Pular para o conteúdo principal

Evangélicos gays desistiram da Marcha e agora saem na Parada

Homossexuais deixaram o evento evangélico
porque estavam com medo de ser agredidos

por Mariana Desidério
para Exame.com

"Sorria! Jesus te aceita.” Estampada em camisetas amarelas, a mensagem resume o espírito de cerca de 500 manifestantes que estarão na Parada Gay de São Paulo no próximo domingo. Eles sorriem e dançam uma coreografia alegre ensaiada dias antes. Levantam as mãos para os céus, e é assim que se sentem: aceitos.

Fiéis da Igreja Contemporânea, esses evangélicos fizeram uma escolha: decidiram parar de frequentar a Marcha para Jesus e marcar presença no evento “rival”. “A Parada nos recebeu com muito carinho”, afirma a pedagoga Simone Queiroz, fiel da igreja há seis anos e agora pastora.

A Marcha para Jesus e a Parada Gay acontecem sempre em datas próximas em São Paulo. Neste ano, a diferença é de apenas quatro dias – a Marcha ocorre nesta quinta-feira, e a Parada, no domingo. A proximidade no calendário, porém, contrasta com a diferença de público.

“Deixamos de frequentar a Marcha porque nos sentíamos discriminados. Já ouvi dizerem abertamente coisas como ‘gay nunca foi nosso irmão’ e ‘casal gay não é família’. Como podem julgar que Deus é pai de um e não de outro?”, questiona Simone.

O medo de agressões também contou para a decisão: “Quem está com o microfone agride com palavras, mas não sabemos o que as pessoas ao redor podem fazer”, diz.

Considerada uma das maiores manifestações religiosas do mundo, a Marcha para Jesus foi trazida para o Brasil em 1993. Desde então, reúne milhares de pessoas e já foi palco de declarações polêmicas contra a união de casais gays e a criminalização da homofobia.

Conhecidos por suas posições contrárias os interesses dos homossexuais, os pastores Marco Feliciano e Silas Malafaia são presenças constantes no evento.

A reportagem de EXAME.com tentou contato várias vezes via telefone e e-mail com a organização da Marcha, mas não obteve resposta. Promotor do evento, o apóstolo da Igreja Renascer Estevam Hernandes já afirmou em outras ocasiões que a manifestação tem caráter estritamente religioso e que as opiniões expressas ali são pessoais.

Outra igreja que frequenta a Parada Gay e não participa da Marcha para Jesus é a Cidade de Refúgio. Sua história é parecida com a da Igreja Contemporânea: ambas foram criadas por casais gays que não encontraram espaço em igrejas tradicionais.

A fundadora Lanna Holder conta que, desde criança, sentia que era diferente das outras meninas. Ela assumiu sua sexualidade para a família aos 17 anos. Aos 21, se converteu à igreja evangélica. “Me converti para mudar minha sexualidade, porque eu tinha aprendido que quem é gay vai pro inferno”, lembra a ex-missionária da Assembleia de Deus.

Lanna conta que passou por uma espécie de checklist da cura gay: “Fiz jejum, subi monte, orei, casei, tive filho. Fiz tudo o que a igreja disse que eu devia fazer para mudar”. Quando percebeu que não mudaria, Lanna assumiu sua posição e foi expulsa da denominação junto com sua esposa, Rosania Rocha.

Para a Cidade de Refúgio, as denominações tradicionais fazem uma interpretação equivocada da Bíblia no que diz respeito à questão gay. “Eles dizem que os homossexuais vão ficar fora do reino de Deus. Mas não existe nenhum versículo bíblico que diga isso. É uma interpretação deles que não está ligada ao texto original”, diz.

É com essa mentalidade que a Cidade de Refúgio participa da Parada Gay. “Vamos para evangelizar. Levaremos 40 mil panfletos”, conta a pastora. Ela admite, porém, que a participação na Parada não é fácil.

“Às vezes somos recebidos com hostilidade. As pessoas acham que somos da igreja do Malafaia e nos respondem de forma dura. São pessoas que já foram muito agredidas”, diz.

A Igreja Contemporânea também distribui panfletos e aproveita o evento para angariar fiéis. “Estamos lá para acolher os que quiserem viver uma fé cristã”, diz o pastor Marcos Gladstone.

Outro objetivo é fazer um contraponto, digamos, mais comportado a outros grupos gays. “Vamos lá para mostrar outro lado do homossexual, o lado família. Comparecemos com nossos casais, de mãos dadas, com nossos filhos, e assim cantamos e celebramos”, conta ele.

Lanna Holder, da Cidade de Refúgio, faz questão de ressaltar que sua igreja não é diferente das outras evangélicas: “Nós não fazemos apologia à promiscuidade e à vida noturna. Acreditamos que o sexo só é lícito depois do casamento. A única diferença é que aceitamos homossexuais.”

Com foto de divulgação.





Perseguição evangélica aos gays é nazismo, diz presbiteriano

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça