Pular para o conteúdo principal

Padre recusa funeral a corpo de homem que morreu por eutanásia

padre Norbert van der Sluis
Norbert Sluis disse que apenas
seguiu a orientação da igreja
O padre holandês Norbert van der Sluis (foto), 52, de Liempde, da província North Brabant, se recusou a celebrar funeral ao corpo de um homem idoso que tinha decido morrer por eutanásia porque sofria muito de uma doença.

Sluis disse que seguiu a orientação da Igreja Católica. “[Por isso], quando se trata de eutanásia, a minha resposta tem de ser não”, afirmou ele à Rádio Holanda. Falou que a sua decisão tem o apoio dos bispos seus superiores.

Em 1980, o papa João Paulo 2 emitiu um documento oficial esclarecendo que a eutanásia e o suicídio assistido estão no mesmo nível dos assassinatos.

Mesmo assim Sluis tem recebido muitas críticas de fiéis. A indignação deles aumentou quando o padre impediu que a família do homem procurasse na paróquia outro sacerdote para encomendar o corpo.

“Por questão de consciência, não posso permitir a celebração por um colega da missa do funeral na minha igreja”, afirmou.

A imprensa holandesa informou que, no país, cerca de 3.000 pessoas morrem por ano por eutanásia. Apesar disso, o padre Sluis foi o primeiro a deixar um corpo sem funeral. Ele tem recebido apoio dos fiéis mais conservadores.

O próprio papa João Paulo 2 (1920-2005), contra a sua vontade, teria morrido de eutanásia em uma decisão do Vaticano e de seus médicos para abreviar  os sofrimentos da agonia, de acordo com uma tese polêmica defendida pela médica italiana Lina Pavanelli, especialista em tratamento intensivo de pacientes.

Ela argumenta que a informação do Vaticano de que o papa tinha morrido de insuficiência respiratória aguda não se sustenta. O caso de JP 2, diz, era mais grave, porque o mal de Parkinson já tinha afetado os músculos de sua garganta, impedindo-o de engolir qualquer coisa.

A médica escreveu um artigo com o título “A doce morte de Karol Wojtyla” explicando porque, no seu entender, a morte do papa não foi natural, mas provocada.

Com informação das agências e deste blog.

Bispo nega casamento a jovem impotente e cria polêmica na Itália.
junho de 2008

Vaticano recusa funeral ao paciente que pediu para morrer.
dezembro de 2006

Casos de fanatismo religioso.

Comentários

Anônimo disse…
Historicamente o catolicismo nega funerais em alguns casos, como suicídios (onde se enquadraria a eutanásia) ou mortes provocadas por duelos, daqueles comuns até o século XIX.
Anônimo disse…
Procurei essas e outras noticias do blog na internet, e um monte delas não aparece nas pesquisas do Google,somente aparece resultados ligados a esse blog,ou seja o dono deste blogger não coloca as fontes das noticias,ta ai a fraude, essa por ex:
'Com informação das agências e deste blog'
Quais agencias,coloque ai a fonte da noticia,Sr Paulo Lopes ninguém é burro não,é fácil inventar uma noticia e postar né.
Paulo Lopes disse…
Pesquise pelo nome do padre, Norbert van der Sluis, seu burro!
Anônimo disse…
Para o burro das 15:57, aqui vai uma notícia completa: father norbert van der sluis « In Caelo et in Terra.
Anônimo disse…
Anônimo disse…
É, tem gente que ainda não aprendeu a usar o Google.
Anônimo disse…
KKKKKKK

esse anônimo de 25/08/11 15:57 já ganhou um apelido "O burro"
Anônimo disse…
Sr Paulo Lopes em algum momento eu te chamei de burro para você vim me chamar de burro?Para um jornalista o sr é bem mal educado né,bem esperar o que de um jornalista de segunda categoria,e um ateu,exatamente o que eu falei eu repito existem posts aqui, não todos que é pura historias inventadas para atacar as religiões, o sr é tão esperto que acha que um blog bobo vai transformar os brasileiros em ateus de certo.
Anônimo disse…
O sr ainda diz que esse blog não é ateu né,porque nunca tem noticias de ateus?Ah ta certo ateus não cometem crime esqueci desse detalhe...
Douglas disse…
Não digo "burro", mas que você é bem atrevido e mal preparado, isso é. Acusar alguém de forjar notícias quando se pode facilmente provar o contrário, o que te mostrou ser altamente ineficiente na busca por evidências, é preocupante.
E não acho que o jornalista tem por objetivo pessoal "transformar" ninguém em ateu. Ateus se tornam ateus, no geral, por si próprios. Mais: acredto que muita coisa melhoraria se os brasileiros, pelo menos numa grande maioria, se tornassem ateus, mas se não se tornam, ruim para mim, pior pra eles.
Mais cuidado com seus ataques gratuitos, e experimente se identificar da próxima vez, ao menos. Dá-se mais crédito e valor a alguém que não se esconda por trás de anonimatos.
Douglas disse…
Infantilidade sua querer fazer crer que alguém aqui nega que ateus cometam crimes. Leia mais, suspeite o quanto quiser, mas "chute" menos.
Paulo Lopes disse…
Ei, anônimo das 19:13: eu coloco aqui meu nome, e-mail e rosto, me exponho. E você, um anônimo, diz que invento histórias. Repito: um anônimo!

Você não credibilidade alguma para dizer o que quer que seja. Muito menos para questionar.
Anônimo disse…
Senhor Paulo Roberto Lopes e demais leitores registrados ou anônimos etc,não sei se perceberam mas os ataques dos religiosos a este blog e aos leitores aumentaram significativamente de uns dias para cá!Porque será?
Nathan disse…
rs!

"os ataques dos religiosos a este blog e aos leitores aumentaram significativamente"

oras... a história sempre se repete! Trata-se de um fenômeno chamado Reversibilidade, ou, para usar um termo mais conhecido e "consagrado", por assim dizer, na filosofia moderna, "eterno retorno".

Veja bem, sr. católico...
Dirijo-lhe uma pergunta:
Há dois mil anos atrás, quem foram os que atacaram significativamente o Messias, rogando à autoridade romana que ele morresse no madeiro, isto é, que fosse "crucificado"?
Naquele dia, ele foi atacado verbal, corporal, e injustamente por ninguém mais, ninguém menos que os próprios RELIGIOSOS!

E o que os religiosos (não só os igrejistas cristãos, mas também qualquer militante [paranóico tresloucado] de ideologias reacionárias e/ou [pretensamente] libertárias) fazem nos dias de hoje???
ATACAM tudo (e a todos) que lhes contrariam, que não lhes sejam de "acordo"...
A diferença é que eles não "sentenciam à morte", como naquela época, mas sim ao "inferno". Quanto aos militantes idealistas (isto é, religiosos), estes recorrem à Lei, ao Estado, aos processos judiciais... e, não obstante, desejam, do fundo da alma, que os grupos que eles repudiam sejam mortos de fato...

Por isso eu considero a sociedade atual tão religiosa quanto à da antiguidade, ou da Idade Média... E isso terá consequências amplamente "fenomenais"!

Por que será??
Nathan disse…
hey! Eu li mal o seu comentário, Anônimo 19:53!
Te chamei de "católico", me perdoe!

Bem, mas a pergunta do meu comentário continua, e dirigida aos religiosos, exclusivamente!

that's it!
AlyneS2 disse…
"Senhor Paulo Roberto Lopes e demais leitores registrados ou anônimos etc,não sei se perceberam mas os ataques dos religiosos a este blog e aos leitores aumentaram significativamente de uns dias para cá!Porque será?"

NHaaa, Nhaaa eu posso tentar responder? Obrigada. Bem, deixe-me ver, na minha opinião eu acho que eles apenas se enfurecem com esse blog por ter tanta coisa cotra eles assim eles descarregam sua ira contra nós ateus. Ou eles querem nos converter como dizem alguns anônimos que falam que os ateus querem converter os religiosos. Ou simplesmente é a opinião enfurecida de cada um....ta bom, eu não consegui resumir minha resposta mas uma dessas coisas que eu citei deve ser verdade^^
Anônimo disse…
Anônimo 25/08/11 19:22 disse:
"Ah ta certo ateus não cometem crime esqueci desse detalhe..."
Anônimo 25/08/11 19:22

É Claro que Ateus "também" cometem crimes, mas é lógico que não são todos.

Vamos supor que metade dos Ateus cometessem crimes (e isso é muito) sendo os Ateus apenas 2% da população, então Ateus criminosos não passariam de 1% da população.

E os outros 99% dos criminosos?!
Quem seriam?
Fernando disse…
Porque as pessoas não usam o pouco de tempo de vida que lhes resta para glorificar á Deus. Talvez isto não terá repercussão na mídia, mas com certeza terá nos céus.------------------------------------------------------------------------------"Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Mateus 11:25"
Anônimo disse…
Pois é Cristão! porque você não vai fazer isso e para de perder seu tempo vindo aqui falar merda e encher o saco!
Fernando disse…
Porque as pessoas não usam o pouco de tempo de vida que lhes resta para glorificar á Deus. Talvez isto não terá repercussão na mídia, mas com certeza terá nos céus.------------------------------------------------------------------------------"Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Mateus 11:25" (2)
Anônimo disse…
Ora que isso Cristão. Nós agradecemos sua preocupação conosco, mas na boa. Não queremos ir pro céu com você
J.M. disse…
Será que esse senhor Cristão-Fernando vai iniciar uma nova série de postagens de spams aqui no blog?
Anônimo disse…
Mais um enguiço do Cristão-papagaio?
AlyneS2 disse…
Bom foi o tempo que achamos que o Cristão ia embora^^
Anônimo disse…
A igreja que condena a eutanasia...é serviçal do fascismo....
http://www.youtube.com/watch?v=mJgj-XTGVaU
Anônimo disse…
Não morreu como cristão por que deveria ser enterrado como um?
Anônimo disse…
Anônimo, reveja seus cálculos. Embora eu concorde que a minoria dos criminosos é de ateus, há um erro na sua conta. Ateus criminosos são 1% da população ou 1% dos criminosos?
Mesmo 1% da população poderia ser 100% de criminosos, não acha?
Anônimo disse…
São só os cristãos que merecem ser enterrados?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

O incrível padre Meslier. Ateu enrustido, escreveu contundentes críticas ao cristianismo e a Jesus

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Feliciano na presidência da CDHM é 'inaceitável', diz Anistia

Feliciano disse que só sai da comissão se morrer A Anistia Internacional divulgou nota afirmando ser “inaceitável” a escolha do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, para a presidência da CDHM (Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara), por ter "posições claramente discriminatórias em relação à população negra, LGBT e mulheres". "É grave que ele tenha sido alçado ao posto a despeito de intensa mobilização da sociedade em repúdio a seu nome", diz. Embora esteja sendo pressionado para renunciar inclusive pelo seu próprio partido, Feliciano declarou no fim de semana que só morto deixará a presidência da comissão. O seu mandato no órgão é de dois anos. A Anistia manifestou a expectativa de que os deputados “reconheçam o grave equívoco cometido” e  “tomem imediatamente as medidas necessárias” para substituir o deputado. “[Os integrantes da comissão] devem ser pessoas comprometidas com os direitos humanos” que tenham “trajetórias públi...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Rabino da Congregação Israelita Paulista é acusado de abusar de mulheres

'Não é justo o eterno julgamento de Xuxa por um filme do passado'

por Arlindo Moreira a propósito de TJ mantém veto ao filme em que Xuxa interpreta uma pedófila A cabeça de todo mundo muda com o tempo. E junto mudam as oportunidades. Foi o que aconteceu com Xuxa. Agora, temos que ver que é um filme, uma história roteirizada pro cinema e que atores de peso também participaram do projeto. Acredito que nada tenha sido feito sem que a Justiça na época soubesse, senão todo mundo tinha sido preso. Não concordo com esse eterno julgamento à apresentadora Xuxa. Todo mundo certamente faria o mesmo, isso é a verdadeira hipocrisia. Quando se participa de um projeto artístico, cinema, teatro, ou qualquer outro, tem-se contratos, diretores, afins. Não é justo incriminar uma modelo iniciante que se deu bem na vida através de sua criatividade e determinação fazendo o bem às pessoas. Essa atitude parece muito com a atitude nazista de "matar" os judeus por serem mais bem sucedidos do que os alemães (e por não serem católicos). À época, ela não...

Padre do Paraná se masturba diante de menina de 13 anos

A Polícia Rodoviária prendeu na quarta-feira (2) o padre Reginaldo Antonio Ghergolet (foto), 37, da Diocese de Jacarezinho (PR), por ter se masturbado diante de uma menina de 13 anos em Ribeirão do Pinhal.

'Pessoa sem fé se torna muito só', afirma Christiane Torloni

Atriz diz que segue  preceitos  do budismo Ao falar que é católica por formação e que segue os “preceitos” do budismo, a   atriz Christiane Torloni (foto) afirmou que “sem fé a pessoa se torna muito só”.  “Leio a palavra de Cristo e acredito que ele e o Buda são duas manifestações de muita luz para o ser humano”, disse à coluna de Sonia Racy, no Estadão. Torloni comparou a vida a uma gincana. “É como uma novela”, afirmou. “Os budistas têm um termo muito bom para isso: rigor de continuidade.” Aos 54 anos, a atriz disse que o envelhecimento “traz benefícios incríveis para a alma e a sabedoria”. Tweet ‘Energia espiritual’ tem ajudado Gianecchini, diz médium setembro de 2011