Pular para o conteúdo principal

Procurador ateu critica promotor cristão preconceituoso



“Dizer que os ‘ateus não têm contribuído para a recuperação da vida’ é uma ignorância e irresponsabilidade basilares”, escreveu o procurador de Justiça aposentando e ateu Inajá Guedes Barros, do Ministério Público do Estado de São Paulo, em resposta ao promotor Sérgio Harfouche (foto), da 27ª Vara da Infância e Adolescência do Estado de Mato Grosso do Sul.

Harfouche também é pastor.

Em e-mail ao site MS Notícias, Barros afirmou que o seu colega “é jejuno em histórias das religiões”, o que explica ter feito uma “afirmação tão leviana”.

Harfouche: 
acusado de 
preconceito
Ele protestou com veemência contra a manifestação discriminatória e preconceituosa do promotor. “A instituição [Ministério Público] e muito menos a Curadoria da Infância não merecem ser representadas por V.Exa. [...] Como promotor de justiça, a imparcialidade no trato de questões religiosas e seculares deve ser seu lema.”

Harfouche fez a afirmação no dia 6 de fevereiro durante um discurso de inauguração em Campo Grande da Fazenda da Esperança Nossa Senhora da Abadia, que é uma comunidade de tratamento de dependentes químicos. Além do frei Hans Stapel, fundador do projeto, estavam presentes, entre as autoridades, o arcebispo dom Vitório Pavanello e o bispo auxiliar dom Eduardo Pinheiro.

Barros, no e-mail, aconselhou o promotor a pesquisar a história para chegar “à inafastável conclusão de que quem não tem contribuído para a recuperação da vida, ao longo dos séculos, foram os cristãos, mais ainda os católicos (inquisição, cruzadas, caça as bruxas, ataque aos homossexuais, vedação de pesquisas vitais, como os da célula tronco, etc)".

“Prenda-se aos fatos, dr. promotor, e não aos mitos. Venha a público e retrate-se”, escreveu.

Finalizou: “Espero que a Corregedoria do Ministério Público adote as providências cabíveis com referência a sua atitude. Com certeza incompatível com as relevantes funções de um representante do MP e da sociedade de Mato Grosso do Sul, seja ela integrada por religiosos, agnósticos ou ateus. Não tenho o prazer de apontá-lo como colega. Passar bem!"

Com informação do MS Notíciais.





Comentários

Unknown disse…
Todo mundo acha que ateus são satanistas.
Ahahahaha!

É até meio engraçado.
Anônimo disse…
Aquela pessoa que demonstrou preconceito e intolerancia, se auto-declarou incapaz de exercer o cargo que ocupa.
Ricardo disse…
Ateu é o novo gay. Agora reclamam de qualquer coisinha que "ofenda" sua descrença, processam, pedem a cabeça de quem não "os respeita".
Daqui a pouco vão criar o "dia do orgulho ateu" e não vai demorar muito a chegar o dia em que exijam cotas nas universidades...
Anônimo disse…
Isso mesmo, sr Ricardo.
E voce vai ter de engolir isso com muita raiva, mas quietinho. No maximo reclamando nos blogs e orkut.
Ricardo disse…
Anônimo ofendidinho,

Raiva? Eu vou dar é muita risada desse povo besta que pensa que ser ateu é motivo de orgulho pra alguma coisa. E também vou rir do nosso Estado frouxo, que vai ser curvar perante as exigências de mais uma "minoria" ofendida.
Este mundo fica cada dia mais careta, chato e babaca. Tenho que rir pra não chorar...
Anônimo disse…
O mundo ficará, cada vez mais chato, careta e babaca, se continuarmos sendo governados por religiosos fanaticos !
Anônimo disse…
Sr. ricardo, seus comentários são de intolerãncia;
contra quem é gay e mesmo contra é ateu. só ai, já tem dois crimes.
o nosso estado não é frouxo, é láico. ou seja, ele não pode proteger fé de ninguem, mas sim o direito de todos ter ou não fé.
se o sr. acredita em algo, ótimo. mas não pode criticar quem não acredita, ou que é diferente do sr.
cuidado, não sei se o sr. sabe, mas quando osr. faz este tipo de comentário, pode estar cometendo um crime, e, tambem, pode ser encontrado, tudo que se faz na net tem rastro. cuidado, seja mais cuidadoso com suas agressões. guarde-as para si e para seus amigos!
Take this! disse…
Ricardo, o religioso preconceituoso como qualquer religioso, disse...

Daqui a pouco vão criar o "dia do orgulho ateu" e não vai demorar muito a chegar o dia em que exijam cotas nas universidades...

Que eu saiba já existe o dia do orgulho ateu. Você deve estar desinformado, como sempre. Todo vez que você expõe sua opinião preconceituosa, você perde uma grande oportunidade de ficar calado.

Quanto à universidade, cotas pra ateus seria quase o mesmo que dar desconto pro Bill gates no supermercado, ou no aeroporto(as aeronaves dele devem ser muito vagabundas).
http://www.youtube.com/watch?v=YjhpdKdaNHM
Take this! disse…
Ricardo homossexual enrustido disse...

"Ateu é o novo gay. Agora reclamam de qualquer coisinha que "ofenda" sua descrença, processam, pedem a cabeça de quem não "os respeita"."

Existe uma pequena diferença entre ateus e religiosos: Os ateus "pedem a cabeça" de quem não os respeita. Já os religiosos vão tirando a cabeça(literalmente) dos que eles não respeitam, e nem se quer pedem com licença.
Anônimo disse…
Há, tapa na cara dos preconceituosos! Essa resposta do Inajá foi muito boa, foi pra calar a boca desses criminosos.
Anônimo disse…
Imagina a igreja se desculpando com todas as pessoas que eles mataram sem pedir licença. Levaria uma eternidade.
Anônimo disse…
Caro, Ricardo.
Me admira sua postura, me de uma resposta simples:
Porque a sua crença em algo deve ser respeitada e a minha descrença não?.
Porque no calendário nacional, existem dias santos e não podemos exigir o mesmo tratamento aos que não tem uma fé em algo?. Não que iremos fazer isso, mas não vivemos em um estado laico, democrático e que tem como base a igualdade? Exijo sim o mesmo respeito que tenho por todos que tem a sua religião, e não admito de forma alguma o desrespeito a fé de ninguém. E somente uma questão de educação o respeito ao seu semelhante.
Email: l.asobrinho@hotmail.com ou l.asobrinho@yahoo.com.br
Me chamo Luiz e se quiser me responder estarei a sua inteira disposição
deliano disse…
somente em um pais sem igualdade social, é necessario criar cotas para tudo( e nosso pais é governado por pessoas assim,como tu.;)
Anônimo disse…
Esses crentelhos são uns pentelhos. Este Ricardo vem aqui para tentar nos ridicularizar porque as religiões por si só já são tão ridículas que ele e outros tentam difamar o ateísmo na esperança da diminuir os contrastes existentes entre fé e ciência.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...