Pular para o conteúdo principal

Bispo italiano celebra missa com vestes da grife Giorgio Armani

do Guardian

Mogavero disse que
os fiéis gostaram
O bispo Domenico Mogavero (foto), da ilha de Pantelleria,  da região da Sicília (Itália), recebeu elogios de seus fiéis ao ir à missa na segunda-feira (2) com vestes de seda verde desenhadas pela grife Giorgio Armani e decoradas com vinhas, trigo, conchas e estrelas do mar.

Mogavero afirmou que as vestes chamaram a atenção, principalmente entre as fiéis, mas alertou que não pretende transformar a igreja em uma passarela.

"Isso não tem nada a ver com exibir grifes na igreja ou ceder à moda do momento, mas sim usar algo bonito para dar glória a Deus", disse Mogavero, 64, que usou as novas vestes na inauguração da igreja situada na pequena ilha vulcânica.

Armani produziu para a igreja quatro vestes nas cores verde, branca, vermelha e roxa. O estilista passou férias em Pantelleria durante 37 anos e é proprietário de um retiro de luxo na ilha.

"Elas [as vestes] são de bom gosto e foram produzidas em um tipo de seda sóbrio, que dá uma ideia da solenidade da ocasião", argumentou Mogavero, que foi designado bispo na região quatro anos atrás.

janeiro de 2009

Comentários

Anônimo disse…
É LONGA E ANTIGA A AMIZADE ENTRE PADRES E ESTILISTAS.(Ou,AUNQUE LA MONA SE VISTA DE SEDA, QUEDA SIENPRE LA MONA).

Já no Egito, a teocracia clássica original, os maquiadores e estilistas tinham uma função sagrada; compor as máscaras e as fantasias das duas classes parasitárias, clero e realeza; literalmente tomados por "deuses-vivos", os reis divinos, ou faraós, desfilavam transportados em liteiras, com toda a pompa e circunstância. Qualquer semelhança com o papa desfilando em sede gestatória, ladeado de dois belíssimos leques de cauda de pavão, não é mera coincidência; na Idade Média os Papas divulgaram a ideologia, de que eram os sucessores e os continuadores da Roma Imperial! Não reinavam eles sobre a cidade eterna como numa monarquia absoluta? Ora, desde que o mundo é mundo, os reis precisam de costureiros, sobretudo as rainhas, com seus gastos exorbitantes, com vestidos e adereços caros, sua obsessão POR coleções de jóias, até sapatos. Maria Antonieta que o dissesse, e mais recentemente, Madame Sukarno, a diva dos três mil pares de calçados... e o povo...ORA, O POVO QUE COMA BRIOCHES, OU que morra de fome. Ora, o povo, quem se lembra dele? Certamente não o estilista italiano, QUE NELE MANDAM OS RICOS; tampouco o arcebispo , cujo evangelho MANDA que se façam banquetes para os esfomeados, e convide-se a banquetear os pobres, os famintos e os estropiados...Mas se o papa almoça e janta com os reis, e potentados do clubinho seleto dos príncipes de Roma; se os colegas cardeais acorrem aos festins nababescos, em suas limousines e BMWs possantes, vestidos pelas melhores grifes européias; por que cargas d' água, com o "modesto" bispo insular, não poderia ser semelhante, uma vez que é vizinho do "papa da moda" italiana? Sobretudo aos desprivilegiados, e alienados tributários de tais benesses, os religiosos sustentadores de tais sinecuras eclesiásticas, INTERESSAM TAIS ORNAMENTOS DO PODER. Parafraseando Evita, o povo gosta de ver seus ícones bem-vestidos..."não são luxos, são exigências do cerimonial". E que venham os tafetás, as púrpuras, os lamês maravilhosos, e as sedas. Porque a macaca, mesmo que vestida de seda, ainda permanece uma macaca.
Anônimo disse…
Igreja dos pobres e humildes, né?
Thiago Nogueira disse…
Ele tem glamour!
Não achei nada demais. Comparado com luxo ostentado pelo Vaticano essa "roupticha" aí nem parece absurda.

