Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

......................................................................................

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Comércio de Rondônia quer acabar com feriado do Dia do Evangélico

Segunda-feira (18), Dia do Evangélico em Rondônia, parte dos comerciantes de Porto Velho deu expediente normalmente, seguindo orientação da Federação do Comércio do Estado, que discorda que a data seja feriado por dar prejuízo ao setor.

O deputado estadual Maurão de Carvalho (PP), autor da lei do feriado, criticou a federação por não respeitar os evangélicos, “esses cristãos tementes a Deus” que, disse, se encontram espalhados pelos 52 municípios de Rondônia.

Rubens Nascimento, presidente da Federação do Comércio, disse que, nessa questão, a Assembleia Legislativa de Rondônia usurpou uma atribuição da União, a quem cabe decretar ou não feriados.

Além disso, segundo ele, por ser o Brasil um país laico, não se pode impor à população uma data de uma religião específica, porque isso é desrespeito à liberdade de religião expressa na Constituição brasileira.

A Federação do Comércio está aguardando a manifestação do STF (Supremo Tribunal Federal), onde tramitam há anos ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade ) para que o feriado evangélico seja derrubado. Dezenas de cidades nas diversas regiões do país instituíram o Dia do Evangélico, mas só em parte delas a data tem status de feriado.

Com informação do Rondônia Dinâmica, entre outras fontes.

Dia do Evangélico passa a ser feriado em cidade da Paraíba.
dezembro de 2011

Evangélico critica a lei do ‘Dia do Evangélico’: ‘Estado é laico’.
setembro de 2010

Religião no Estado laico.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...