Pular para o conteúdo principal

A identidade religiosa e linguística dos judeus. O que é preciso saber para entender

Os judeus modernos descendem da mistura de múltiplas populações, não vêm, portanto, apenas dos antigos hebreus da diáspora


Juan Signes Codoñer
professor de Filologia Grega, Universidade Complutense de Madrid

Em 1830, o viajante e jornalista alemão Jakob Philipp Fallmerayer afirmou que “a raça helênica está hoje extinta na Europa” e que “nem uma única gota de sangue helênico puro e sem mistura corre nas veias da população cristã da atual Grécia”.

Ao fazê-lo, destruiu o mito da continuidade “racial” entre os gregos antigos e os modernos, favorecido pelos românticos europeus que apoiaram a independência da Grécia do Império Otomano.

Fallmerayer sem dúvida teve motivações políticas, pois era um defensor da causa otomana. Mas hoje é evidente que os gregos modernos descendem da mistura de múltiplas populações que se tornaram helenizadas ao longo dos séculos na área do Mediterrâneo oriental. Também que boa parte dos turcos modernos não descende das estepes da Ásia Central, mas sim dos antigos gregos convertidos ao Islã.

Devemos aplicar uma visão semelhante aos Judeus modernos e parar de apresentá-los como descendentes diretos dos antigos Hebreus da Diáspora. O problema é complexo, mas não deve ser colocado em termos de sangue ou de genealogia, pois isso levaria a situações paradoxais. Por exemplo, muitos judeus e cristãos do Médio Oriente que se converteram ao Islã são antepassados dos palestinianos modernos.

Limitar-me-ei aqui a fazer algumas considerações rápidas sobre os judeus helenófonos, hoje um grupo muito minoritário em comparação com os Ashkenazi ou Sefarditas que, no entanto, há séculos constituíam uma comunidade dinâmica espalhada por grandes áreas do Mediterrâneo.

Do hebraico para o grego

A identidade judaica foi preservada durante séculos no Oriente Mediterrâneo através da religião. Este utilizou os textos sagrados hebraicos e toda a tradição interpretativa das leis (especialmente o Talmud) como base comunitária. O hebraico, a língua sagrada, tinha de ser aprendido porque as comunidades judaicas falavam naturalmente outras línguas. Entre eles, com destaque, o grego.

                                                                  
Alexandre, o Grande, vestido como
imperador bizantino, recebe uma
delegação de rabinos na iluminura
de um manuscrito bizantino do 'Romance
de Alexandre' datado do século XIV e
preservado em San Giorgio dei Greci (Veneza)

Já no século III a.C. e. C., a comunidade judaica do Egito traduziu o Antigo Testamento para o grego para usá-lo devido à falta de conhecimento que muitos de seus membros tinham do hebraico. O conflito repetiu-se nos tempos do imperador Justiniano (527–565), que, no seu Romance 146, escreveu:

“Devido aos pedidos que os judeus nos dirigiram, aprendemos que alguns deles apenas se apegam à língua hebraica e querem usá-la para ler os livros sagrados, enquanto outros consideram necessário acrescentar a língua grega e têm disputado sobre essa questão entre eles há muito tempo.

O imperador, logicamente, autorizou o uso da língua grega na sinagoga.

Entre ambos os episódios, decorreram quase 900 anos em que os judeus do Oriente comunicaram em grego e alguns, como Fílon de Alexandria, escreveram os seus escritos nesta língua. A pregação de Paulo, judeu de origem, também foi feita em grego.

Após a cristianização do império, encontramos até sinagogas nos séculos V-VI, como a de Beit She'an na Galileia ou a de Dura Europos na Síria, que utilizam imagens tal como os gregos faziam nos seus templos.

Judeus e Romanos

Quando o Império Romano foi helenizado e convertido no que hoje chamamos de Bizâncio, processo iniciado justamente por Justiniano, os judeus helenófonos começaram a ser considerados “romaniitas”. Até a queda de Constantinopla em 1453 eles usaram o grego como língua nativa e se misturaram com a população local.

Sem dúvida houve guetos e perseguições à comunidade judaica (há abundante legislação imperial que o prova e não faltam notícias de perseguições nas fontes). Imperadores como Justiniano I (527–565), Heráclio (610–641), Leão III (717–741) e Basílio I (867–886) foram especialmente ativos na perseguição e conversão forçada de judeus. No entanto, isto não impediu a interação entre comunidades e não só os judeus de se converterem a outras religiões (devido à pressão das autoridades), mas também as comunidades não judias, de diversas origens, de se converterem ao judaísmo:

— Os Khans do Império Cazar, que dominavam parte do Cáucaso e da atual Ucrânia, converteram-se ao judaísmo entre os séculos VIII e IX, o que lhes deu uma identidade própria em comparação com os povos cristãos e muçulmanos com os quais mantinham contato e suspeitavam que seus motivos não eram exclusivamente religiosos.

— Apesar da sua origem turca, os Jans passaram a usar o hebraico na sua chancelaria e mantiveram correspondência com Hasday Ibn-Shaprut, um médico e diplomata judeu na corte califal de Córdoba no século X. Sabemos que o imperador Constantino VII Porfirogénito (912-959), que enviou várias embaixadas a Al-Andalus, facilitou aqueles contatos que passavam necessariamente por Constantinopla.

— Benjamim de Tudela, um viajante judeu que percorreu o Império Bizantino no século XII, escreveu na crônica da sua viagem pela Valáquia (a zona montanhosa do Épiro, nos Balcãs) que os nomes dos seus habitantes “são de origem judaica e que alguns até dizem serem judeus, uma nação que chamam de irmã. Quando encontram um israelita, roubam-no, mas nunca o matam, como fazem com os gregos.”

— Esta descrição pode parecer chocante e até absurda, mas é um indício de que a permeabilidade entre crenças era maior nas áreas marginais do Império.

— Também curiosa é a descrição feita por uma crônica Constantinopolitana do século X, a chamada Continuação da Crônica de Teófanes (“Teófanes Continuatus”), das crenças religiosas do imperador Miguel II de Amório (820–829), que supostamente iconoclastia professada, isto é, a rejeição de imagens religiosas.

Segundo esta fonte, o imperador é descrito como membro da seita dos Atinganos (os “intocáveis”), cujos líderes eram judeus e cujos seguidores seguiam a lei de Moisés.

O mundo medieval não era menos multicultural e multiétnico do que pode ser hoje. As grandes migrações de povos ocorreram neste período. Os judeus não estavam imunes a estas misturas e apresentá-los hoje como descendentes sanguíneos dos antigos hebreus tem tão pouca base histórica como no caso grego.

O antissemitismo não pode ser combatido com argumentos de identidade baseados no sangue, uma vez que identidades antigas, como a judaica e a grega, são construídas culturalmente, com língua e religião, e não com “raça”. Estes apelos à raça servem apenas para criar falsas legitimidades históricas como aquela que está na base do sionismo moderno e do seu projeto de colonização da Palestina, um projeto que é basicamente europeu e não semita.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Padre afirmava que primeiros fósseis do Brasil eram de monstros bíblicos, diz livro de 1817

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

'Meu filho gay não representa nenhuma ameaça à humanidade'

por Paulo R. Cequinel  em resposta a um leitor no post Milhares de europeus católicos e protestantes pedem desbatismo Para que as coisas todas fiquem sempre muito claras, prezado Jefferson, devo dizer que meu filho mais novo é gay e que decidiu viver sua sexualidade abertamente. Como pai tenho o dever incontornável de, enquanto eu estiver por aqui, defender os valores, a honra, a imagem e a vida do meu menino. Eu, imoral? Meu filho, imoral e anticristão? A cada 36 horas uma pessoa LGBTT é assassinada neste país, e uma das razões, a meu juízo, é a evidente legitimação social que a LGBTT-fobia de origem religiosa empresta aos atos de intolerância e de violência contra essas pessoas que são, apenas, diferentes. Meu filho não ameaça nenhuma família ou a humanidade, como proclamou o nazistão do B16 recentemente. Aos 18, estuda muito, já trabalha, é honesto, é amoroso, é respeitado por seus companheiros de escola (preside o grêmio estudantil) e é gay, e não se esconde, e não

Alunos evangélicos de escola de Manaus recusam trabalho de cultura africana

Comissão vai apontar religiosos que ajudaram a ditadura

Pinheiro disse ser importante revelar quem colaborou com os militares A Comissão Nacional da Verdade criou um grupo para investigar padres, pastores e demais sacerdotes que colaboraram com a ditadura militar (1964-1985), bem como os que foram perseguidos. “Os que resistiram [à ditadura] são mais conhecidos do que os que colaboraram”, afirmou Paulo Sérgio Pinheiro (foto), que é o coordenador desse grupo. “É muito importante refazer essa história." Ele falou que, de início, o apoio da Igreja Católica ao golpe de Estado “ficou mais visível”, mas ela rapidamente se colocou em uma “situação de crítica e resistência.” O bispo Carlos de Castro, presidente do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo, admitiu que houve pastores que trabalharam como agentes do Dops, a polícia de repressão política da ditadura. Mas disse que nenhuma igreja apoiou oficialmente os militares. No ano passado, a imprensa divulgou o caso do pastor batista e capelão Roberto Pontuschka. De dia ele co

Milagrento Valdemiro Santiago radicaliza na exploração da fé

Pastor homofóbico vai presidir Comissão de Direitos Humanos

Feliciano ficou famoso por seus twitters preconceituosos O pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) vai ser o próximo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Feliciano é conhecido por suas afirmações homofóbicas e preconceituosas. Em 2011, no Twitter, ele escreveu que os resultados de um relacionamento amoroso entre duas pessoas do mesmo sexo são ódio, crime e rejeição. A comissão tem sido presidida por um deputado do PT, mas agora o partido cedeu o cargo para o PSC (Partido Social Cristão), que é da base de apoio do governo. O PSC ainda não anunciou oficialmente a indicação de Feliciano, mas o pastor-deputado confirmou ao Estadão que a escolha do seu nome já foi decidida. A igreja de Feliciano é a Ministério de Avivamento, de Orlândia (SP). Ele dedica a maior parte do seu tempo, como pastor e deputado, a combater o movimento gay pela igualdade de direitos. Em 2012, por exemplo, ao participar do Congresso dos Gideões Missionários de

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Comentaristas da Jovem Pan fazem defesa vergonhosa do cristianismo bolsonarista

Pastora Sarah Sheeva fala da época em que era 'cachorrete'

Sarah Sheeva (foto), 39, contou um pouco sobre como era a sua vida de “cachorrete”, de acordo com seu vocabulário, quando acabou o seu casamento. “Eu era igual a sabonete de rodoviária”, disse. “Eu passava de mão em mão e era arrogante quando falava dos meus pecados.” Nesta época, foi ninfomaníaca.