Pular para o conteúdo principal

Padre recusa funeral a corpo de homem que morreu por eutanásia

padre Norbert van der Sluis
Norbert Sluis disse que apenas
seguiu a orientação da igreja
O padre holandês Norbert van der Sluis (foto), 52, de Liempde, da província North Brabant, se recusou a celebrar funeral ao corpo de um homem idoso que tinha decido morrer por eutanásia porque sofria muito de uma doença.

Sluis disse que seguiu a orientação da Igreja Católica. “[Por isso], quando se trata de eutanásia, a minha resposta tem de ser não”, afirmou ele à Rádio Holanda. Falou que a sua decisão tem o apoio dos bispos seus superiores.

Em 1980, o papa João Paulo 2 emitiu um documento oficial esclarecendo que a eutanásia e o suicídio assistido estão no mesmo nível dos assassinatos.

Mesmo assim Sluis tem recebido muitas críticas de fiéis. A indignação deles aumentou quando o padre impediu que a família do homem procurasse na paróquia outro sacerdote para encomendar o corpo.

“Por questão de consciência, não posso permitir a celebração por um colega da missa do funeral na minha igreja”, afirmou.

A imprensa holandesa informou que, no país, cerca de 3.000 pessoas morrem por ano por eutanásia. Apesar disso, o padre Sluis foi o primeiro a deixar um corpo sem funeral. Ele tem recebido apoio dos fiéis mais conservadores.

O próprio papa João Paulo 2 (1920-2005), contra a sua vontade, teria morrido de eutanásia em uma decisão do Vaticano e de seus médicos para abreviar  os sofrimentos da agonia, de acordo com uma tese polêmica defendida pela médica italiana Lina Pavanelli, especialista em tratamento intensivo de pacientes.

Ela argumenta que a informação do Vaticano de que o papa tinha morrido de insuficiência respiratória aguda não se sustenta. O caso de JP 2, diz, era mais grave, porque o mal de Parkinson já tinha afetado os músculos de sua garganta, impedindo-o de engolir qualquer coisa.

A médica escreveu um artigo com o título “A doce morte de Karol Wojtyla” explicando porque, no seu entender, a morte do papa não foi natural, mas provocada.

Com informação das agências e deste blog.

Bispo nega casamento a jovem impotente e cria polêmica na Itália.
junho de 2008

Vaticano recusa funeral ao paciente que pediu para morrer.
dezembro de 2006

Casos de fanatismo religioso.

Comentários

Anônimo disse…
Historicamente o catolicismo nega funerais em alguns casos, como suicídios (onde se enquadraria a eutanásia) ou mortes provocadas por duelos, daqueles comuns até o século XIX.
Anônimo disse…
Procurei essas e outras noticias do blog na internet, e um monte delas não aparece nas pesquisas do Google,somente aparece resultados ligados a esse blog,ou seja o dono deste blogger não coloca as fontes das noticias,ta ai a fraude, essa por ex:
'Com informação das agências e deste blog'
Quais agencias,coloque ai a fonte da noticia,Sr Paulo Lopes ninguém é burro não,é fácil inventar uma noticia e postar né.
Paulo Lopes disse…
Pesquise pelo nome do padre, Norbert van der Sluis, seu burro!
Anônimo disse…
Para o burro das 15:57, aqui vai uma notícia completa: father norbert van der sluis « In Caelo et in Terra.
Anônimo disse…
Anônimo disse…
É, tem gente que ainda não aprendeu a usar o Google.
Anônimo disse…
KKKKKKK

esse anônimo de 25/08/11 15:57 já ganhou um apelido "O burro"
Anônimo disse…
Sr Paulo Lopes em algum momento eu te chamei de burro para você vim me chamar de burro?Para um jornalista o sr é bem mal educado né,bem esperar o que de um jornalista de segunda categoria,e um ateu,exatamente o que eu falei eu repito existem posts aqui, não todos que é pura historias inventadas para atacar as religiões, o sr é tão esperto que acha que um blog bobo vai transformar os brasileiros em ateus de certo.
Anônimo disse…
O sr ainda diz que esse blog não é ateu né,porque nunca tem noticias de ateus?Ah ta certo ateus não cometem crime esqueci desse detalhe...
Douglas disse…
Não digo "burro", mas que você é bem atrevido e mal preparado, isso é. Acusar alguém de forjar notícias quando se pode facilmente provar o contrário, o que te mostrou ser altamente ineficiente na busca por evidências, é preocupante.
E não acho que o jornalista tem por objetivo pessoal "transformar" ninguém em ateu. Ateus se tornam ateus, no geral, por si próprios. Mais: acredto que muita coisa melhoraria se os brasileiros, pelo menos numa grande maioria, se tornassem ateus, mas se não se tornam, ruim para mim, pior pra eles.
Mais cuidado com seus ataques gratuitos, e experimente se identificar da próxima vez, ao menos. Dá-se mais crédito e valor a alguém que não se esconda por trás de anonimatos.
Douglas disse…
Infantilidade sua querer fazer crer que alguém aqui nega que ateus cometam crimes. Leia mais, suspeite o quanto quiser, mas "chute" menos.
Paulo Lopes disse…
Ei, anônimo das 19:13: eu coloco aqui meu nome, e-mail e rosto, me exponho. E você, um anônimo, diz que invento histórias. Repito: um anônimo!

Você não credibilidade alguma para dizer o que quer que seja. Muito menos para questionar.
Anônimo disse…
Senhor Paulo Roberto Lopes e demais leitores registrados ou anônimos etc,não sei se perceberam mas os ataques dos religiosos a este blog e aos leitores aumentaram significativamente de uns dias para cá!Porque será?
Nathan disse…
rs!

"os ataques dos religiosos a este blog e aos leitores aumentaram significativamente"

oras... a história sempre se repete! Trata-se de um fenômeno chamado Reversibilidade, ou, para usar um termo mais conhecido e "consagrado", por assim dizer, na filosofia moderna, "eterno retorno".

Veja bem, sr. católico...
Dirijo-lhe uma pergunta:
Há dois mil anos atrás, quem foram os que atacaram significativamente o Messias, rogando à autoridade romana que ele morresse no madeiro, isto é, que fosse "crucificado"?
Naquele dia, ele foi atacado verbal, corporal, e injustamente por ninguém mais, ninguém menos que os próprios RELIGIOSOS!

E o que os religiosos (não só os igrejistas cristãos, mas também qualquer militante [paranóico tresloucado] de ideologias reacionárias e/ou [pretensamente] libertárias) fazem nos dias de hoje???
ATACAM tudo (e a todos) que lhes contrariam, que não lhes sejam de "acordo"...
A diferença é que eles não "sentenciam à morte", como naquela época, mas sim ao "inferno". Quanto aos militantes idealistas (isto é, religiosos), estes recorrem à Lei, ao Estado, aos processos judiciais... e, não obstante, desejam, do fundo da alma, que os grupos que eles repudiam sejam mortos de fato...

Por isso eu considero a sociedade atual tão religiosa quanto à da antiguidade, ou da Idade Média... E isso terá consequências amplamente "fenomenais"!

Por que será??
Nathan disse…
hey! Eu li mal o seu comentário, Anônimo 19:53!
Te chamei de "católico", me perdoe!

Bem, mas a pergunta do meu comentário continua, e dirigida aos religiosos, exclusivamente!

that's it!
AlyneS2 disse…
"Senhor Paulo Roberto Lopes e demais leitores registrados ou anônimos etc,não sei se perceberam mas os ataques dos religiosos a este blog e aos leitores aumentaram significativamente de uns dias para cá!Porque será?"

NHaaa, Nhaaa eu posso tentar responder? Obrigada. Bem, deixe-me ver, na minha opinião eu acho que eles apenas se enfurecem com esse blog por ter tanta coisa cotra eles assim eles descarregam sua ira contra nós ateus. Ou eles querem nos converter como dizem alguns anônimos que falam que os ateus querem converter os religiosos. Ou simplesmente é a opinião enfurecida de cada um....ta bom, eu não consegui resumir minha resposta mas uma dessas coisas que eu citei deve ser verdade^^
Anônimo disse…
Anônimo 25/08/11 19:22 disse:
"Ah ta certo ateus não cometem crime esqueci desse detalhe..."
Anônimo 25/08/11 19:22

É Claro que Ateus "também" cometem crimes, mas é lógico que não são todos.

Vamos supor que metade dos Ateus cometessem crimes (e isso é muito) sendo os Ateus apenas 2% da população, então Ateus criminosos não passariam de 1% da população.

E os outros 99% dos criminosos?!
Quem seriam?
Fernando disse…
Porque as pessoas não usam o pouco de tempo de vida que lhes resta para glorificar á Deus. Talvez isto não terá repercussão na mídia, mas com certeza terá nos céus.------------------------------------------------------------------------------"Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Mateus 11:25"
Anônimo disse…
Pois é Cristão! porque você não vai fazer isso e para de perder seu tempo vindo aqui falar merda e encher o saco!
Fernando disse…
Porque as pessoas não usam o pouco de tempo de vida que lhes resta para glorificar á Deus. Talvez isto não terá repercussão na mídia, mas com certeza terá nos céus.------------------------------------------------------------------------------"Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Mateus 11:25" (2)
Anônimo disse…
Ora que isso Cristão. Nós agradecemos sua preocupação conosco, mas na boa. Não queremos ir pro céu com você
J.M. disse…
Será que esse senhor Cristão-Fernando vai iniciar uma nova série de postagens de spams aqui no blog?
Anônimo disse…
Mais um enguiço do Cristão-papagaio?
AlyneS2 disse…
Bom foi o tempo que achamos que o Cristão ia embora^^
Anônimo disse…
A igreja que condena a eutanasia...é serviçal do fascismo....
http://www.youtube.com/watch?v=mJgj-XTGVaU
Anônimo disse…
Não morreu como cristão por que deveria ser enterrado como um?
Anônimo disse…
Anônimo, reveja seus cálculos. Embora eu concorde que a minoria dos criminosos é de ateus, há um erro na sua conta. Ateus criminosos são 1% da população ou 1% dos criminosos?
Mesmo 1% da população poderia ser 100% de criminosos, não acha?
Anônimo disse…
São só os cristãos que merecem ser enterrados?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Respeito na escola não pode ser amparado em divindade'

Título original: Escola laica, liberdade e igualdade por Roseli Fischmann  (foto) para Folha Roseli é professora na Universidade Metodista O lugar do ensino religioso não é na escola pública, mas na família e nas comunidades religiosas, para quem assim o quiser. Por ser ligado ao direito à liberdade de consciência, de crença e de culto, o ensino religioso depende de ser buscado, não de ser oferecido sob a égide do Estado, por ser matéria íntima, de escolha, segundo a consciência de cada pessoa. Daí o caráter facultativo para o aluno que a Constituição estabelece para o ensino religioso nas escolas públicas, buscando preservar tanto o direito à liberdade de crença quanto a laicidade inerente à escola pública. Razões de ordem ética, jurídica, histórica e pedagógica amparam essa posição. Crianças pequenas, de seis anos, iniciando o ensino fundamental, têm suas consciências tenras plasmadas pela escola. Quais as repercussões de conteúdos religiosos conflitantes ao que recebe no

Responda cristão: Deus criou as estrelas antes ou depois da Terra?

Igreja Mundial vende por R$ 91 fronha milagrosa dos sonhos

O pastor Valdemiro Santiago está vendendo por R$ 91 em programas de emissoras de TV e nos templos de sua igreja, a Mundial, fronha milagrosa dos sonhos, para o fiel colocar no travesseiro de drogado, desempregado ou de enfermos. O pagamento é por meio de depósito na conta da Igreja. A entrega é feita pelos Correios. O valor é uma referência ao Salmo 91, que, entre outras coisas, diz: “Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia”. O preço do Valdemiro está bem acima do cobrado pelo mercado. Para se ter ideia, o site do Magazine Luiza está oferecendo uma fronha avulsa branca 100% algodão de 70 cm por 50 por R$ 5,73. Pastor recomenda a fronha para drogado e desempregado A arrecadação da fronha milagrosa  — segundo o chefe da Mundial — se destina à “obra de Deus”, que é a construção no Rio da Cidade Mundial, ancorada em 91 colunas. Valdemiro tem aconselhado a quem “não tem conseguido dormir por causa de problemas e dificuldades” a comprar mais de uma fronha. Um pr

Bíblia diz que pastor tem de ganhar bem, afirma Malafaia

Malafaia disse  a Gabi  que ama os  gays como  ama os bandidos   Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, afirmou que a “Bíblia diz que pastor deve ganhar muito bem”. Ainda assim, afirmou ao ser entrevistado por Marília Gabriela , faz 25 anos que ele abriu mão do salário da igreja. Falou que seus rendimentos vêm de palestras e da venda de livros e CDS de sua editora, a Central Gospel. O pastor levou a sua declaração do Imposto de Renda ao  programa "De Frente com Gabi", apresentado ontem pelo SBT, para mostrar que seus bens dão o total de R$ 4,5 milhões, em valores atualizados. Afirmou que, por isso, vai processar a revista americana Forbes por ter lhe atribuído uma fortuna de R$ 300 milhões, quantia que o colocaria na terceira posição na lista de pastores mais ricos do Brasil, abaixo apenas de Edir Macedo e Valdemiro Santiago. Malafaia chamou o jornalista que escreveu a reportagem de “safado, sem vergonha, caluniador”, porque, disse, que

Biólogo contesta afirmações de Malafaia sobre orientação sexual

Pastor chamou Vieira de "rapaz  metido a doutor em genética" O biólogo Eli Vieira (foto) gravou um vídeo de 15 minutos [ver abaixo] contestando as afirmações do pastor Silas Malafaia segundo as quais “ninguém nasce gay, homossexualismo é um comportamento”. Vieira disse que existe "uma farta literatura" que atribui ao gene uma contribuição na manifestação sexual durante o desenvolvimento de uma pessoa, além das influências do contexto em que vive. Tanto que, disse, quando um gêmeo é homossexual outro tende a ser também. Ele citou um estudo para explicar que a chance de o outro ser homossexual cresce na proporção em que aumenta o parentesco genético entre os dois. Vieira é doutorando em genética em Cambridge, no Reino Unido. Ele é também membro do LiHS (Liga Humanista Secular do Brasil). Recentemente, no Facebook, se assumiu como homossexual. No Twitter, sem entrar no mérito da argumentação de Vieira, a quem chamou de “pseudodoutor”, Malafaia disse q

Se as mulheres soubessem o que o cristianismo fez com elas, jamais entrariam em uma igreja

MISÓGINO, CRISTIANISMO SEM FOI IMPLACÁVEL COM AS MULHERES por Luís Carlos Balreira As mulheres brasileiras, geralmente, são as mais carolas e obedientes ao cristianismo, do que os homens. Elas fortalezas mantenedoras de crenças, crendices, superstições que tanto atrasaram a Ciências e suas tecnologias, bem como os direitos individuais, civis, e sociais de toda a humanidade. O cristianismo foi a religião mais feroz, assassina, prepotente, pretensiosa, arrogante, falsa, dissimulada, de todas. O cristianismo — ao contrário dos povos pré-colombianos, como Maias, Astecas, Incas e centenas de milhares de outras civilizações antigas — não tinha direito de ser tão feroz e genocida quanto os povos das florestas, porque mal ou bem tinha acesso a conhecimentos científicos, embora a maioria deles negado pelo próprio cristianismo que impunham a todos suas verdades mentirosas goela abaixo. A brutalidade dos sacrifícios humanos, religiosos, dos astecas, por exemplo, é uma desculpa es

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus

Morre filósofo que combateu preconceito contra ateus

Kurtz escreveu livros sobre ética sem religião Paul Kurtz (foto), filósofo americano e ex-professor universitário de Buffalo (EUA), morreu aos 82 anos de idade em Amherst, no Estado de Nova York, neste fim de semana, de acordo com as agências internacionais. Ele se notabilizou por combater o preconceito contra ateus e agnósticos. Em 1991, fundou o CFI (Centro para a Investigação), entidade laica e humanista. Ele estava afastada da entidade desde 2010 por causa de disputa sucessória. Como militar, ajudou a libertar em 1945 o campo de concentração de Dachau. No obituário divulgado hoje (22), o CFI afirma que Kurtz foi uma das figuras mais influentes nos movimentos humanista e cético a partir do fim da década de 1960 e na primeira década do século 21. Kurt nasceu em uma família judia de Nova York. Escreveu ou editou cerca de 50 livros sobre ética sem religião, críticas da religião e dos fenômenos paranormais, e sobre o ceticismo. Ele se considerava um contestador de "sabe