Pular para o conteúdo principal

Objeto mais brilhante do Universo consome um Sol por dia

Trata-se de um buraco negro cercado pelo maior disco de matéria já descoberto; é identificado como J0529-4351


Christian Wolf
professor associado de astronomia e astrofísica, Universidade Nacional Australiana

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

Os cientistas não têm nenhuma evidência sobre as verdadeiras condições do Inferno, talvez porque ninguém jamais tenha retornado para contar a história. 

O Inferno tem sido imaginado como um lugar extremamente desconfortável, quente e hostil às formas corpóreas da vida humana.

Mas, graças a um enorme levantamento astronômico de todo o céu, descobrimos agora o que pode ser o lugar mais infernal do Universo.

O objeto está a mais
de 12 bilhões de
anos-luz de distância
da Terra

Em um novo artigo na revista Nature Astronomy, descrevemos um buraco negro cercado pelo maior e mais brilhante disco de matéria já descoberto. O objeto, chamado J0529-4351, é, portanto, também o objeto mais brilhante encontrado até agora no Universo.

Buracos negros supermaciços

Os astrônomos já encontraram cerca de um milhão de buracos negros supermaciços de crescimento rápido em todo o Universo, do tipo dos que ficam no centro das galáxias e têm a massas de milhões ou bilhões de vezes a do Sol.

Para crescer rapidamente, estes buracos negros puxam estrelas e nuvens de gás de suas órbitas estáveis e as arrastam para um anel de material em órbita chamado “disco de acreção”. Uma vez lá, muito pouco material escapa; o disco é um mero padrão de retenção para o material que logo será devorado pelo buraco negro.

O disco é aquecido por atrito à medida que o material nele contido colide entre si. Se juntar material suficiente, o brilho do calor fica tão intenso que ofusca milhares de galáxias e torna o frenesi de alimentação do buraco negro visível para nós na Terra, a mais de 12 bilhões de anos-luz de distância.

Crescimento mais rápido

Uma foto um tanto ruidosa de um disco branco brilhante e um pequeno ponto avermelhado contra um fundo escuro.

O objeto mais brilhante do Universo: J0529-4351 é um disco brilhante de matéria ao redor de um buraco negro supermaciço, e é 500 trilhões de vezes mais brilhante que o Sol (o ponto vermelho é uma estrela na nossa vizinhança cósmica) Dark Energy Camera Legacy Survey DR10 / Nature Astronomy, CC BY-SA

O disco de acreção do J0529-4351 emite uma luz que é 500 trilhões de vezes mais intensa do que a do nosso Sol. Essa quantidade impressionante de energia só pode ser liberada se o buraco negro consumir cerca de um Sol de material todos os dias.

Ele também já deve ter uma grande massa. Nossos dados indicam que o J0529-4351 tem de 15 a 20 bilhões de vezes a massa do nosso Sol.

Não é preciso ter medo de tais buracos negros. A luz desse monstro levou mais de 12 bilhões de anos para chegar até nós, o que significa que ele teria parado de crescer há muito tempo.

No Universo próximo, vemos que, atualmente, os buracos negros supermaciços são, em sua maioria, gigantes adormecidos.

Perdendo o controle

A era do frenesi de alimentação dos buracos negros acabou porque o gás que flutua nas galáxias foi, em sua maior parte, transformado em estrelas. E, depois de bilhões de anos, as estrelas se organizaram em padrões ordenados: elas estão, em sua maioria, em órbitas longas e perfeitas ao redor dos buracos negros que ficam nos núcleos de suas galáxias.

Mesmo que uma estrela mergulhasse repentinamente em direção ao buraco negro, ela provavelmente realizaria uma manobra de estilingue e escaparia novamente em uma direção diferente.

O J0529-4351 é um disco
brilhante de matéria ao
redor de um buraco negro
supermaciço, e é 500 trilhões
de vezes mais brilhante que
o Sol (o ponto vermelho é
uma estrela na nossa
vizinhança cósmica)
Dark Energy Camera Legacy Survey DR10
Nature Astronomy
, CC BY-SA

Sondas espaciais usam manobras de estilingue gravitacional como essa para obter um impulso de Júpiter e chegar a partes do Sistema Solar de difícil acesso. Mas imagine se o espaço estivesse mais lotado e nossa sonda se deparasse com uma que estivesse vindo na direção oposta: as duas se chocariam e explodiriam em uma nuvem de detritos que cairia rapidamente na atmosfera de Júpiter.

Essas colisões entre estrelas eram comuns na desordem do Universo jovem, e os buracos negros foram os primeiros beneficiários do caos.

Discos de acreção, uma zona proibida

Os discos de acreção são portais para um lugar de onde nada retorna, mas também são profundamente hostis à vida em si. Eles são como células de tempestade gigantes, cujas nuvens brilham a temperaturas que chegam a várias dezenas de milhares de graus Celsius.


As nuvens estão se movendo cada vez mais rápido à medida que se aproximam do buraco negro, e as velocidades podem chegar a 100 mil quilômetros por segundo. Em um segundo, elas se movem tão longe quanto a Terra se move em uma hora.

