Pular para o conteúdo principal

Em beijo boca-boca há troca de 80 milhões de micróbios

Nessa forma de beijo, as bactérias
da saliva de parceiro permanecem
por horas na boca do novo inquilino.
Pode haver transmissão de doenças  


Inácio López-Goni
Membro da Sociedade Espanhola de Microbiologia

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

O contato boca a boca é observado em peixes, pássaros e primatas, mas o beijo íntimo, com contato entre línguas e troca de saliva, parece ser exclusivamente humano e é comum em mais de 90% das culturas.

Por quê?

Alguns autores sugeriram que o beijo íntimo poderia ajudá-lo a avaliar e selecionar emocionalmente seu futuro parceiro com base na sensação química produzida pela saliva.

Outros consideram que o beijo íntimo evoluiu para proteger as mulheres grávidas contra infecções uterinas perigosas causadas por vírus transmitidos através da saliva. A exposição ao vírus antes da gravidez poderia imunizar a mãe e proteger o feto.

Trocamos 80 milhões de bactérias em um beijo íntimo.

Na verdade, não sabemos o motivo pelo qual os humanos se beijam. O que são hipótese em estudo.

Seja para selecionar o nosso parceiro ou para imunizar a mãe, não há dúvida de que os micróbios que residem na boca são numerosos e desempenham um papel importante.

Pesquisadores analisaram os micróbios presentes na boca de 21 casais após um beijo íntimo controlado experimentalmente. 

Eles descobriram que, no beijo, os casais trocam parte da microbiota da língua, e as bactérias do outro permanecem por horas na saliva do novo inquilino.

Eles também observaram que quanto mais beijamos nosso parceiro, mais semelhante será a composição dos micróbios na saliva entre nós. 

Parece óbvio, mas tinha que ser comprovado. Eles até calcularam exatamente quantos beijos são necessários para que o efeito na microbiota da saliva seja mantido: pelo menos nove beijos por dia.

Os pesquisadores calcularam a quantidade de bactérias que trocamos em um beijo. Para isso, prepararam um iogurte com lactobacilos e bifidobactérias previamente marcados e deram para beber a um dos casais. Após um beijo apaixonado que durou apenas dez segundos, eles colheram amostras do “destinatário” e calcularam a quantidade de bactérias do iogurte que haviam passado de um para o outro. 

A conclusão foi que num beijo íntimo de apenas dez segundos conseguimos trocar cerca de 80 milhões de bactérias. Com um beijo não trocamos apenas todo o nosso amor, mas também algo tão íntimo como vários milhões de bactérias.

Microbioma oral

O microbioma oral refere-se à comunidade de microrganismos que habitam a cavidade oral (boca, língua, gengivas e garganta). Inclui milhares de espécies diferentes de bactérias, vírus, fungos e outros organismos unicelulares que formam um ecossistema complexo e dinâmico.

Mais de 700 espécies bacterianas diferentes foram identificadas. A maioria tem efeitos benéficos, como a digestão de certos nutrientes, proteção contra patógenos invasores ou regulação do sistema imunológico local. Apenas alguns são responsáveis ​​por doenças orais — cárie dentária, doença periodontal, halitose (mau hálito), candidíase oral, etc. — e doenças não orais — doenças cardiovasculares, diabetes e doenças respiratórias. 

A presença de alguns patógenos orais, como a bactéria Porphyromonas gingivalis que causa a periodontite crônica, tem sido até associada como fator de risco para a formação de placas amiloides, comprometimento cognitivo e demência típica da doença de Alzheimer.

Herpes

Os microrganismos trocados durante um beijo não são necessariamente prejudiciais. Na maioria dos casos, essa troca não representa um risco significativo para a saúde, desde que as pessoas estejam em boa saúde geral e oral. Mas existem várias doenças infecciosas que podem ser transmitidas por meio de um beijo.

Herpes é um tipo de vírus que pode ser facilmente transmitido pela saliva. Por exemplo, a mononucleose infecciosa (conhecida como doença do beijo) é causada pelo vírus Epstein-Barr e é uma doença muito comum entre adolescentes e adultos jovens. Os sintomas incluem febre, dor de garganta, fadiga extrema e aumento dos gânglios linfáticos.

O herpes labial é transmitido por contato direto, incluindo beijos. Os sintomas incluem bolhas dolorosas ao redor dos lábios ou na boca. E o herpes genital, embora seja mais comumente transmitido através do contato sexual, também pode ser transmitido através do beijo se houver lesões ativas na boca ou ao redor dos lábios.

O citomegalovírus é outro herpes que pode ser transmitido pela saliva. Embora na maioria dos casos não cause sintomas graves, pode representar um risco para pessoas imunocomprometidas ou grávidas, por poder causar complicações muito graves durante a gravidez.

Essa forma de transmissão explica porque é tão elevado o número de pessoas que possuem anticorpos contra este tipo de herpes (prevalência): por exemplo, mais de 70% da população teve contacto com o vírus Epstein-Barr ao longo dos anos.

Cavidades, faringite e gripe

No entanto, existem muitos outros patógenos que podem ser transmitidos por meio de beijos se houver troca de saliva. Entre elas, algumas bactérias como Streptococcus mutans ou Streptococcus pyogenes, que causam cáries ou infecções de garganta e faringite. Mas também bactérias associadas à doença periodontal, como Porphyromonas gingivalis. E, claro, vírus que causam infecções respiratórias, como gripe, vírus sincicial respiratório ou outros vírus do resfriado comum.

Também podemos transmitir alguns tipos de papilomavírus por um beijo. E até fungos como a levedura Candida albicans , que causa a candidíase.

Higiene oral para beijos saudáveis

A dieta, a higiene oral, o tabagismo e o consumo de álcool, o uso de antibióticos e outros medicamentos, a genética e outras condições médicas subjacentes influenciam a composição e a saúde da microbiota oral.

Manter um equilíbrio saudável na microbiota oral é essencial para prevenir doenças e sua transmissão através do beijo. Isso envolve escovação frequente e adequada dos dentes e da língua, aliada ao uso de fio dental e enxaguatório bucal, este último com moderação.

Além disso, visitar regularmente o dentista, limitar o consumo excessivo de açúcar e evitar fumar são a melhor forma de manter uma boca saudável.

E se formos saudáveis, não temos nada com que nos preocupar em partilhar os nossos germes.

> Este artigo foi publicado originalmente em espanhol.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...