Paulopes

Religião, ateísmo, ciência, etc.

sábado, 16 de julho de 2016

Diretor do Arquivo Nacional usa auditório para celebrar culto

Evangélicos se apossaram de
 importante patrimônio histórico

por Cecília Ritto
para Veja.com

O imponente prédio do Arquivo Nacional, no Centro do Rio de Janeiro, guarda há 175 anos um dos mais valiosos conjuntos de textos e imagens relativos à história do país. Agora tem nova função: é local de culto evangélico.

Na quinta-feira, o diretor-geral da instituição, José Ricardo Marques, que pertence à igreja evangélica, pegou ele próprio o microfone durante uma pregação no auditório principal da casa, ao meio-dia. “Tenham fé. Eu e minha esposa oramos, cremos e dedicamos a nossa vida ao Senhor”, declarou. Em seguida, pediu que a plateia se levantasse e cada um desse um abraço no “irmão ao lado”.

Marques foi nomeado diretor-geral do arquivo em janeiro deste ano, indicado pelo deputado Ronaldo Fonseca, do Pros. Substituiu Jaime Antunes, arquivologista respeitado que passou 23 anos no cargo e acabou afastado quando a instituição entrou na cota dos postos públicos cedidos pelo governo federal para a acomodação de aliados políticos. 

Marques assumiu, saiu e voltou há uma semana  o que disse no culto acreditar fazer parte “dos planos do Senhor”. Garantiu ter orado pelo arquivo no tempo em que esteve fora e passou a palavra à mulher, Simone. “Se podemos estar aqui, se podemos glorificar em nome do Senhor é porque um dia ele se dispôs a morrer por nós, abriu mão de si mesmo para hoje termos acesso ao Pai”, pregou ela.

A plateia era formada por um grupo de funcionários evangélicos que há anos se congregava num canto do estacionamento e pleiteava espaço para a pregação dentro de um dos prédios do arquivo, composto de três grandes edifícios e dois pátios. 

Com a chegada de Marques, o pedido foi atendido e as reuniões, transferidas para o auditório onde o arquivo promove seminários acadêmicos. A maior parte do pessoal, que não frequenta o culto, critica o uso de uma instituição pública para a prática religiosa.

Estado laico no Brasil só existe no papel, afirma professora






Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...