Esse luxo das religiões, porém, não é uma coisa inexplicável e absurda. Isso não é um desvio ou degeneração. Tal como as joias dos monarcas, a Igreja também precisa ter os seus tesouros. Templos bonitos ajudam a construir na mente do fiel uma imagem de solenidade e de importância. O luxo funciona como símbolo, e é por isso que as igrejas recorrem a ele. Igrejas sóbrias tendem a declinar, igrejas que constroem templos imensos e ricos, tendem a crescer.

Não custa lembrar que essas belas e seculares catedrais e matrizes que hoje nós admiramos foram construídas com o suor e o sangue de gerações de pessoas, roubando-lhes recursos que poderiam ter sido direcionados a outros fins.

Essa roupticha do bispo não me ofende tanto quanto, por exemplo, me ofende a réplica do Templo de Salomão que a IURD quer fazer em SP.
P.S. - Quando disse "precisa" eu não estava justificando moralmente, apenas dizendo que é assim que eu acho que funciona.

Quando disse que não é desvio e nem degeneração, eu estava enfatizando apenas que esse é, na minha opinião, o modus operandi normal das religiões.

Meu post não pretendeu condenar nem justificar qualquer aspecto do caso.
Charles disse…
O diabo veste Prada, bento dezesseis também...
Anônimo disse…
He is so gay...Não recrimino gays de modo algum, mas não aprovo a hipocrisia da ICAR.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Márcio Lima de oliveira disse…
arrazou biba velha!Glamorosa as conchas devem ser para louvar a rainha do mar.Ser padre é tão bom:convive só com homens, usa saia, pode usar a calcinha da cor que quiser,pode ir dançar nas boites que ninguém reconhece.Aquí no Brasil, o padre Marcelinho deu prá receber a pomba gira e fazer previsões.Agora eles vão poder até casar com um rapaz of corse.
Márcio Lima de oliveira disse…
arrazou biba velha!Glamorosa as conchas devem ser para louvar a rainha do mar.Ser padre é tão bom:convive só com homens, usa saia, pode usar a calcinha da cor que quiser,pode ir dançar nas boites que ninguém reconhece.Aquí no Brasil, o padre Marcelinho deu prá receber a pomba gira e fazer previsões.Agora eles vão poder até casar com um rapaz of corse.
Anônimo disse…
ele podia da alimento pra quem ta passando fome. acho q se deus existisse ficaria mais feliz
Anônimo disse…
As vestes litúrgicas são usadas exclusivamente no culto divino e não no dia a dia como vestew talar. O caso do paramento que Armani doou para a nova igreja que foi construida na ilha em que ele há anos frequenta nas férias. deve ser um sinal de sua devoção a Deus.
Plena de significado (estrela do mar ou Stella Maris + Virgem Maria ou a concha que em seu interior tem uma pérola é a Virgem - Mãe de Deus que deu a luz Jesus Cristo, o Deus que se fez humano ou seja uma preciosidade) a casula usada pelo bispo é um objeto de culto ou alfaia como se diz no termo técnico tudo o que serve para a liturgia confeccionado em tecido (toalhas, paramentos, véus etc).
As obras de arte sacra ou religiosa, sejam cristãs ou de outros cultos, são apenas relexos da grandiosidade e majestade divina, elas são feitas para o louvor e no decorrer de cada época as pessoas demonstram em gestos e palavras seus sentimentos para com Deus. Quanto será que vale o Buda de ouro do Nepal ? E a cúpula da Mesquita de Omar? E o Pãlácio do Dalai Lama no Tibet? São patrimônios da humanidade que tem meros guardiães nos dias de hoje.
Será que nos dias atuais não se gasta muito também em grandes espetáculos de popstars ou cantores mediocres que só incentivam a alienação? E os grandes estádios que transformatram-se em arenas de desrespeito ao semelhante , onde os gladiadores modernos estão nas arquibancadas colocando em risco a vida de outros semelhantes?
O poder público é deslocado para fazer segurança interna de um evento particular, enquanto isso falta policia nas ruas de outros bairros !
As ofensas feitas gratuitamente a reputação de uma pessoa que esta distante e não conhece seus "opositores" , parece-me bem próprio daqueles que nada são, tanto em termos humanos como meorais!
Anônimo disse…
Santa ignorância.... aIgreja até hoje é a istituição mundial que mais tem ajudado a combater a fome, a AIDS e guerras em todo o mundo. Até hoje nenuma outra religião fez tanto quanto a Igreja. Estuem um pouco antes de sair falando besteira...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes