Pular para o conteúdo principal

Procurador ateu critica promotor cristão preconceituoso



“Dizer que os ‘ateus não têm contribuído para a recuperação da vida’ é uma ignorância e irresponsabilidade basilares”, escreveu o procurador de Justiça aposentando e ateu Inajá Guedes Barros, do Ministério Público do Estado de São Paulo, em resposta ao promotor Sérgio Harfouche (foto), da 27ª Vara da Infância e Adolescência do Estado de Mato Grosso do Sul.

Harfouche também é pastor.

Em e-mail ao site MS Notícias, Barros afirmou que o seu colega “é jejuno em histórias das religiões”, o que explica ter feito uma “afirmação tão leviana”.

Harfouche: 
acusado de 
preconceito
Ele protestou com veemência contra a manifestação discriminatória e preconceituosa do promotor. “A instituição [Ministério Público] e muito menos a Curadoria da Infância não merecem ser representadas por V.Exa. [...] Como promotor de justiça, a imparcialidade no trato de questões religiosas e seculares deve ser seu lema.”

Harfouche fez a afirmação no dia 6 de fevereiro durante um discurso de inauguração em Campo Grande da Fazenda da Esperança Nossa Senhora da Abadia, que é uma comunidade de tratamento de dependentes químicos. Além do frei Hans Stapel, fundador do projeto, estavam presentes, entre as autoridades, o arcebispo dom Vitório Pavanello e o bispo auxiliar dom Eduardo Pinheiro.

Barros, no e-mail, aconselhou o promotor a pesquisar a história para chegar “à inafastável conclusão de que quem não tem contribuído para a recuperação da vida, ao longo dos séculos, foram os cristãos, mais ainda os católicos (inquisição, cruzadas, caça as bruxas, ataque aos homossexuais, vedação de pesquisas vitais, como os da célula tronco, etc)".

“Prenda-se aos fatos, dr. promotor, e não aos mitos. Venha a público e retrate-se”, escreveu.

Finalizou: “Espero que a Corregedoria do Ministério Público adote as providências cabíveis com referência a sua atitude. Com certeza incompatível com as relevantes funções de um representante do MP e da sociedade de Mato Grosso do Sul, seja ela integrada por religiosos, agnósticos ou ateus. Não tenho o prazer de apontá-lo como colega. Passar bem!"

Com informação do MS Notíciais.





Comentários

Unknown disse…
Todo mundo acha que ateus são satanistas.
Ahahahaha!

É até meio engraçado.
Anônimo disse…
Aquela pessoa que demonstrou preconceito e intolerancia, se auto-declarou incapaz de exercer o cargo que ocupa.
Ricardo disse…
Ateu é o novo gay. Agora reclamam de qualquer coisinha que "ofenda" sua descrença, processam, pedem a cabeça de quem não "os respeita".
Daqui a pouco vão criar o "dia do orgulho ateu" e não vai demorar muito a chegar o dia em que exijam cotas nas universidades...
Anônimo disse…
Isso mesmo, sr Ricardo.
E voce vai ter de engolir isso com muita raiva, mas quietinho. No maximo reclamando nos blogs e orkut.
Ricardo disse…
Anônimo ofendidinho,

Raiva? Eu vou dar é muita risada desse povo besta que pensa que ser ateu é motivo de orgulho pra alguma coisa. E também vou rir do nosso Estado frouxo, que vai ser curvar perante as exigências de mais uma "minoria" ofendida.
Este mundo fica cada dia mais careta, chato e babaca. Tenho que rir pra não chorar...
Anônimo disse…
O mundo ficará, cada vez mais chato, careta e babaca, se continuarmos sendo governados por religiosos fanaticos !
Anônimo disse…
Sr. ricardo, seus comentários são de intolerãncia;
contra quem é gay e mesmo contra é ateu. só ai, já tem dois crimes.
o nosso estado não é frouxo, é láico. ou seja, ele não pode proteger fé de ninguem, mas sim o direito de todos ter ou não fé.
se o sr. acredita em algo, ótimo. mas não pode criticar quem não acredita, ou que é diferente do sr.
cuidado, não sei se o sr. sabe, mas quando osr. faz este tipo de comentário, pode estar cometendo um crime, e, tambem, pode ser encontrado, tudo que se faz na net tem rastro. cuidado, seja mais cuidadoso com suas agressões. guarde-as para si e para seus amigos!
Take this! disse…
Ricardo, o religioso preconceituoso como qualquer religioso, disse...

Daqui a pouco vão criar o "dia do orgulho ateu" e não vai demorar muito a chegar o dia em que exijam cotas nas universidades...

Que eu saiba já existe o dia do orgulho ateu. Você deve estar desinformado, como sempre. Todo vez que você expõe sua opinião preconceituosa, você perde uma grande oportunidade de ficar calado.

Quanto à universidade, cotas pra ateus seria quase o mesmo que dar desconto pro Bill gates no supermercado, ou no aeroporto(as aeronaves dele devem ser muito vagabundas).
http://www.youtube.com/watch?v=YjhpdKdaNHM
Take this! disse…
Ricardo homossexual enrustido disse...

"Ateu é o novo gay. Agora reclamam de qualquer coisinha que "ofenda" sua descrença, processam, pedem a cabeça de quem não "os respeita"."

Existe uma pequena diferença entre ateus e religiosos: Os ateus "pedem a cabeça" de quem não os respeita. Já os religiosos vão tirando a cabeça(literalmente) dos que eles não respeitam, e nem se quer pedem com licença.
Anônimo disse…
Há, tapa na cara dos preconceituosos! Essa resposta do Inajá foi muito boa, foi pra calar a boca desses criminosos.
Anônimo disse…
Imagina a igreja se desculpando com todas as pessoas que eles mataram sem pedir licença. Levaria uma eternidade.
Anônimo disse…
Caro, Ricardo.
Me admira sua postura, me de uma resposta simples:
Porque a sua crença em algo deve ser respeitada e a minha descrença não?.
Porque no calendário nacional, existem dias santos e não podemos exigir o mesmo tratamento aos que não tem uma fé em algo?. Não que iremos fazer isso, mas não vivemos em um estado laico, democrático e que tem como base a igualdade? Exijo sim o mesmo respeito que tenho por todos que tem a sua religião, e não admito de forma alguma o desrespeito a fé de ninguém. E somente uma questão de educação o respeito ao seu semelhante.
Email: l.asobrinho@hotmail.com ou l.asobrinho@yahoo.com.br
Me chamo Luiz e se quiser me responder estarei a sua inteira disposição
deliano disse…
somente em um pais sem igualdade social, é necessario criar cotas para tudo( e nosso pais é governado por pessoas assim,como tu.;)
Anônimo disse…
Esses crentelhos são uns pentelhos. Este Ricardo vem aqui para tentar nos ridicularizar porque as religiões por si só já são tão ridículas que ele e outros tentam difamar o ateísmo na esperança da diminuir os contrastes existentes entre fé e ciência.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih