sábado, 11 de janeiro de 2014

Museu de História Natural remove referência a Deus

Dizeres da placa de autor anonimo davam a entender
que museu de Los Angeles  endossava  o criacionismo
O Museu de História Natural de Los Angeles, na Califórnia (EUA), removeu uma placa que faz referência às "criaturas de Deus". A placa é de autoria de um doador que se teria se comprometido a continuar ajudando financeiramente o museu.

A placa diz: “[Este] Laboratório da Natureza é um presente para Los Angeles celebrar todas as criaturas de Deus e permitir que [este museu] amplie nossa compreensão do mundo natural por intermédio do processo de descoberta científica.”

O museu decidiu retirar a placa após Jerry Coyne, professor de biologia, ter escrito em seu blog — “Por que a evolução é verdade” — que não tem cabimento um museu de ciências naturais permitir proselitismo religioso.

“O museu é público”, escreveu. Acrescentou que o texto entre aspas da placa sem citar o seu autor [o doador] engana os frequentadores porque passa a impressão de que o museu endossa a ideia de que existem “criaturas de Deus”.

Para Coyne, o museu aceitou expor a placa para agradar ao doador e receber mais dinheiro. Segundo ele, foi, da parte da instituição, uma “capitulação covarde à religião”.

Ao noticiar o caso, o Christian Post foi parcial. Escreveu que Coyne “é um ferrenho defensor do ateísmo”. Para Los Angeles Times, contudo, Coyne “é um proeminente professor de biologia”.

Porta-voz do museu disse a uma emissora de rádio que a placa foi removida diante de possibilidade de haver “uma confusão” de entendimento por parte do público.

Com informação do Los Angeles Times, entre outras fontes.





Católico acusa ateísmo de ter criado conflito entre ciência e fé
outubro de 2013

Ciência versus religião


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...