Pular para o conteúdo principal

Bíblia não condena aborto nem a poligamia, afirma estudioso

Não há nenhuma menção na Bíblia, em seu original, em hebreu, contra o aborto e a poligamia. A constação é do estudioso Michael Coogan, que acaba de lançar nos Estados Unidos o livro God and Sex – What the Bible Really Says (Deus e Sexo – O que realmente a Bíblia diz). 

Em entrevista à Times, Coogan, que é professor de religiões do Museu Semítico de Harvard e que fez pós-doutorado em Literatura na mesma universidade, disse: “É curioso que, no debate sobre o aborto, ambos os lados [os prós e os contra] se apoiam na Bíblia. Mas não há na Bíblia nenhuma referência direta ao aborto, nada”. 

Afirmou que os escritos bíblicos no idioma hebreu não há sequer uma indicação de que as pessoas devem ser monogâmicas.  O que a Bíblia relata, disse, é que os homens podem ter quantas mulheres quiser, desde que tenham condições de sustentá-las. Ele citou o caso do rei Salomão, que teve 300 esposas.

Observou que, com base no caso do rei Salomão e de outros personagens bíblicos, como Abraão, Jacó e Davi, os fundamentalistas mórmons que defendem a poligamia estão certos.

O estudioso afirmou que os tradutores do hebreu para outras línguas acabaram introduzindo na Bíblia seus valores morais e preconceitos, tanto quanto o fizeram os escritores bíblicos.

Ele deu outro exemplo de uma possível distorção que a Bíblia contém por conta dos tradutores.

No texto hebreu, não fica claro que Adão tenha se casado (ou seja, assumido um compromisso formal) com Eva, porque a palavra para fêmea tanto pode significar 'mulher' como 'esposa'.
Os tradutores preferiram a palavra ‘esposa’ porque era de seu interesse valorizar o casamento. E, no entanto, não há na Bíblia nenhuma descrição do casamento entre Adão e Eva.

Ele disse que, de uma forma em geral, a Bíblia apresenta o sexo como algo positivo, porque dele depende a reprodução humana. “A ideia de se abster de sexo por razões religiosas era raro no judaísmo, na maioria dos períodos históricos.” Não há na Bíblia um trecho, nem sequer poucas palavras, que dê respaldo ao celibato dos padres.

Coogan disse que na época em que o cristianismo surgiu, sob a forte influência da cultura greco-romana, a sociedade não era tão puritana como é a de hoje. Admitia-se, por exemplo, a ideia de que os deuses, incluindo o dos cristãos, pudessem descer à Terra para ter relação sexual com os mortais.

Ele falou que a Bíblia comporta inúmeras interpretações e contradições, e as religiões fazem uso somente do que lhes interessa.

Com informação da revista Time
.


Dez imoralidades da Bíblia não questionadas por cristãos

Se Bíblia fosse lei, maioria estaria condenada à morte

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Comentários

Anônimo disse…
O aborto não é comentado na Bíblia, mas em Jeremias, Deus diz que escolhe alguém ainda no ventre de sua mãe.
Anônimo disse…
Beleza! Diga para a esposa que ela pode trazer quantos homens ela quiser para morar em sua casa.

Por que somente o homem pode ter várias mulheres? É um pensamento machista né?!
Anônimo disse…
"Estudioso" será??? e de religião?? o mundo está cheio de Teologos que ensinam como seu bem entender e os descrentes aceitam e se tornam céticos. Tenhamos discernimentos.
Anônimo disse…
Não matarás.
Não adulterarás.
Honra a teu pai e a tua mãe.

Não é preciso escrever sobre tudo que existe para que tudo tenha uma lógica interpretativa da bíblia. Se a religião quisesse colocar um povo aos teus pés primeiro destruiria a família.
Anônimo disse…
"Não adulterarás."

É no mínimo um indicio...
Roberto disse…
escultar asneira de um anafabeto é comum,agora de um que se dis escritor e estudioso é lamentavel. ele leu a Bíblia mesno?o ele pensa que adultério é o que.Salomão tinha mais de tresentas mas era contra a vontade de Deus,a biblía manda que o homem se case.e que não se afaste de sua mulher.que não seja incostante no telacionamento.m,anda q ue os bispos se casem, mas que tenha uma só mulher. vai ler a bíblia estudioso...........
Anônimo disse…
"escultar" e "dis"? volta pra escola!
Anônimo disse…
O sangue de Jesus tem poder...
Anônimo disse…
Por acaso o evangelho não conta ou só 1º testamento?
Anônimo disse…
Os Evangelhos são obras ficticias...kkkkk
Anônimo disse…
kk' você leu minha mente! "Tresentas" também é foda, viu ¬¬
Fernanda disse…
ANALFABETO
DIZ
MESMO
TREZENTAS


QUEM PRECISA ESTUDAR AQUI É VC!
É MELHOR LER MENOS A BÍBLIA E UM POUCO MAIS DE GRAMATICA!
Que típico evangélico, crente...inculto e mal alfabetizado. Além de ignorante sobre todos os assuntos. Notem uma coisa também: em um certo trecho do antigo testamento (não me recordo agora qual), Jeová diz que vai fazer com que "a espada rasgue os ventres de mulheres grávidas cortando seus filhos em pedaços". É um tipo de aborto divino. Sem anestesia. Bem ao gosto do sadismo de um deus masculino, machista, homofóbico e cruel.
Anônimo disse…
é sim, pq foi um HOMEM que escreveu a bíblia... um homem querendo mudar o mundo inventando uma historia e regras... deu certo!
Anônimo disse…
na verdade o adulterio não existiria se ele fosse CASADO com mais que uma, não é? Espertão...
Anônimo disse…
tima resposta a desse cara ali em cima! sou a favor do aborto! melhor tirar um feto hoje, que deixa-lo nascer e abandona-lo amanha! se tirar um feto é aborto, bater punheta é abandono de incapaz! existem métodos de prevenção, mas nenhum é 100% seguro. acidentes acontecem...quem é contra o aborto, que NÃO ABORTE! o corpo é meu e eu tenho o direito de fazer o que quiser com ele!
Luiz Souza disse…
um homem querendo mudar o mundo, para impor neste os seus valores morais, ainda ganhando alguma grana de quebra. ótimo negócio.
Paulo Felício disse…
É um pensamento machista pois a Bíblia é machista.
Paulo Felício disse…
Ele nã é um teólogo, é um tradutor e historiador, caso você não tenha percebido.
Paulo Felício disse…
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Paulo Felício disse…
Não há indícios de que Adão era casado com Eva. Portanto, se ele saísse com outras, não seria considerado adultério.

Poligamia é uma coisa, adultério é outra! ;)
Anônimo disse…
como eu sempre pensei..........
Junin disse…
O homem é beneficiado dessa forma por fatores biológicos. A mulher pode suportar uma gestação a cada 9 meses (normalmente). O homem pode fazer isso com quantas mulheres ele suportar, pois ele não tem essa limitação. Isso não deixa de ser machista, mas não deixa de ser verdade.
Anônimo disse…
Sério?

Não tem nada melhor do que este conceito de "família" para você tornar homens em cordeirinhos, os "valores familiares" que a religião defende servem justamente para a dominação mais fácil de uma população...

Tente dominar um grupo de solteiros sem filhos e um grupo de pessoas casadas com filhos, apenas um imbecil acharia que o primeiro grupo seria mais fácil.
Anônimo disse…
me chupa seu viado
Mauro Bartolomeu disse…
Defendendo o aborto com base na Bíblia: "Sermão da Embrionésima".
Anônimo disse…
Mas a gravidez dura 9 meses, em que período é essa escolha?
Tanto que para a religião judaica o aborto até 40 dias de gravidez é totalmente moral.
betoquintas disse…
onde se lê "religiões" leia-se Igreja
Menção bíblica ao aborto:

Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto É MELHOR do que ele. Eclesiastes 6:3
Anônimo disse…
Então mulheres só possuem fins reprodutivos? Não possuem sentimentos e como não podem suportar mais de uma gestação por vez o homem tem o direito de ficar com outras? Não há verdade baseada em um livro pútrido de mentiras, que não ensina amor e sim ódio.
Anônimo disse…
Um homem pode ter cem filhos e viver muitos anos. No entanto, se não desfrutar as coisas boas da vida, digo que uma criança que nasce morta e nem ao menos recebe um enterro digno tem melhor sorte que ele.
Vanda Villa disse…
O autor é um estudioso e pegou os textos em hebraico ou seja quase o original. É certo
que cada tradutor em sua época colocou o que achou conveniente de acordo com o in-
teresse da classe que dominava determinava sociedade.
Para mim é muito claro que ele pode estar muito certo.
A bíblia é um livro maravilhoso e tem muitos ensinamentos, mas há também muitas distorções.
O importante é ter Deus no coração e o bem como nosso maior balizador.



Unknown disse…
O hebraico foi a língua em que foi escrito a maioria do Antigo Testamento. Era a língua falada pelos hebreus e, atualmente, é a língua oficial do estado de Israel. Apenas alguns trechos do Antigo Testamento foram escritos em outra língua, no caso, o aramaico.

- Estude a Bíblia começando de Gênesis pelo celular em vídeo-aulas (clique aqui)

- Chegou o Programa Teologia Para Todos sem mensalidades (acesse aqui)

O aramaico era um grupo de dialetos muito ligado à língua hebraica. Era falado não só em Israel, mas também em vários outros países da época no mundo bíblico (2 Rs 18. 26). Os trechos bíblicos do Antigo Testamento que foram escritos em aramaico são: Ed 4. 8-6, 18; Ed 7. 12-26; Dn 2. 4-7, 28 e Jr 10. 11). Todo o restante do Velho Testamento foi escrito originalmente em hebraico.

Já no Novo Testamento temos como língua original o grego. Ele não foi escrito no grego clássico, mas em um grego popular que é chamado de grego Coiné.
Unknown disse…
O hebraico foi a língua em que foi escrito a maioria do Antigo Testamento. Era a língua falada pelos hebreus e, atualmente, é a língua oficial do estado de Israel. Apenas alguns trechos do Antigo Testamento foram escritos em outra língua, no caso, o aramaico.


O aramaico era um grupo de dialetos muito ligado à língua hebraica. Era falado não só em Israel, mas também em vários outros países da época no mundo bíblico (2 Rs 18. 26). Os trechos bíblicos do Antigo Testamento que foram escritos em aramaico são: Ed 4. 8-6, 18; Ed 7. 12-26; Dn 2. 4-7, 28 e Jr 10. 11). Todo o restante do Velho Testamento foi escrito originalmente em hebraico.

Já no Novo Testamento temos como língua original o grego. Ele não foi escrito no grego clássico, mas em um grego popular que é chamado de grego Coiné. Portanto ele só leu parte do velho testamento, não a Bíblia, nesse caso mais pro lado da Torá

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Origem da religião: ensinamentos dos nossos ancestrais monstruosos

Título original: Origem da religião na pré-história  por Luiz Felipe Pondé para Folha Muitos leitores me perguntaram o que aquela peça kafkiana cujo título era "Páscoa" queria dizer na coluna do dia 2/4/2012. O texto era simplesmente isto: a descrição de um ritual religioso muito próximo dos centenas de milhares que devem ter acontecido em nossa Pré-História. Horror puro, mas é assim que deve ter começado toda a gama de comportamentos que hoje assumimos como cheios de significados espirituais. Entender a origem de algo "darwinianamente", nada tem a ver com a "cara" que esse algo possui hoje. Vejamos o que nos diz um especialista. O evolucionista Stephen Jay Gould (1941-2002), num artigo de 1989 cujo título é The Creation Myths of Cooperstown , compara a origem mítica do beisebol (supostamente nascido em território americano e já "pronto") com a explicação evolucionaria do beisebol. Gould está fazendo no texto uma metáfora do...

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

MP estuda pedir demolição de templo da Mundial que roubou rua

O Ministério Público do Estado de São Paulo poderá enviar à Justiça um pedido para a demolição do templo que a Igreja Mundial está construindo em São Paulo, no bairro Santo Amaro, zona sul. Com a conivência de autoridades municipais, a construção roubou 137 metros de um terreno previsto em lei para ser o prolongamento da rua Bruges, até a Benedito Fernandes, conforme mostra o mapa acima.   Hussain Aref Saab, que foi diretor do Aprov (Departamento de Aprovação de Edificação), da Prefeitura, teria participado de manobras ilegais para permitir que a igreja de Valdemiro Santiago assumisse um pedaço da rua. A informação é de Diego Zanchetta e Rodrigo Burgarelli, do Estado de S.Paulo. Saab se afastou do Aprov após denúncias de que ele se tornou proprietário de 125 apartamentos em 7 anos, levantando a suspeita de enriquecimento ilícito. As obras começaram em março de 2011 sem alvará, apenas com documento provisório chamado “direito de protocolo”. Os vizinhos alertaram as autoridade...

É impossível livrar poder público da eligião, afirma jornalista

Título original: O nome de Deus por Hélio Schwartsman para Folha "'Deus seja louvado' no real não causa aborrecimento grave" Num ponto eu e a CNBB estamos de acordo: há coisas mais essenciais com as quais se preocupar do que o dito "Deus seja louvado" nas cédulas de real. Ainda assim, vejo com simpatia o pedido do Ministério Público para que a expressão seja retirada das notas. Sou ateu, mas convivo bem com diferenças. Se a religião torna um sujeito feliz, minha recomendação para ele é que se entregue de corpo e alma. O mesmo vale para quem curte esportes, meditação e literatura. Cada qual deve procurar aquilo que o satisfaz, seja no plano físico ou espiritual. Desde que a busca não cause mal a terceiros, tudo é permitido. Isso dito, esclareço que não acompanho inteiramente a tese do procurador Jefferson Aparecido Dias de que o "Deus seja louvado" constrange os que cultuam outras divindades ou não creem. Em teoria, isso pode ocorrer...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Universidade planeja criar curso de pós-graduação em psicologia cristã

com atualização O UDF (Centro Universitário do Distrito Federal) planeja criar um curso de três meses de pós-gradução em psicologia cristã, que será destinado aos graduados em psicologia.  O CFP (Conselho Federal de Psicologia) já se manifestou contra o novo curso porque entende que a psicologia, por ser uma ciência, não tem nada a ver com o cristianismo ou com qualquer outra crença religiosa. Informou que, caso se confirme a criação do curso, vai recorrer às instâncias competentes contra o que considera ser uma afronta da universidade à ética profissional. Criado em 1967, o UDF é privado e não tem vínculo com igreja ou entidade religiosa. Na graduação, oferece, entre outros cursos, ciências biológicas, enfermagem, engenharia mecânica e direito. Na pós-graduação, tem mais de 30 cursos em diversas áreas. As aulas de alguns deles são pela internet. O UDF faz parte do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, que também congrega o Colégio Cruzeiro do Sul, Universidade Cruzeiro...

O incrível padre Meslier. Ateu enrustido, escreveu contundentes críticas ao cristianismo e a Jesus