Pular para o conteúdo principal

Procurador ateu critica promotor cristão preconceituoso



“Dizer que os ‘ateus não têm contribuído para a recuperação da vida’ é uma ignorância e irresponsabilidade basilares”, escreveu o procurador de Justiça aposentando e ateu Inajá Guedes Barros, do Ministério Público do Estado de São Paulo, em resposta ao promotor Sérgio Harfouche (foto), da 27ª Vara da Infância e Adolescência do Estado de Mato Grosso do Sul.

Harfouche também é pastor.

Em e-mail ao site MS Notícias, Barros afirmou que o seu colega “é jejuno em histórias das religiões”, o que explica ter feito uma “afirmação tão leviana”.

Harfouche: 
acusado de 
preconceito
Ele protestou com veemência contra a manifestação discriminatória e preconceituosa do promotor. “A instituição [Ministério Público] e muito menos a Curadoria da Infância não merecem ser representadas por V.Exa. [...] Como promotor de justiça, a imparcialidade no trato de questões religiosas e seculares deve ser seu lema.”

Harfouche fez a afirmação no dia 6 de fevereiro durante um discurso de inauguração em Campo Grande da Fazenda da Esperança Nossa Senhora da Abadia, que é uma comunidade de tratamento de dependentes químicos. Além do frei Hans Stapel, fundador do projeto, estavam presentes, entre as autoridades, o arcebispo dom Vitório Pavanello e o bispo auxiliar dom Eduardo Pinheiro.

Barros, no e-mail, aconselhou o promotor a pesquisar a história para chegar “à inafastável conclusão de que quem não tem contribuído para a recuperação da vida, ao longo dos séculos, foram os cristãos, mais ainda os católicos (inquisição, cruzadas, caça as bruxas, ataque aos homossexuais, vedação de pesquisas vitais, como os da célula tronco, etc)".

“Prenda-se aos fatos, dr. promotor, e não aos mitos. Venha a público e retrate-se”, escreveu.

Finalizou: “Espero que a Corregedoria do Ministério Público adote as providências cabíveis com referência a sua atitude. Com certeza incompatível com as relevantes funções de um representante do MP e da sociedade de Mato Grosso do Sul, seja ela integrada por religiosos, agnósticos ou ateus. Não tenho o prazer de apontá-lo como colega. Passar bem!"

Com informação do MS Notíciais.





Comentários

Unknown disse…
Todo mundo acha que ateus são satanistas.
Ahahahaha!

É até meio engraçado.
Anônimo disse…
Aquela pessoa que demonstrou preconceito e intolerancia, se auto-declarou incapaz de exercer o cargo que ocupa.
Ricardo disse…
Ateu é o novo gay. Agora reclamam de qualquer coisinha que "ofenda" sua descrença, processam, pedem a cabeça de quem não "os respeita".
Daqui a pouco vão criar o "dia do orgulho ateu" e não vai demorar muito a chegar o dia em que exijam cotas nas universidades...
Anônimo disse…
Isso mesmo, sr Ricardo.
E voce vai ter de engolir isso com muita raiva, mas quietinho. No maximo reclamando nos blogs e orkut.
Ricardo disse…
Anônimo ofendidinho,

Raiva? Eu vou dar é muita risada desse povo besta que pensa que ser ateu é motivo de orgulho pra alguma coisa. E também vou rir do nosso Estado frouxo, que vai ser curvar perante as exigências de mais uma "minoria" ofendida.
Este mundo fica cada dia mais careta, chato e babaca. Tenho que rir pra não chorar...
Anônimo disse…
O mundo ficará, cada vez mais chato, careta e babaca, se continuarmos sendo governados por religiosos fanaticos !
Anônimo disse…
Sr. ricardo, seus comentários são de intolerãncia;
contra quem é gay e mesmo contra é ateu. só ai, já tem dois crimes.
o nosso estado não é frouxo, é láico. ou seja, ele não pode proteger fé de ninguem, mas sim o direito de todos ter ou não fé.
se o sr. acredita em algo, ótimo. mas não pode criticar quem não acredita, ou que é diferente do sr.
cuidado, não sei se o sr. sabe, mas quando osr. faz este tipo de comentário, pode estar cometendo um crime, e, tambem, pode ser encontrado, tudo que se faz na net tem rastro. cuidado, seja mais cuidadoso com suas agressões. guarde-as para si e para seus amigos!
Take this! disse…
Ricardo, o religioso preconceituoso como qualquer religioso, disse...

Daqui a pouco vão criar o "dia do orgulho ateu" e não vai demorar muito a chegar o dia em que exijam cotas nas universidades...

Que eu saiba já existe o dia do orgulho ateu. Você deve estar desinformado, como sempre. Todo vez que você expõe sua opinião preconceituosa, você perde uma grande oportunidade de ficar calado.

Quanto à universidade, cotas pra ateus seria quase o mesmo que dar desconto pro Bill gates no supermercado, ou no aeroporto(as aeronaves dele devem ser muito vagabundas).
http://www.youtube.com/watch?v=YjhpdKdaNHM
Take this! disse…
Ricardo homossexual enrustido disse...

"Ateu é o novo gay. Agora reclamam de qualquer coisinha que "ofenda" sua descrença, processam, pedem a cabeça de quem não "os respeita"."

Existe uma pequena diferença entre ateus e religiosos: Os ateus "pedem a cabeça" de quem não os respeita. Já os religiosos vão tirando a cabeça(literalmente) dos que eles não respeitam, e nem se quer pedem com licença.
Anônimo disse…
Há, tapa na cara dos preconceituosos! Essa resposta do Inajá foi muito boa, foi pra calar a boca desses criminosos.
Anônimo disse…
Imagina a igreja se desculpando com todas as pessoas que eles mataram sem pedir licença. Levaria uma eternidade.
Anônimo disse…
Caro, Ricardo.
Me admira sua postura, me de uma resposta simples:
Porque a sua crença em algo deve ser respeitada e a minha descrença não?.
Porque no calendário nacional, existem dias santos e não podemos exigir o mesmo tratamento aos que não tem uma fé em algo?. Não que iremos fazer isso, mas não vivemos em um estado laico, democrático e que tem como base a igualdade? Exijo sim o mesmo respeito que tenho por todos que tem a sua religião, e não admito de forma alguma o desrespeito a fé de ninguém. E somente uma questão de educação o respeito ao seu semelhante.
Email: l.asobrinho@hotmail.com ou l.asobrinho@yahoo.com.br
Me chamo Luiz e se quiser me responder estarei a sua inteira disposição
deliano disse…
somente em um pais sem igualdade social, é necessario criar cotas para tudo( e nosso pais é governado por pessoas assim,como tu.;)
Anônimo disse…
Esses crentelhos são uns pentelhos. Este Ricardo vem aqui para tentar nos ridicularizar porque as religiões por si só já são tão ridículas que ele e outros tentam difamar o ateísmo na esperança da diminuir os contrastes existentes entre fé e ciência.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Mulher morre na Irlanda porque médicos se negam a fazer aborto

da BBC Brasil Agonizando, Savita aceitou perder o bebê, disse o marido  Uma mulher morreu em um hospital [católico] da Irlanda após ter seu pedido de aborto recusado pelos médicos. A gravidez de Savita Halappanavar (foto), de 31 anos, tinha passado dos quatro meses e ela pediu várias vezes aos funcionários do Hospital da Universidade de Galway para que o aborto fosse realizado, pois sentia dores fortes nas costas e já apresentava sintomas de um aborto espontâneo, quando a mãe perde a criança de forma natural. Mas, de acordo com declarações do marido de Savita, Praveen Halappanavar, os funcionários do hospital disseram que não poderiam fazer o procedimento justificando "enquanto houvesse batimento cardíaco do feto" o aborto não era possível. O aborto é ilegal na Irlanda a não ser em casos de risco real para a vida da mãe. O procedimento é tradicionalmente um assunto muito delicado no país cuja maioria da população é católica. O que o inquérito aberto pelo gover...

BC muda cédulas do real, mas mantém 'Deus seja Louvado'

Louvação fere o Estado laico determinado pela Constituição  O Banco Central alterou as cédulas de R$ 10 e R$ 20, “limpou” o visual e acrescentou elementos de segurança, mas manteve a expressão inconstitucional “Deus seja Louvado”.  As novas cédulas, que fazem parte da segunda família do real, começaram a entrar em circulação no dia 23. Desde 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo está pedindo ao Banco Central a retirada da frase das cédulas, porque ela é inconstitucional. A laicidade determinada pela Constituição de 1988 impede que o Estado abone qualquer tipo de mensagem religiosa. No governo, quanto à responsabilidade pela manutenção da frase, há um empurra-empurra. O Banco Central afirma que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), e este, composto por um colegiado, não se manifesta. Em junho deste ano, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a referência a Deus no dinheiro é inconcebível em um Estado mode...

Adventistas vão intensificar divulgação do criacionismo

Consórcio vai investir em pesquisa na área criacionista A Igreja Adventista do Sétimo Dia anunciou o lançamento de um consórcio para intensificar a divulgação do criacionismo no Brasil e em outros países sul-americanos. Na quinta-feira (13), em Brasília, entidades como Sociedade Criacionista Brasileira, Núcleo de Estudos das Origens e Museu de Geociências das Faculdades Adventistas da Bahia assinaram um protocolo para dar mais destaque à pesquisa criacionista e às publicações sobre o tema. Os adventistas informaram que o consórcio vai produzir vídeos para adolescentes e jovens explicando a criação e como ocorreu o dilúvio e um plano piloto de capacitação de professores. O professor Edgard Luz, da Rede de Educação Adventistas para oitos países sul-americanos, disse que o lançamento do consórcio é um “passo muito importante”, porque “o criacionismo está ligado à primeira mensagem angélica da Bíblia”. Com informação do site da Igreja Adventista . Colégio adventista de ...

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Arcebispo defende permanência de ‘Deus’ em notas do real

Dom Scherer diz que descrentes não deveriam se importar   Dom Odilo Scherer (foto), arcebispo metropolitano de São Paulo, criticou a ação que o MPF (Ministério Público Federal) enviou à Justiça Federal solicitando a determinação no sentido de que a expressão “Deus seja louvado” deixe de constar nas cédulas do real. Em nota, Scherer disse: "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?" Argumentou que, “para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo”. O promotor Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, defendeu a supressão da expressão porque o Estado brasileiro é laico e, por isso, não pode ter envolvimento com nenhuma religião, mesmo as cristãs, que são professadas pela maioria da população. Scherer, em sua nota, não fez menção ao Estado laico, que está previsto na Constituição. E...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Por que Deus puniu Adão e Eva antes de eles saberem do mal?

por Austin Cline , do About.com Adão e Eva não sabiam sobre o errado,  mas foram punidas Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, diz que Deus castigou Adão e Eva porque comeram do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Essa é mais uma contradição bíblica. Deus determinou que Adão não experimentasse o fruto, o que não faz sentido porque a criatura, até então, não tinha o discernimento para fazer qualquer juízo de valor. Pois é óbvio que, antes comerem o fruto,  Adão e Eva não podiam compreender que obedecer a Deus era o “bem” e desobedecer, o “mal”. Para eles, a desobediência não tinha nenhum significado em si, nem de certo nem de errado. Está em Gênesis 3: 17-19: “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do t...

Mais contradições bíblicas: vire a outra face aos seus inimigos e olho por olho e dente por dente

Pai de vocalista dos Mamonas processa Feliciano por dizer que morte foi por ordem de Deus