Pular para o conteúdo principal

Iurd está em declínio acelerado e já perdeu 24% de fiéis

Está aumentando o número de
evangélicos sem igreja
A Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) se encontra em declínio acelerado e só no período de 2003 a 2009 perdeu 24% do total de seus fiéis. Essa informação --divulgada nesta segunda-feira (15) pela Folha S. Paulo -- foi extraída da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), do IBGE, que entrevistou 56 mil famílias em todo o país.

Trata-se de um dado preliminar porque os mapas completos sobre  as religiões dos brasileiros do Censo 2010 serão divulgados até o final deste ano.

O jornal não divulgou o número absoluto de fiéis da Universal. Mas,  de acordo com estimativa divulgada em abril pelo portal R7, é de pelo menos 8 milhões. R7 está ligado à igreja e sua informação, nesse caso, pode estar comprometida.

A fuga de fiéis da Universal está ocorrendo basicamente por dois motivos. Primeiro: surgimento de dissidências religiosas, além do fortalecimento das já existentes, como a Igreja Mundial, e, segundo, o aumento do número de “evangélicos genéricos”.

Os "genéricos" são crentes que não se sentem presos a nenhuma igreja e podem frequentar ao mesmo tempo duas ou mais denominações, incluindo, em alguns casos, a Igreja Católica.

No mesmo período, de acordo com a POF, esses evangélicos aumentaram de 4% para 14%, atingindo quase todas as denominações.

Essa seria uma das explicações pelo fato de a igreja do bispo Edir Macedo estar se expandindo mais fortemente no exterior, em países africanos, por exemplo.

Com informação da Folha de S. Paulo e deste blog.

Em 6 anos, 5 milhões de evangélicos deixaram de ter vínculo com igreja
agosto de 2011

Universal versus Mundial.      Estatística das religiões.

Comentários

Anônimo disse…
Eu tenho a impressão que o grupo mais emergente entre os evangélicos é o dos evangélicos não-praticantes e acho que a IURD é a denominação que mais perde fiéis porque é a mais atacada por ser a mais opulenta em templos só perdendo para os milionários Mórmons e talvez para as TJs.Porém,isso não implica em afirmar que as outras não perdam até(mesmo) porque o número de subdenominações e dissidentes aumenta vertiginosamente.
Anônimo disse…
O edir Macedo descendo no escorregador! Hyahuahua
Caruê disse…
´´Essa seria uma das explicações pelo fato de a igreja do bispo Edir Macedo estar se expandindo mais fortemente no exterior, em países africanos, por exemplo.``
Quero ver a universal converter Suíços, Ingleses ou Japoneses. Países em que as pessoas tem educação de qualidade, converter analfabetos subnutridos nos países da África é fácil.
Veja o trabalho de nobres pastores:
http://www.youtube.com/watch?v=EJLULM_FAzE&playnext=1&list=PL020814C6C9791C3D
Anônimo disse…
Voce disse a verdade converter pessoas educadas inteligentes é uma coisa quase impossivel, fala sério quem acredita que estas pessoas vai ficar lá gritando e dando dizimo assistindo longas sessões de exorcismo.
Agora ir num pais subdesenvolvido em areas de extrema pobreza é outra coisa, lá eles acreditam até no pokemom deste que o pokemom tenha poder pra resolver seus problemas.
Assistam os videos de paulomarciotejo no youtube, acho que é um tapa na cara de muitos teistas.
Só 8 milhões? Eles fazem tanto alarde e propaganda que eu jurava que eram pelo menos 100 milhões. E este evento de evangélicos genéricos já foi previsto pelo pastor cearense Ricardo Gondim. Eu ficaria feliz mesmo é se eles se tornassem agnósticos ou ateus. Mas mudar de igreja não diz muita coisa.

Grande abraço,
Almir Ferreira
Rama na Vimana
Fernando disse…
Eu já sabia. Mas esse vai e vem de fies nas denominações em nada influência a Igreja Remida.(Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. João 15:19) E outra coisa, Jesus veio para os doentes e não para os que se acham sãos.(Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Mateus 9:12)
Anônimo disse…
CRENTES em declinio.....graças a deus...
Fernando disse…
Os ricos poem sua esperança no dinheiro e etc...Mas a experiência nos ensina de que em nada o dinheiro pode ajudar no final da vida de cada um. Por isso que Jesus disse: Que seria quase impossível um rico entrar no reino dos céus. "quase" porque sabemos que alguns deles tem entrado porque Deus lhes deu entendimento.--------------------------------------------------(Engoliu riquezas, porém vomitá-las-á; do seu ventre Deus as lançará. Jó 20:15-------------------------------------------------------------------

Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas. Salmos 73:12.-------------------------------------------------------------Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem. Provérbios 11:28
Fernando disse…
Mas um ateu incauto,ingenuo. A igreja poderosa, a remida, que não depende de denominação não está em declínio. ----------------------- (A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16) Isso nos mostra que basta um justo para mudar tudo. Por isso Jesus disse:-----------------------------------------(Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; Mateus 16:18. Consegue compreender isso?
Douglas disse…
Mais um cristão ingênuo. Não há evidências da existência de seu deus.
Anônimo disse…
E outra coisa, Jesus
veio para os doentes e não
para os que se acham sãos.
(Jesus, porém, ouvindo,
disse-lhes: Não necessitam
de médico os sãos, mas, sim,
os doentes.

Ai lembra ele que tem muitas crianças doentes com cancer e outras muitas morrendo de fome.
Ele prometou a voces crentoides que tudo que voces pedissem a ele ele faria e falou que pra deus nada é impossivel, e que quem cria nele faria as obras que ele faz e obras maiores ainda faria.

Pede ai cara pra ele curar as criancas que tem cancer, e pra ele fazer crescer magicamente pelo menos um milharal naqueles paises pobres da africa onde milhões morrem de fome, Ora ele não é o todo poderoso tenho certeza que isto é fichinha pra ele .que faz mais de 100bilhões de galaxya que não serve pra nadag
Anônimo disse…
"´´Essa seria uma das explicações pelo fato de a igreja do bispo Edir Macedo estar se expandindo mais fortemente no exterior, em países africanos, por exemplo.``"

O autor fez a relação na cabecinha dele e não explicou nada.
Fernando disse…
Anônimo 15:05. As coisas espirituais se discernem espiritualmente. Jesus se refere a doença da alma(pecado). Quanto aos milagres a que se refere Ele diz: (Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento? Provérbios 1:22) O sábio crer e faz a sua parte. Isso é sabedoria.
Douglas disse…
O sábio, geralmente, admite nada saber. Ao contrário do que faz a maioria dos teístas.
Anônimo disse…
Anônimo 15:05. As coisas
espirituais se discernem
espiritualmente. Jesus se
refere a doença da alma
(pecado). Quanto aos
milagres a que se refere Ele
diz: (Até quando, ó simples,
amareis a simplicidade? E
vós escarnecedores,
desejareis o escárnio? E vós
insensatos, odiareis o
conhecimento? Provérbios
1:22) O sábio crer e faz a sua
parte. Isso é sabedoria.


Quer livrar tua pele é safado? Citando palavrinhas que desmistifica o milagre, eu sei porque voces fazem isto porque nem deus nem milagre existe ai voces ficam de mimimi.

Le ai na tua biblia cara ele dizendo que quem acredita nele faria a obra que ele faz e faria ainda maiores. Que tudo que pedisse ele faria e que pra deus nada é impossivel.

Bando de safado so sabe ficar ai citando a gibiblia mais na hora do serviço tenta a todo custo desmistificar o que chamam a palavra infalivel de deus pra cair fora de qualquer obrigação.

Vão se fuder kakaka que piada é este deus a palavra infalivel falhando kkk
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fernando disse…
Eu disse no outro post que aprendi a não olhar mas para quem está por de traz das pessoas, mas sim para as pessoas. Então que Deus lhe de segundo as suas palavras.--------------------------------------------------------------------------------------(Porque por TUAS PALAVRAS serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. Mateus 12:37)
Douglas disse…
Porque por tuas fezes serás analizado, e por tua urina encontrarão vosso "dopping".
Essa fica bacana também.

Vai ler um livro novo, rapaz.
Anônimo disse…
O Cristão é um pobre coitado alienado que se esconde em infinitas desculpas esfarrapadas e sai correndo, branco como neve, com medo de argumentos inteligentes.

Deve ser uma vida muito vazia, ser um fanatico sem mente propria.
Izaque Bastos disse…
GRAÇAS A DEUS, que esse imperio do mal, venha se ruir definitivamente. quero ver depois onde eles vao arrumar dinheiro pra pagar salarios milionarios, tipo o do gugu hahahah
Paulo Sérgio disse…
Já vi e ouvi coisas absurdas vindas dessa seita. Mas, o povo é tão bobo que continua a confiar nesses lobos travestidos de cordeiros. Mas, não deixa de ser uma notícia boa, aliás, ótima. Quem sabe um dia chegaremos a plenitude sem religião? Quanto a esses(seitas), torço piamente para que se espatifem como a torre de babel. Quem sabe, um dilúvio?
Anônimo disse…
"Por isso que Jesus disse: Que seria quase impossível um rico entrar no reino dos céus. "quase" porque sabemos que alguns deles tem entrado porque Deus lhes deu entendimento."


Ô Cristão-Fernando, passa a lista de entrada no céu desses aí. kkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Izaque,outros impérios do mal também vão ruir.
Anônimo disse…
Antes tarde do que nunca. Antes que o sal nasça ainda nos livraremos da maior praga que o homem já inventou para infernizar a vida dele e o que é pior a dos outros: a religião juntamente com esse livro miserável chamado bíblia
Rafael disse…
Ótima notícia.
O País agradece!
Ruggero70 disse…
De repente, quem sabe, o nível de escolaridade do pais está melhorando. Pode ser uma explicação para essa debandada - embora eu tenha minhas dúvidas. Prefiro pensar que o país ruma ao agnosticismo, ateísmo e secularismo. Na era da informação em que vivemos ficará cada vez mais difícil enganar as pessoas. A tendência é os religiosos esbravejarem e as religiões perderem adeptos cada vez mais.
Anônimo disse…
O começo do fim.
Anônimo disse...
Pecado contra o Espírito Santo
Qualquer coisa que um protestante diga sobre o assunto não pode ser provado pela tese que eles abraçam "Só a Bíblia."
O protestante não tem como saber se pecou ou se está pecando contra o Espírito Santo. O protestante grita "Somente a Bíblia" e a Bíblia não define quais são estes pecados, tal como não ensina a votar, escolher as escolas dos filhos ou fazer aplicações financeiras. O protestante está amarrado pelo conceito que criou para si e para os demais. Somos julgados pelos critérios que estabelecemos para os outros. Quando um protestante diz "somente a Bíblia" está obrigando-se a este critério e como a Bíblia não diz quais são os pecados contra o espírito Santo o protestante está sem rumo. Os católicos como seguem o magistério da igreja, coluna e sustentáculo da verdade(Timóteo), podem saber quais são os pecados, assim definidos pelo catecismo da Igreja Católica.A Bíblia não é a única fonte de revelação. Se fosse, no mínimo a própria Bíblia dveria dizer de si mesmo algo nesse sentido. E não diz. Diz apenas que a Igreja é coluna e sustentáculo da verdade. Ou seja, sem a Igreja a verdade não fica de pé. Os protestantes não tem como saber quais são os pecados contra o Espírito Santo e se alguém disser que leu em algum livro ou ouvir de algum pregador, estará obrigado a não acreditar pois toda e qualquer opinião protestante deve pautar-se pela Bíblia. Por isso se diz: "Bem aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova."

28 de agosto de 2011 19:03
Anônimo disse…
Pessoa de mente pequena.Mostre seus frutos
Anônimo disse…
quero ver vc ser convertido.
Anônimo disse…
vc vai ter que ser mais ,menos ,entendeu ?
Fernando disse…
A verdade que a IURD, não tem nada a ver com a evangelização mundial, e sim com o crescimento e fortalecimento de sua seita, uma prova disso é que ela somente se firma em cidades de médio e grande porte, ela jamais tem interesse de evangelizar regiões isoladas como fazer as Assembleias de Deus e Congregação Cristã. O certo é que a IURD é como uma parasita da religião. E que Cristo mais uma vez venha com seu chicote expulse os vendilhões do templo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová