Pular para o conteúdo principal

Ordem conservadora criada por padre devasso continua em crise

O Vaticano considera a possibilidade de uma “visita apostólica” (o que em idioma laico significa intervenção) à ordem Legionários de Cristo para impedir que a entidade, imersa em profunda crise, se esboroe por completo. A informação é do site espanhol Religión Digital.

Instalada em mais de uma centena de países, incluindo o Brasil, a Legionários foi fundada em 1941 no México pelo padre Marcial Maciel Degollado, morto em janeiro de 2008 aos 88 anos.

Padre Marcial Maciel

Havia na ordem um culto à personalidade de  Maciel, embora ele fosse um predador sexual: molestava crianças e adolescentes (nem um seu sobrinho escapou), incluindo seminaristas, mantinha relacionamentos homossexuais (ativo e passivo) e teve amantes, na maioria viúvas ricas nas quais aplicava o golpe do baú.

Ele foi um padre tarado que criou uma ordem religiosa ultraconservadora.

A Legionários de Cristo tem um sólido patrimônio (imóveis e conta bancária polpuda) por causa principalmente do relacionamento de Maciel com suas amantes. Só uma delas fez a “doação” de U$ 50 milhões, o equivalente hoje a R$ 120 milhões.

Com tanto dinheiro, entre outras extravagâncias, Maciel costumava viajar de Concorde a Nova York para fazer uma limpeza bucal, de modo que pudesse voltar no mesmo dia. “O tempo é reino de Deus”, dizia.

Nos anos 80, um grupo de jovens denunciou o padre por abuso sexual, mas dirigentes da Legionários recusaram-se a dar ouvidos às “calúnias e infâmias”.

Maciel só foi afastado pelo Vaticano de suas atividades alguns anos antes morrer, livrando-o das justiça dos homens e a Igreja Católica de um tremendo desgaste de imagem.

No começo deste ano, integrantes da própria ordem informaram o New York Times sobre algumas das aventuras amorosas do fundador.

Eles teriam tomado essa iniciativa para neutralizar uma chantagem da mulher espanhola com quem Maciel teve uma filha, hoje aproximadamente com 30 anos.

A mulher ameaçava contar tudo à imprensa, em detalhes, caso não recebesse uma herança de milhões de dólares. Então, os legionários resolveram contar antes.

Aparentemente, houve um acordo entre a ordem e a espanhola e sua filha. Mas os podres que têm vindo à tona são tantos, que a Legionários de Cristo entrou em crise que ameaça liquidá-la.

O norte-americano George Weigel, biógrafo de João Paulo 2º e tido como bem informado sobre a  Legionários, escreveu em seu blog no começo do mês passado que a ordem só conseguirá se manter em pé se foi submetida a uma “auditoria institucional e moral”.

Observou: “[A ordem] só se salva se houver divulgação completa das maldades cometidas por Maciel e exame das raízes e das ramificações da possível cumplicidade dessas maldades dentro da ordem.”

Ou seja, além da revelação das perversidades do padre, tem de haver uma limpeza na ordem, a começar pela cúpula. O que, até momento, parece difícil de ocorrer. Daí a possibilidade de haver uma intervenção do Vaticano.

> Caso do padre Marcial Maciel, o devasso.

Comentários

Anônimo disse…
Voces vão para o inferno.
Anônimo disse…
Deus abençoe a legião de Cristo e seu guia fiel o Pe Corcuera
Anônimo disse…
Bom,eu penso o seguinte, não somos nos quem temos que jugar, pois como Jesus Cristo dizia "da mesma forma que medirdes sera medido!" eu não acho correto ficar jugando as pessoas, ainda mais quando elas ja nem estão entre nos!
e so pra refletirem, como tambem dizia Jesus Cristo" quem não tem nenhum pecado que atire a primeira pedra!"
não somos nos quem temos que jugar, isso esta nas mãos de Deus.
e mais, somos HUMANOS e não DIVINOS, temos pecado, fomos concebido pelo pecado, BUSCAMOS a santidade, não somos a santidade, então oque padre Marciel Maciel fez ou deixou de fazer não é do nosso interresse, não seremos nos quem daremos a sentença.
tambem não acho nem um pouco etico ficar falando dos Papas, eles são enviados de Deus, podem cometer falhas pois são humanos!
gostaria de deixar claro q não estou defendendo a ordem, simplismente não acho certo falar do que não sabemos ao certo!
em Cristo,
Ana Caroline
Anônimo disse…
faça pelos outros 1/10 do que Maciel fez por muitas pessoas e tera a moral de comentar sobre o assunto.
Anônimo disse…
Pela mensagem do anônimo das 09:18, entre outras, os pedófilos estão se unindo para defender o padre devasso.
Anônimo disse…
Se um policial vira bandido, o que ele merece?
Anônimo disse…
É compreensível, em se tratando de recrutados de origem social e econômica da base, onde faltam estrutura familiar, afeto, educação livre de preconceitos e realmente crítica...Tais pessoas recebem dos padres e seus sequazes, todo o alimento cultural, constitutivo da sua sociabilidade. Leve-se em conta que a Igreja espertamente detêm o monopólio da melhor educação, colégios mais caros, para formação de crianças e jovens em todo o mundo...LA MALA EDUCACION, como diz Almodovar, boa ou ruim, é esta: católica. Ao senso comum repugna que um padre seja um abusador. É a mesma dificuldade que têm as vítimas abusadas pelo pai..padre, pater, origem latina da palavra, termos idênticos...caiu a ficha? padre, pai. Na maioria das famílias pobres, o pai é ausente. Nas ricas também, só que por outro motivo...os negócios, os prazeres, o tornam quase inexistente. E a sociedade e a cultura são patriarcais, falocêntricas, ou falocráticas. As pessoas SENTEM A NECESSIDADE DE UMA AUTORIDADE TIRÂNICA, NARCÍSICA, CENTRADA EM SI MESMA, que Freud chama autoridade perversa, esse pai-violador, abusador, delegado e fiscal, é o censor pelo qual elas inconscientemente anseiam...algo como uma síndrome de estocolmo adaptada, pela qual as vítimas se apaixonam pelos agressores. É isso.
Anônimo disse…
Certo. Uma pessoa não pode ser julgada por um deslize, um pecado... Mas ao que parece, esse padre (que tantos ainda insistem em idolatrar) não era um pobre pecador que fez um ou outro pecadinho por fragilidade humana. Vê-se neste homem uma opção pelo pecado, uma reiterada queda nos mesmos vícios e isso ao longo de uma vida inteira! Certamente fezboas obras, coisas boas,mas se alguém mata um filho seu e alimenta outros 20, você vai dizer que é uma pessoa boa e idônea? Esperemos que se faça justiça e,lembremos que justiça mesmo vem de Deus.
Anônimo disse…
Justo o que procurava sobre conservadora em bh

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia