Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

terça-feira, 26 de abril de 2016

Nos EUA, só 10% dos católicos seguem orientação do papa

por Nathan Glover
para World Religion News 

O papa Francisco é adorado pelos católicos americanos e também pelos não católicos. A sua humildade o seu otimismo e o seu tom inclusivo são os motivos pelos quais ele é tão popularmente aceito entre os americanos, assim como no resto do mundo. No entanto, a maioria dos americanos que gostam dele não se inspira em sua pessoa quando se trata de orientação moral, segundo um estudo feito pelo Centro de Pesquisas Pew.

Católicos gostam de
 Francisco, mas escutam
 sua própria consciência
De acordo com os dados encontrados, apenas 1 em cada 10 católicos americanos volta-se para o pontífice em busca de orientação.

Cerca de 73% dos fiéis americanos escutam a sua própria consciência quando diante de dilemas morais. 21% deles buscam por orientação nos ensinamentos da Igreja. 15% deles contam com a Bíblia para lhes mostrarem o caminho.

Só 11% das pessoas que participaram da pesquisa disseram que olham para o Santo Padre quando confrontadas com questões de moralidade.

O estudo mostra que os católicos rigorosos (aqueles que vão à missa semanalmente e que rezam diariamente) estão mais propensos a se voltar ao papa, e buscar orientação a partir dos ensinamentos da Igreja e da Bíblia, do que os demais católicos.

O ponto a se observar aqui no relatório é que cerca de 74% destes fiéis rigorosos apoiam-se grandemente em sua própria experiência e consciência, ao invés de apoiarem-se no papa ou na Bíblia ou ainda nos ensinamentos católicos.

O Pew também informa que aproximadamente 84% dos católicos americanos apoiam-se em suas próprias pesquisas na hora de tomar grandes decisões na vida. A possibilidade aqui é que as suas decisões possam ser indiretamente orientadas pelos ensinamentos católicos, pela Bíblia e pelo papa.

Com tradução de Isaque Gomes Correa para IHU Online.







Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...