Pular para o conteúdo principal

Iurd está em declínio acelerado e já perdeu 24% de fiéis

Está aumentando o número de
evangélicos sem igreja
A Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) se encontra em declínio acelerado e só no período de 2003 a 2009 perdeu 24% do total de seus fiéis. Essa informação --divulgada nesta segunda-feira (15) pela Folha S. Paulo -- foi extraída da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), do IBGE, que entrevistou 56 mil famílias em todo o país.

Trata-se de um dado preliminar porque os mapas completos sobre  as religiões dos brasileiros do Censo 2010 serão divulgados até o final deste ano.

O jornal não divulgou o número absoluto de fiéis da Universal. Mas,  de acordo com estimativa divulgada em abril pelo portal R7, é de pelo menos 8 milhões. R7 está ligado à igreja e sua informação, nesse caso, pode estar comprometida.

A fuga de fiéis da Universal está ocorrendo basicamente por dois motivos. Primeiro: surgimento de dissidências religiosas, além do fortalecimento das já existentes, como a Igreja Mundial, e, segundo, o aumento do número de “evangélicos genéricos”.

Os "genéricos" são crentes que não se sentem presos a nenhuma igreja e podem frequentar ao mesmo tempo duas ou mais denominações, incluindo, em alguns casos, a Igreja Católica.

No mesmo período, de acordo com a POF, esses evangélicos aumentaram de 4% para 14%, atingindo quase todas as denominações.

Essa seria uma das explicações pelo fato de a igreja do bispo Edir Macedo estar se expandindo mais fortemente no exterior, em países africanos, por exemplo.

Com informação da Folha de S. Paulo e deste blog.

Em 6 anos, 5 milhões de evangélicos deixaram de ter vínculo com igreja
agosto de 2011

Universal versus Mundial.      Estatística das religiões.

Comentários

Anônimo disse…
Eu tenho a impressão que o grupo mais emergente entre os evangélicos é o dos evangélicos não-praticantes e acho que a IURD é a denominação que mais perde fiéis porque é a mais atacada por ser a mais opulenta em templos só perdendo para os milionários Mórmons e talvez para as TJs.Porém,isso não implica em afirmar que as outras não perdam até(mesmo) porque o número de subdenominações e dissidentes aumenta vertiginosamente.
Anônimo disse…
O edir Macedo descendo no escorregador! Hyahuahua
Caruê disse…
´´Essa seria uma das explicações pelo fato de a igreja do bispo Edir Macedo estar se expandindo mais fortemente no exterior, em países africanos, por exemplo.``
Quero ver a universal converter Suíços, Ingleses ou Japoneses. Países em que as pessoas tem educação de qualidade, converter analfabetos subnutridos nos países da África é fácil.
Veja o trabalho de nobres pastores:
http://www.youtube.com/watch?v=EJLULM_FAzE&playnext=1&list=PL020814C6C9791C3D
Anônimo disse…
Voce disse a verdade converter pessoas educadas inteligentes é uma coisa quase impossivel, fala sério quem acredita que estas pessoas vai ficar lá gritando e dando dizimo assistindo longas sessões de exorcismo.
Agora ir num pais subdesenvolvido em areas de extrema pobreza é outra coisa, lá eles acreditam até no pokemom deste que o pokemom tenha poder pra resolver seus problemas.
Assistam os videos de paulomarciotejo no youtube, acho que é um tapa na cara de muitos teistas.
Só 8 milhões? Eles fazem tanto alarde e propaganda que eu jurava que eram pelo menos 100 milhões. E este evento de evangélicos genéricos já foi previsto pelo pastor cearense Ricardo Gondim. Eu ficaria feliz mesmo é se eles se tornassem agnósticos ou ateus. Mas mudar de igreja não diz muita coisa.

Grande abraço,
Almir Ferreira
Rama na Vimana
Fernando disse…
Eu já sabia. Mas esse vai e vem de fies nas denominações em nada influência a Igreja Remida.(Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. João 15:19) E outra coisa, Jesus veio para os doentes e não para os que se acham sãos.(Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Mateus 9:12)
Anônimo disse…
CRENTES em declinio.....graças a deus...
Fernando disse…
Os ricos poem sua esperança no dinheiro e etc...Mas a experiência nos ensina de que em nada o dinheiro pode ajudar no final da vida de cada um. Por isso que Jesus disse: Que seria quase impossível um rico entrar no reino dos céus. "quase" porque sabemos que alguns deles tem entrado porque Deus lhes deu entendimento.--------------------------------------------------(Engoliu riquezas, porém vomitá-las-á; do seu ventre Deus as lançará. Jó 20:15-------------------------------------------------------------------

Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas. Salmos 73:12.-------------------------------------------------------------Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem. Provérbios 11:28
Fernando disse…
Mas um ateu incauto,ingenuo. A igreja poderosa, a remida, que não depende de denominação não está em declínio. ----------------------- (A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16) Isso nos mostra que basta um justo para mudar tudo. Por isso Jesus disse:-----------------------------------------(Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; Mateus 16:18. Consegue compreender isso?
Douglas disse…
Mais um cristão ingênuo. Não há evidências da existência de seu deus.
Anônimo disse…
E outra coisa, Jesus
veio para os doentes e não
para os que se acham sãos.
(Jesus, porém, ouvindo,
disse-lhes: Não necessitam
de médico os sãos, mas, sim,
os doentes.

Ai lembra ele que tem muitas crianças doentes com cancer e outras muitas morrendo de fome.
Ele prometou a voces crentoides que tudo que voces pedissem a ele ele faria e falou que pra deus nada é impossivel, e que quem cria nele faria as obras que ele faz e obras maiores ainda faria.

Pede ai cara pra ele curar as criancas que tem cancer, e pra ele fazer crescer magicamente pelo menos um milharal naqueles paises pobres da africa onde milhões morrem de fome, Ora ele não é o todo poderoso tenho certeza que isto é fichinha pra ele .que faz mais de 100bilhões de galaxya que não serve pra nadag
Anônimo disse…
"´´Essa seria uma das explicações pelo fato de a igreja do bispo Edir Macedo estar se expandindo mais fortemente no exterior, em países africanos, por exemplo.``"

O autor fez a relação na cabecinha dele e não explicou nada.
Fernando disse…
Anônimo 15:05. As coisas espirituais se discernem espiritualmente. Jesus se refere a doença da alma(pecado). Quanto aos milagres a que se refere Ele diz: (Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento? Provérbios 1:22) O sábio crer e faz a sua parte. Isso é sabedoria.
Douglas disse…
O sábio, geralmente, admite nada saber. Ao contrário do que faz a maioria dos teístas.
Anônimo disse…
Anônimo 15:05. As coisas
espirituais se discernem
espiritualmente. Jesus se
refere a doença da alma
(pecado). Quanto aos
milagres a que se refere Ele
diz: (Até quando, ó simples,
amareis a simplicidade? E
vós escarnecedores,
desejareis o escárnio? E vós
insensatos, odiareis o
conhecimento? Provérbios
1:22) O sábio crer e faz a sua
parte. Isso é sabedoria.


Quer livrar tua pele é safado? Citando palavrinhas que desmistifica o milagre, eu sei porque voces fazem isto porque nem deus nem milagre existe ai voces ficam de mimimi.

Le ai na tua biblia cara ele dizendo que quem acredita nele faria a obra que ele faz e faria ainda maiores. Que tudo que pedisse ele faria e que pra deus nada é impossivel.

Bando de safado so sabe ficar ai citando a gibiblia mais na hora do serviço tenta a todo custo desmistificar o que chamam a palavra infalivel de deus pra cair fora de qualquer obrigação.

Vão se fuder kakaka que piada é este deus a palavra infalivel falhando kkk
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fernando disse…
Eu disse no outro post que aprendi a não olhar mas para quem está por de traz das pessoas, mas sim para as pessoas. Então que Deus lhe de segundo as suas palavras.--------------------------------------------------------------------------------------(Porque por TUAS PALAVRAS serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. Mateus 12:37)
Douglas disse…
Porque por tuas fezes serás analizado, e por tua urina encontrarão vosso "dopping".
Essa fica bacana também.

Vai ler um livro novo, rapaz.
Anônimo disse…
O Cristão é um pobre coitado alienado que se esconde em infinitas desculpas esfarrapadas e sai correndo, branco como neve, com medo de argumentos inteligentes.

Deve ser uma vida muito vazia, ser um fanatico sem mente propria.
Izaque Bastos disse…
GRAÇAS A DEUS, que esse imperio do mal, venha se ruir definitivamente. quero ver depois onde eles vao arrumar dinheiro pra pagar salarios milionarios, tipo o do gugu hahahah
Paulo Sérgio disse…
Já vi e ouvi coisas absurdas vindas dessa seita. Mas, o povo é tão bobo que continua a confiar nesses lobos travestidos de cordeiros. Mas, não deixa de ser uma notícia boa, aliás, ótima. Quem sabe um dia chegaremos a plenitude sem religião? Quanto a esses(seitas), torço piamente para que se espatifem como a torre de babel. Quem sabe, um dilúvio?
Anônimo disse…
"Por isso que Jesus disse: Que seria quase impossível um rico entrar no reino dos céus. "quase" porque sabemos que alguns deles tem entrado porque Deus lhes deu entendimento."


Ô Cristão-Fernando, passa a lista de entrada no céu desses aí. kkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Izaque,outros impérios do mal também vão ruir.
Anônimo disse…
Antes tarde do que nunca. Antes que o sal nasça ainda nos livraremos da maior praga que o homem já inventou para infernizar a vida dele e o que é pior a dos outros: a religião juntamente com esse livro miserável chamado bíblia
Rafael disse…
Ótima notícia.
O País agradece!
Ruggero70 disse…
De repente, quem sabe, o nível de escolaridade do pais está melhorando. Pode ser uma explicação para essa debandada - embora eu tenha minhas dúvidas. Prefiro pensar que o país ruma ao agnosticismo, ateísmo e secularismo. Na era da informação em que vivemos ficará cada vez mais difícil enganar as pessoas. A tendência é os religiosos esbravejarem e as religiões perderem adeptos cada vez mais.
Anônimo disse…
O começo do fim.
Anônimo disse...
Pecado contra o Espírito Santo
Qualquer coisa que um protestante diga sobre o assunto não pode ser provado pela tese que eles abraçam "Só a Bíblia."
O protestante não tem como saber se pecou ou se está pecando contra o Espírito Santo. O protestante grita "Somente a Bíblia" e a Bíblia não define quais são estes pecados, tal como não ensina a votar, escolher as escolas dos filhos ou fazer aplicações financeiras. O protestante está amarrado pelo conceito que criou para si e para os demais. Somos julgados pelos critérios que estabelecemos para os outros. Quando um protestante diz "somente a Bíblia" está obrigando-se a este critério e como a Bíblia não diz quais são os pecados contra o espírito Santo o protestante está sem rumo. Os católicos como seguem o magistério da igreja, coluna e sustentáculo da verdade(Timóteo), podem saber quais são os pecados, assim definidos pelo catecismo da Igreja Católica.A Bíblia não é a única fonte de revelação. Se fosse, no mínimo a própria Bíblia dveria dizer de si mesmo algo nesse sentido. E não diz. Diz apenas que a Igreja é coluna e sustentáculo da verdade. Ou seja, sem a Igreja a verdade não fica de pé. Os protestantes não tem como saber quais são os pecados contra o Espírito Santo e se alguém disser que leu em algum livro ou ouvir de algum pregador, estará obrigado a não acreditar pois toda e qualquer opinião protestante deve pautar-se pela Bíblia. Por isso se diz: "Bem aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova."

28 de agosto de 2011 19:03
Anônimo disse…
Pessoa de mente pequena.Mostre seus frutos
Anônimo disse…
quero ver vc ser convertido.
Anônimo disse…
vc vai ter que ser mais ,menos ,entendeu ?
Fernando disse…
A verdade que a IURD, não tem nada a ver com a evangelização mundial, e sim com o crescimento e fortalecimento de sua seita, uma prova disso é que ela somente se firma em cidades de médio e grande porte, ela jamais tem interesse de evangelizar regiões isoladas como fazer as Assembleias de Deus e Congregação Cristã. O certo é que a IURD é como uma parasita da religião. E que Cristo mais uma vez venha com seu chicote expulse os vendilhões do templo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes