Pular para o conteúdo principal

Mano proíbe presença de pastores na concentração da Seleção

O técnico Mano Menezes proibiu a presença de pastores evangélicos e de líderes de outras crenças na concentração da Seleção Brasileira na Copa América. Se jogadores -- como os evangélicos Ganso, Robinho e Neymar -- quiserem apoio espiritual, eles terão de buscá-lo em seus dias de folga, mas longe de onde a seleção estiver hospedada.

Nem sempre foi assim. Na época do técnico Dunga, os pastores tinham livre acesso aos jogadores, como o Anselmo Alves, que acompanhou a Seleção na copa da África do Sul, em 2010.

Já naquela época, por determinação da Fifa, os jogadores já estavam proibidos de fazer qualquer manifestação religiosa. Ainda assim, fora do campo, Kaká pegou uma carona na cobertura da imprensa da copa para lançar um filme evangélico. Foi quando ele acusou o jornalista ateu Juca Kfouri de persegui-lo por causa de sua crença.

Lúcio dá um jeito de contornar veto de Mano e ora com pastor.
8 de julho de 2011

A CBF também vetou qualquer tipo de proselitismo religioso em campo, porque estava se tornando cada vez mais frequente jogadores mostrarem a camiseta com mensagens como “Deus é Fiel”.

Neste ano, a Fifa proibiu que a seleção feminina do Irã usasse véu islâmico nos Jogos Olímpicos de 2012. A seleção ficará fora dos jogos.

Esse rigor da Fifa deve-se, em parte, a uma manifestação religiosa em 2009 da Seleção Brasileira contra a qual protestaram times de países como o da Dinamarca. Após a vitória de 3 a 2 sobre a seleção norte-americana na África do Sul, os jogadores brasileiros fizeram um círculo no centro do gramado e rezaram para agradecer a conquista da Copa das Confederações (foto abaixo)

Jim Stjerne Hansen, presidente da confederação dinamarquesa, comentou: "Misturar religião e esporte daquela maneira foi quase criar um evento religioso”.

Futebol religioso
Com informação da Folha e deste blog.

maio de 2011

Religião nos esportes.

Comentários

  1. Corretíssimo o Mano,não se pode misturar as bolas.

    ResponderExcluir
  2. Não vejo problema, ir pastores na concentração brasileira. Alias, qual é o problema que os jogadores mostrem a sua reliosidade em campo ??

    ResponderExcluir
  3. Existem vários problemas, e o principal deles é o potencial de isso dar merda.

    A FIFA, assim como o Comitê Olímpico Internacional, só consegue ter a representatividade que tem devido ao seu caráter laico e neutro. No tempo do Comunismo a FIFA conseguia ter toda a Cortina de Ferro filiada, graças a essa habilidade.

    Acredito que você não saiba disso, Matheus, visto que o ensino de História em nossas escolas (públicas ou não) é o que mais sofre em qualidade, mas a maioria das guerras (se não todas) tiveram entre suas causas razões religiosas (e o comunismo, para mim, é um tipo de religião). O perigo de permitir que estas manifestações extrapolem é que isso pode fazer com que o futebol perca seu caráter neutro e laico, fraturando a FIFA e acabando com os jogos amistosos entre diferentes culturas. Se for para mostrar os cristãos louvando a deus, você acha que países fundamentalistas islâmicos vão jogar contra o Brasil?

    Se a neutralidade for perdida, o futebol poderá facilmente virar pivô de guerras de religião. Não custa lembrar que já houve casos de jogadores (sempre brasileiros, os casos que conheço) que foram presos ou até expulsos de países muçulmanos por fazer proselitismo.

    ResponderExcluir
  4. OS PASTORES ESTÃO SERTOS, LA ESTA MUITA GRANA. E JOSE GERALDO FALOU TUDO

    ResponderExcluir
  5. finalmente alguém com cunhao para comandar essa seleção pois eu não suportava os jogadores de Dunga o anão moral fazerem proselitismo e eu tendo que assistir se querem que eu me converta que paguem pois não sou otário apesar de viver nesse pais de bananas

    ResponderExcluir
  6. Agora é moda todo pastoreco quer uma pupila dessas em suas congregações, afinal valem ouro, quem converter o ronaldinho gaucho vai levar no minino uns 80mil por mes:-) Pastor a profissão do futuro, estou pensando em abrir uma igreja o negocio ja esta bastante lucrativo , acho que com o dizimo de uns 15 a 30 fieis ja da pra viver muito bem ,culto 2x por semana, se aumentar as ovelha e as coleta 3x por semana, vou forjar uns aleijado pra andar ,vou ser dramatico, vou postar videos no youtube das minhas cura miraculosa ,em breve 100 fieis 200 1000 etc e assim vou viver bem vou rancar até o couro dos fieis.;-)

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa acima foi ótima, tô até chorando de rir !!

    ResponderExcluir
  8. Deus não está nem aí para o futebol. Que os Crentes orem a sós antes de cada jogo. (como os trabalhadores Cristãos oram por proteção quando começam uma jornada de trabalho...) Não para vencerem a partida, pois como disse Deus não está nem aí. Mas para que não venham sair com uma perna quebrada.

    ResponderExcluir
  9. decisão acertadíssima!! lugar de pastor e enganação é na igreja. chega dessa ditadura evangélica!!!!!!! viva a consciência livre de dogmas.

    ResponderExcluir
  10. A verdade é que religião não faz mais sentido em nosso século. O laicismo de diversos países, organizações e confederações, inclusive futebolísticas apenas nos faz verificar que as religiões devem mesmo estar restritas apenas a suas igrejas, templos e locais de culto. Não se deve misturar as coisas. Parabéns a FIFA, parabéns a Mano Menezes; Que faz um ótimo trabalho por nossa seleção.

    ResponderExcluir
  11. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5:12

    ResponderExcluir
  12. E VIVA JESUS CRISTO !!! DEUS ABENÇOE OS ATEUS.

    ResponderExcluir
  13. O MAL DO SER HUMANO E OLHAR PARA O PASTOR E ACUSA DE LADRÃO... MAIS ESQUEÇE QUE O PRINCIPAL NÃO É QUEM ESTÁ GANHANDO E CURTINDO COM O DINHEIRO SUJO AGORA, O PIOR AMIGO E APÓS A MORTE, QUANDO HOUVER O JULGAMENTO... E LÁ NÃO TEM ARREPENDIMENTO... SÓ 2 OPÇÕES... VIDA ETERNA OU TORMENTO ETERNO. DEUS ABENÇOE OS ATEUS.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo das 19:15,Você já morreu pra saber se existe vida após à morte? Se você disser que sim,gostaria muito que você mostrasse alguma evidência fisica disso(apelar para um livro velho,que plagiava um monte de histórias não vale)

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. E parabéns ao Mano, é por aí mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Eu às vezes me esqueço de não alimentar trolls.

    ResponderExcluir

  18. Se esses pastores fisgaram algum desses milionarios.........................
    O que interessa é o dizimo caramba....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Posts mais acessados na semana

Colégio adventista expõe réplicas de dinossauros em evento criacionista

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso