Pular para o conteúdo principal

Surpresa no Nordeste: evangélicos estão se convertendo ao judaísmo

Conversões crescem em pequenas cidades do Nordeste, impulsionadas por laços familiares e cursos online sobre o judaísmo.


Nos últimos anos, surgiram comunidades judaicas compostas quase só por convertidos. Muitos são ex-evangélicos.

No Recife, a Synagoga Israelita, fundada em 1926 por imigrantes do Leste Europeu, hoje é frequentada quase só por bnei anussim, descendentes de judeus forçados à conversão durante a Inquisição.

O fenômeno coincide com o aumento de igrejas evangélicas que apoiam Israel e com o interesse por testes genéticos que revelam origens judaicas.

Também cresceu o número de cursos virtuais sobre judaísmo e sobre o papel dos cristãos-novos na história do Brasil.

Em Messejana, periferia de Fortaleza, uma antiga igreja evangélica virou a sinagoga Beitel. O templo, com estrelas de Davi na fachada, foi fundado em 2014.

Judia na
Synagoga
Israelita do
Recife, hoje
frequentada
quase
exclusivamente
pela comunidade
bnei anussim.


O cantor litúrgico Flávio Santos, negro e ex-evangélico, lidera a comunidade. Ele conta que o grupo estudou o Antigo Testamento, passou pelo judaísmo messiânico e, em 2018, adotou o judaísmo ortodoxo.

Flávio acredita ter raízes judaicas. Descobriu sinais nas práticas da avó alagoana, como banhos na sexta à tarde e o hábito de não apontar para estrelas. Para ele, essas tradições guardavam vestígios do shabat e do medo da Inquisição.

Hoje, a sinagoga Beitel tem 45 membros convertidos. As orações seguem a orientação de um rabino em Israel.

O retorno ao judaísmo no Nordeste começou nos anos 1960, com católicos que buscavam reconectar-se à fé dos antepassados.

Os primeiros eram chamados de "marranos", termo pejorativo herdado da Inquisição. O movimento atual difere por reunir ex-evangélicos e criar comunidades autônomas.

Pesquisas apontam que o fenômeno se espalha. Em 2021, o Samuel Neamen Institute, de Israel, estimou 30 mil conversões no Brasil entre os bnei anussim.

Há ainda cerca de 4 milhões de brasileiros com origem judaica que nunca se converteram.

A Confederação Israelita do Brasil calcula 120 mil judeus no país. Especialistas acreditam que o número de convertidos já ultrapassa as estatísticas oficiais.

O escritor pernambucano Jacques Ribemboim estima que só o Nordeste possa ter dezenas de milhões de descendentes de judeus ibéricos.

"Há uma vontade crescente de retomar a prática judaica", diz Ribemboim.

Em Campina Grande, na Paraíba, o historiador Aldrey Ribeiro lidera a sinagoga Branca Dias, fundada por convertidos.

O nome homenageia uma mulher condenada pela Inquisição no século 16 por manter práticas judaicas em segredo.

Aldrey afirma que seu grupo é diverso. Metade é de esquerda, metade de direita. Ele defende que palestinos também tenham um Estado, posição incomum entre judeus israelenses.

Para o historiador, os bnei anussim são herdeiros da "era de ouro do judaísmo", quando judeus, cristãos e muçulmanos conviviam na Península Ibérica.

"Sabemos dialogar com as diferenças", diz ele.

O documentário “Os novos judeus do Nordeste: a tribo perdida do sertão”, da BBC News Brasil, mostra essa transformação. A equipe percorreu mais de mil quilômetros em quatro estados para registrar o movimento.

Comentários

Não acho tão surpreendente. No Brasil existe muito pouca informação sobre tradições que não sejam de origem abraâmica, africana ou kardecista, o que limita muito as opções.

O Cristianismo cresceu de forma agressiva com os movimentos neopentecostais nas últimas décadas, mas ao fazê-lo causou consideráveis e necessários questionamentos e desorientação, à medida que a relutância em perceber as evidentes e graves falhas de muitas das suas lideranças começou a diminuir.

Um dos resultados é o fenômeno dos "desigrejados". Mas é psicologicamente árduo se apresentar como tal; nada mais natural do que a busca por alternativas um pouco menos suspeitas do que as igrejas do Mandato dos Sete Montes.

Suspeito que muita gente cansou de se sentir refém dos espasmos verbais e pseudo-morais deste ou daquele pastor interesseiro. Na falta de estrutura social para considerar seriamente, digamos, o shamanismo ou o Hinduísmo, o Judaísmo acaba sendo uma opção natural. Ajuda que nele há tanta ênfase em solidariedade interna genuína.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

O incrível padre Meslier. Ateu enrustido, escreveu contundentes críticas ao cristianismo e a Jesus

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Feliciano na presidência da CDHM é 'inaceitável', diz Anistia

Feliciano disse que só sai da comissão se morrer A Anistia Internacional divulgou nota afirmando ser “inaceitável” a escolha do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, para a presidência da CDHM (Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara), por ter "posições claramente discriminatórias em relação à população negra, LGBT e mulheres". "É grave que ele tenha sido alçado ao posto a despeito de intensa mobilização da sociedade em repúdio a seu nome", diz. Embora esteja sendo pressionado para renunciar inclusive pelo seu próprio partido, Feliciano declarou no fim de semana que só morto deixará a presidência da comissão. O seu mandato no órgão é de dois anos. A Anistia manifestou a expectativa de que os deputados “reconheçam o grave equívoco cometido” e  “tomem imediatamente as medidas necessárias” para substituir o deputado. “[Os integrantes da comissão] devem ser pessoas comprometidas com os direitos humanos” que tenham “trajetórias públi...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

'Não é justo o eterno julgamento de Xuxa por um filme do passado'

por Arlindo Moreira a propósito de TJ mantém veto ao filme em que Xuxa interpreta uma pedófila A cabeça de todo mundo muda com o tempo. E junto mudam as oportunidades. Foi o que aconteceu com Xuxa. Agora, temos que ver que é um filme, uma história roteirizada pro cinema e que atores de peso também participaram do projeto. Acredito que nada tenha sido feito sem que a Justiça na época soubesse, senão todo mundo tinha sido preso. Não concordo com esse eterno julgamento à apresentadora Xuxa. Todo mundo certamente faria o mesmo, isso é a verdadeira hipocrisia. Quando se participa de um projeto artístico, cinema, teatro, ou qualquer outro, tem-se contratos, diretores, afins. Não é justo incriminar uma modelo iniciante que se deu bem na vida através de sua criatividade e determinação fazendo o bem às pessoas. Essa atitude parece muito com a atitude nazista de "matar" os judeus por serem mais bem sucedidos do que os alemães (e por não serem católicos). À época, ela não...

Rabino da Congregação Israelita Paulista é acusado de abusar de mulheres

Padre do Paraná se masturba diante de menina de 13 anos

A Polícia Rodoviária prendeu na quarta-feira (2) o padre Reginaldo Antonio Ghergolet (foto), 37, da Diocese de Jacarezinho (PR), por ter se masturbado diante de uma menina de 13 anos em Ribeirão do Pinhal.

'Pessoa sem fé se torna muito só', afirma Christiane Torloni

Atriz diz que segue  preceitos  do budismo Ao falar que é católica por formação e que segue os “preceitos” do budismo, a   atriz Christiane Torloni (foto) afirmou que “sem fé a pessoa se torna muito só”.  “Leio a palavra de Cristo e acredito que ele e o Buda são duas manifestações de muita luz para o ser humano”, disse à coluna de Sonia Racy, no Estadão. Torloni comparou a vida a uma gincana. “É como uma novela”, afirmou. “Os budistas têm um termo muito bom para isso: rigor de continuidade.” Aos 54 anos, a atriz disse que o envelhecimento “traz benefícios incríveis para a alma e a sabedoria”. Tweet ‘Energia espiritual’ tem ajudado Gianecchini, diz médium setembro de 2011