O disco em torno de J0529-4351 tem sete anos-luz de diâmetro. Isso é uma vez e meia a distância do Sol até sua estrela vizinha mais próxima, Alfa Centauri.

Por que só agora?

Se essa é a coisa mais brilhante do Universo, por que só foi detectada agora? Em resumo, porque o Universo está cheio de buracos negros brilhantes.

Telescópios ao redor do mundo produzem tantos dados que os astrônomos usam ferramentas sofisticadas de aprendizado de máquina para analisar todos eles. O aprendizado de máquina, por sua natureza, tende a encontrar coisas que são semelhantes às que já foram encontradas antes.

Isso faz com que o aprendizado de máquina seja excelente para encontrar discos de acreção comuns ao redor de buracos negros — cerca de um milhão foram detectados até o momento —, mas não tão bom para detectar exceções como o J0529-4351.

Em 2015, uma equipe chinesa quase não detectou um buraco negro de crescimento notavelmente rápido escolhido por um algoritmo porque parecia muito extremo para ser real.

Em nosso trabalho recente, nosso objetivo era encontrar todos os objetos mais extremos, os buracos negros mais luminosos e de crescimento mais rápido. Por isso, evitamos usar ferramentas de aprendizado de máquina que fossem orientadas por muito conhecimento prévio. Em vez disso, usamos métodos mais antiquados para pesquisar novos dados que abrangiam todo o céu, com excelentes resultados.

Nosso trabalho também dependeu da atual parceria de 10 anos da Austrália com o Observatório Europeu do Sul (ESO), uma organização financiada por vários países europeus com uma enorme variedade de instalações astronômicas.

> Este artigo foi originalmente publicado em Inglês.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Professor obtém imunidade para criticar criacionismo nas aulas

A Corte de Apelação da Califórnia (EUA) decidiu que um professor de uma escola pública de Mission Viejo tem imunidade para depreciar o criacionismo, não podendo, portanto, ser punido por isso. A cidade fica no Condado de Orange e tem cerca de 94 mil habitantes. Durante uma aula, o professor de história James Corbett, da Capistrano Valley High School, afirmou que o criacionismo não pode ser provado cientificamente porque se trata de uma “bobagem supersticiosa”. Um aluno foi à Justiça alegando que Corbett ofendeu a sua religião, desrespeitando, assim, a liberdade de crença garantida pela Primeira Emenda da Constituição. Ele perdeu a causa em primeira instância e recorreu a um tribunal superior. Por unanimidade, os três juízes da Corte de Apelação sentenciaram que a Primeira Emenda não pode ser utilizada para cercear as atividades de um professor dentro da sala de aula, mesmo quando ele hostiliza crenças religiosas. Além disso, eles também argumentaram que o professor não ...

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Aluno com guarda-chuva se joga de prédio e vira piada na UERJ

"O campus é depressivo, sombrio, cinza, pesado" Por volta das 10h de ontem (31 de março de 2001), um jovem pulou do 11º andar do prédio de Letra da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e virou motivo de piadinhas de estudantes, no campus Maracanã e na internet, por ter cometido o suicídio com um guarda-chuva. Do Orkut, um exemplo: "Eu vi o presunto, e o mais engraçado é que ele está segurando um guarda-chuva! O que esse imbecil tentou fazer? Usar o guarda-chuva de paraquedas?" Uma estudante de primeiro ano na universidade relatou em seu blog que um colega lhe dissera na sala de aula ter ouvido o som do impacto da queda de alguma coisa. Contou que depois, de uma janela do 3º andar, viu o corpo. E escreveu o que ouviu de um estudante veterano: “Parabéns, você acaba de ver o seu primeiro suicídio na UERJ.” De fato, a morte do jovem é mais uma que ocorre naquele campus. Em um site que deu a notícia do suicido, uma estudante escreveu: “O campus é depressivo, s...

Seleção feminina de vôlei não sabe que Brasil é laico desde 1891

Título original: O Brasil é ouro em intolerância Jogadoras  se excederam com oração diante das câmeras por André Barcinski para Folha Já virou hábito: toda vez que um time ou uma seleção do Brasil ganha um título, os atletas interrompem a comemoração para abrir um círculo e rezar. Sempre diante das câmeras, claro. O mesmo aconteceu sábado passado, quando a seleção feminina de vôlei conquistou espetacularmente o bicampeonato olímpico em cima da seleção norte-americana, que era favorita. O Brasil é oficialmente laico desde 1891 e a Constituição prevê a liberdade de religião. Será mesmo? O que aconteceria se alguma jogadora da seleção de vôlei fosse budista? Ou mórmon? Ou umbandista? Ou agnóstica? Ou islâmica? Alguém perguntou a todas as atletas e aos membros da comissão técnica se gostariam de rezar o “Pai Nosso”? Ou será que alguns se sentiram compelidos a participar para não destoar da festa? Será que essas manifestações públicas e encenadas, em vez de prop...

Ateus são o grupo que menos apoia a pena de morte, apura Datafolha

No noticiário, casos de pastores pedófilos superam os de padres

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus