Pular para o conteúdo principal

Aos 112 anos, laicidade da França resiste ao islamismo


Lei é de 1905

da RFI

A França celebra neste sábado (9 de dezembro de 2017) os 112 anos da lei que separou a Igreja Católica do Estado — a Lei da Laicidade de 1905.

No momento em que crescem as tensões entre católicos, muçulmanos e judeus nascidos e criados sob os mesmos valores do Estado laico francês, a revista semanal L'Obs questiona o que deve ser feito para que escolas, hospitais públicos e o ambiente de trabalho na França continuem a ser espaços impermeáveis à prática religiosa.

Em seu editorial, Jean Danielm o fundador da revista, lembra que a Constituição francesa de 1958 declara em seu artigo primeiro que a França é um país indivisível, laico, democrático e social. E assim deve continuar, uma pátria para os franceses de todas as religiões, regida pelo princípio da laicidade. 



"O problema atualmente é o islamismo radical, que propaga uma energia mortífera, e não deve de maneira alguma comprometer o ensino laico na escola pública, que deve permanecer livre, aberta, republicana e obrigatória", afirma Jean Daniel.

A L'Obs constata que certas tradições muçulmanas se transformaram em reivindicações religiosas. Por uma questão de higiene e de segurança dos pacientes contra infecções, os hospitais foram obrigados a "legislar". 

Enfermeiras de centro cirúrgico muçulmanas queriam usar o véu islâmico embaixo da touca esterilizada, o que foi proibido. Os homens barbudos tiveram de se contentar com barbas de 4 cm de comprimento no máximo.

Na rede de ensino público tem sido mais complicado pela imaturidade natural dos adolescentes. Segundo o governo francês, 150 mil professores, dos 800 mil em atividade, foram treinados para discutir a questão da laicidade com os alunos. 



Em uma atitude muitas vezes conciliadora, os professores e diretores de estabelecimentos tentam mostrar aos estudantes muçulmanos que o objetivo de proibir o uso de um véu pelas meninas ou de um tapete de orações por um menino não é entrar em conflito com a identidade deles, apenas focar o interesse comum, que é a neutralidade religiosa.

No caso do setor privado, as empresas podem decidir se toleram ou não símbolos e práticas religiosas. 

Uma pesquisa do Instituto Randstadt revelou que os conflitos provocados por solicitações religiosas atingem apenas 7,5% dos empregados. 

A grande maioria dos entrevistados (72%) estima que as empresas não devem se adaptar à religião.





Católicos franceses estavam rezando para o deus errado

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes