Paulopes

Religião, ateísmo, ciência e astronomia

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Deus é uma necessidade do cérebro, afirma filósofo ateu

da Livraria Folha

Filósofo e professor aposentado da Université Paris VIII, Dany-Robert Dufour articula diversos campos do conhecimento em seu novo livro lançado no Brasil.

Apesar do título do
livro, o filósofo
não se converteu
Em "A Existência de Deus Comprovada por um Filósofo Ateu", publicado pela editora Civilização Brasileira, ele investiga antropologia, história, filosofia política e psicanálise para analisar a propensão humana a crer em Deus.

Já nas primeiras páginas do livro o autor declara que não se converteu. E mesmo diante da pesquisa diz que até hoje não sentiu nenhum sinal prenunciador de uma conversão.

Sua intenção com o livro é trazer para o campo da discussão filosófica a forma e o lugar da presença do divino na modernidade e na pós-modernidade.

Dufour baseia sua argumentação na neotenia humana, tese neodarwiniana que vê o homem como um ser inacabado. Por essa lógica, o filósofo afirma que as instituições que constituem a cultura suprem uma carência nativa e levam à necessidade de invenção de um par sobrenatural.

No livro, ele defende que a existência de Deus na cabeça dos homens é uma necessidade de estrutura.

O professor questiona se, eliminada a existência do "outro sobrenatural", o homem não estaria condenado ao radicalismo, à depressão diante de um mundo menos simbólico, à tentação de se recriar com o apoio das tecnociências ou até mesmo à sua própria extinção.

Ex-diretor de pesquisa do Collège International de Philosophie, dany Robert- Dufour ministra com regularidade aulas no exterior, especialmente no Brasil, na Colômbia e no México. 

Existência do mal descarta a existência de Deus, diz filósofo


Postar um comentário

Posts mais compartilhados na semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...