Vaticano escreve em medalhas nome de Jesus com erro

Cunhador da moeda confirmou que erro foi do Vaticano
O Vaticano escreveu “Lesus” — e não “Jesus” — no verso das medalhas em ouro, prata e bronze [ver acima] para comemorar o primeiro ano do pontificado do papa Francisco. .

A troca do “J” pelo “L” ocorreu na frase "Vidit ergo Lesus publicanum et quia miserando atque aligendo vidit, ait illi sequere me" (o grifo é deste site).

As medalhas foram fabricadas pelo Instituto Poligráfico e Zecca, da Itália. Seus responsáveis negaram ter cometido o erro, porque o projeto das medalhas veio pronto do Vaticano.

Disse um porta-voz do Poligráfico: “[A responsabilidade] não é nossa. Recebemos do Vaticano o material original. Quando é um projeto nosso, verificamos tudo. Mas, nesse caso, o projeto chegou pronto, e nós o pegamos e fabricamos".

Desde o dia 8, as medalhas estavam em circulação na Administração do Patrimônio da Sé Apostólica e na Livraria Editora Vaticana. De concepção da artista Mariangela Crisciotti, as moedas contêm na frente a imagem de Jorge Maria Bergoglio, com a inscrição “Franciscus Pont. Max. An. I”

O Vaticano suspendeu a distribuição das moedas. Para colecionadores, elas se valorizaram por causa do erro.

Com informação das agências.





Misericórdia de Deus inclui ateus, afirma papa Francisco
setembro de 2013