Eles fazem tanto alarde e propaganda que eu jurava que eram pelo menos 100 milhões. E este evento de evangélicos genéricos já foi previsto pelo pastor cearense Ricardo Gondim. Eu ficaria feliz mesmo é se eles se tornassem agnósticos ou ateus. Mas mudar de igreja não diz muita coisa.

    Grande abraço,
    Almir Ferreira
    Rama na Vimana

    ResponderExcluir
  6. Eu já sabia. Mas esse vai e vem de fies nas denominações em nada influência a Igreja Remida.(Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. João 15:19) E outra coisa, Jesus veio para os doentes e não para os que se acham sãos.(Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Mateus 9:12)

    ResponderExcluir
  7. CRENTES em declinio.....graças a deus...

    ResponderExcluir
  8. Os ricos poem sua esperança no dinheiro e etc...Mas a experiência nos ensina de que em nada o dinheiro pode ajudar no final da vida de cada um. Por isso que Jesus disse: Que seria quase impossível um rico entrar no reino dos céus. "quase" porque sabemos que alguns deles tem entrado porque Deus lhes deu entendimento.--------------------------------------------------(Engoliu riquezas, porém vomitá-las-á; do seu ventre Deus as lançará. Jó 20:15-------------------------------------------------------------------

    Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas. Salmos 73:12.-------------------------------------------------------------Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem. Provérbios 11:28

    ResponderExcluir
  9. Mas um ateu incauto,ingenuo. A igreja poderosa, a remida, que não depende de denominação não está em declínio. ----------------------- (A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16) Isso nos mostra que basta um justo para mudar tudo. Por isso Jesus disse:-----------------------------------------(Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; Mateus 16:18. Consegue compreender isso?

    ResponderExcluir
  10. Mais um cristão ingênuo. Não há evidências da existência de seu deus.

    ResponderExcluir
  11. E outra coisa, Jesus
    veio para os doentes e não
    para os que se acham sãos.
    (Jesus, porém, ouvindo,
    disse-lhes: Não necessitam
    de médico os sãos, mas, sim,
    os doentes.

    Ai lembra ele que tem muitas crianças doentes com cancer e outras muitas morrendo de fome.
    Ele prometou a voces crentoides que tudo que voces pedissem a ele ele faria e falou que pra deus nada é impossivel, e que quem cria nele faria as obras que ele faz e obras maiores ainda faria.

    Pede ai cara pra ele curar as criancas que tem cancer, e pra ele fazer crescer magicamente pelo menos um milharal naqueles paises pobres da africa onde milhões morrem de fome, Ora ele não é o todo poderoso tenho certeza que isto é fichinha pra ele .que faz mais de 100bilhões de galaxya que não serve pra nadag

    ResponderExcluir
  12. "´´Essa seria uma das explicações pelo fato de a igreja do bispo Edir Macedo estar se expandindo mais fortemente no exterior, em países africanos, por exemplo.``"

    O autor fez a relação na cabecinha dele e não explicou nada.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo 15:05. As coisas espirituais se discernem espiritualmente. Jesus se refere a doença da alma(pecado). Quanto aos milagres a que se refere Ele diz: (Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento? Provérbios 1:22) O sábio crer e faz a sua parte. Isso é sabedoria.

    ResponderExcluir
  14. O sábio, geralmente, admite nada saber. Ao contrário do que faz a maioria dos teístas.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo 15:05. As coisas
    espirituais se discernem
    espiritualmente. Jesus se
    refere a doença da alma
    (pecado). Quanto aos
    milagres a que se refere Ele
    diz: (Até quando, ó simples,
    amareis a simplicidade? E
    vós escarnecedores,
    desejareis o escárnio? E vós
    insensatos, odiareis o
    conhecimento? Provérbios
    1:22) O sábio crer e faz a sua
    parte. Isso é sabedoria.


    Quer livrar tua pele é safado? Citando palavrinhas que desmistifica o milagre, eu sei porque voces fazem isto porque nem deus nem milagre existe ai voces ficam de mimimi.

    Le ai na tua biblia cara ele dizendo que quem acredita nele faria a obra que ele faz e faria ainda maiores. Que tudo que pedisse ele faria e que pra deus nada é impossivel.

    Bando de safado so sabe ficar ai citando a gibiblia mais na hora do serviço tenta a todo custo desmistificar o que chamam a palavra infalivel de deus pra cair fora de qualquer obrigação.

    Vão se fuder kakaka que piada é este deus a palavra infalivel falhando kkk

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Eu disse no outro post que aprendi a não olhar mas para quem está por de traz das pessoas, mas sim para as pessoas. Então que Deus lhe de segundo as suas palavras.--------------------------------------------------------------------------------------(Porque por TUAS PALAVRAS serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. Mateus 12:37)

    ResponderExcluir
  18. Porque por tuas fezes serás analizado, e por tua urina encontrarão vosso "dopping".
    Essa fica bacana também.

    Vai ler um livro novo, rapaz.

    ResponderExcluir
  19. O Cristão é um pobre coitado alienado que se esconde em infinitas desculpas esfarrapadas e sai correndo, branco como neve, com medo de argumentos inteligentes.

    Deve ser uma vida muito vazia, ser um fanatico sem mente propria.

    ResponderExcluir
  20. GRAÇAS A DEUS, que esse imperio do mal, venha se ruir definitivamente. quero ver depois onde eles vao arrumar dinheiro pra pagar salarios milionarios, tipo o do gugu hahahah

    ResponderExcluir
  21. Já vi e ouvi coisas absurdas vindas dessa seita. Mas, o povo é tão bobo que continua a confiar nesses lobos travestidos de cordeiros. Mas, não deixa de ser uma notícia boa, aliás, ótima. Quem sabe um dia chegaremos a plenitude sem religião? Quanto a esses(seitas), torço piamente para que se espatifem como a torre de babel. Quem sabe, um dilúvio?

    ResponderExcluir
  22. "Por isso que Jesus disse: Que seria quase impossível um rico entrar no reino dos céus. "quase" porque sabemos que alguns deles tem entrado porque Deus lhes deu entendimento."


    Ô Cristão-Fernando, passa a lista de entrada no céu desses aí. kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. Izaque,outros impérios do mal também vão ruir.

    ResponderExcluir
  24. Antes tarde do que nunca. Antes que o sal nasça ainda nos livraremos da maior praga que o homem já inventou para infernizar a vida dele e o que é pior a dos outros: a religião juntamente com esse livro miserável chamado bíblia

    ResponderExcluir
  25. Ótima notícia.
    O País agradece!

    ResponderExcluir
  26. De repente, quem sabe, o nível de escolaridade do pais está melhorando. Pode ser uma explicação para essa debandada - embora eu tenha minhas dúvidas. Prefiro pensar que o país ruma ao agnosticismo, ateísmo e secularismo. Na era da informação em que vivemos ficará cada vez mais difícil enganar as pessoas. A tendência é os religiosos esbravejarem e as religiões perderem adeptos cada vez mais.

    ResponderExcluir
  27. O começo do fim.
    Anônimo disse...
    Pecado contra o Espírito Santo
    Qualquer coisa que um protestante diga sobre o assunto não pode ser provado pela tese que eles abraçam "Só a Bíblia."
    O protestante não tem como saber se pecou ou se está pecando contra o Espírito Santo. O protestante grita "Somente a Bíblia" e a Bíblia não define quais são estes pecados, tal como não ensina a votar, escolher as escolas dos filhos ou fazer aplicações financeiras. O protestante está amarrado pelo conceito que criou para si e para os demais. Somos julgados pelos critérios que estabelecemos para os outros. Quando um protestante diz "somente a Bíblia" está obrigando-se a este critério e como a Bíblia não diz quais são os pecados contra o espírito Santo o protestante está sem rumo. Os católicos como seguem o magistério da igreja, coluna e sustentáculo da verdade(Timóteo), podem saber quais são os pecados, assim definidos pelo catecismo da Igreja Católica.A Bíblia não é a única fonte de revelação. Se fosse, no mínimo a própria Bíblia dveria dizer de si mesmo algo nesse sentido. E não diz. Diz apenas que a Igreja é coluna e sustentáculo da verdade. Ou seja, sem a Igreja a verdade não fica de pé. Os protestantes não tem como saber quais são os pecados contra o Espírito Santo e se alguém disser que leu em algum livro ou ouvir de algum pregador, estará obrigado a não acreditar pois toda e qualquer opinião protestante deve pautar-se pela Bíblia. Por isso se diz: "Bem aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova."

    28 de agosto de 2011 19:03

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Posts mais acessados na semana

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Relatório denuncia a Igreja Católica pelos 'cruéis e falsos ensinamentos' sobre a homossexualidade

Em encontro com Bolsonaro, padre canta que 'Deus pode realizar o impossível'