Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

......................................................................................

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ex-TJ cria associação de apoio a vítimas de preconceito religioso

Sebastião Ramos
Ramos disse que preconceito é
 incompatível com a democracia
Sebastião Ramos (foto), servidor da Universidade Federal do Ceará, criou a ABRAVIPRE (Associação Brasileira de Apoio a Vítimas de Preconceito Religioso) com o propósito de dar amparo jurídico e psicológico a pessoas que sofrem esse tipo de discriminação, além de defender a laicidade do Estado.

Ele disse que a associação nasceu de sua luta iniciada em 2009 no Ceará contra a discriminação praticada pelas Testemunhas de Jeová.

Ramos foi expulso sumariamente das TJs por abordar questões da religião em artigos para jornais e passou a ser evitado por fiéis da igreja — entre eles, colega de trabalho, amigos e familiares —, em um procedimento que é padrão em relação a quem abandona ou é expulso da denominação. Com a ajuda do Ministério Público, ele levou o caso à Justiça, onde se encontra em tramitação.

Além de Ramos, que é o presidente, há outros ex-TJs na ABRAVIPRE. Apesar disso, segundo ele, o objetivo da associação é dar assistência a vítimas de preconceito por parte de todas as religiões, não só, portanto, em relação às das TJs.

Ramos acaba de obter a certificação jurídica da associação, que é, segundo ele, a primeira no gênero do país. Atualmente, ele não frequenta nenhuma igreja. "Religião é um barco furado", disse.

Por intermédio da página da ABRAVIPRE no Facebook, ele espera obter apoio e o envolvimento de pessoas dispostas a combater o preconceito religioso, que é, disse, uma prática incompatível com uma “sociedade democrática, civilizada, onde todos são ou deveriam ser iguais”.

Testemunha de Jeová terá de pagar indenização à ex-fiel discriminada.
abril de 2011

Fanatismo das TJs.   Intolerância religiosa no Brasil.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...