Pular para o conteúdo principal

Perseguidos, lobos reaparecem na Europa. Espanha dá exemplo de proteção

Em 10 anos, as matilhas tiveram aumento de 25% no continente, mas a Suíça derrubou restrições à caça, para proteger o gado


HANNA PETTERSSON

pesquisadora associada de pós-doutorado

Centro Leverhulme para Biodiversidade Antropocena
Universidade de York, Reino Unido

The Conversation
plataforma de informação
e análise produzida por 
acadêmicos e jornalistas

Após séculos de perseguição, os lobos estão reaparecendo em muitas partes da Europa. Só na última década, expandiram a sua distribuição em mais de 25% no continente.

Esse ressurgimento foi destacado em setembro de 2023, na sequência de uma declaração controversa de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia. Ela disse: “A concentração de matilhas de lobos em partes da Europa tornou-se um perigo real para o gado e potencialmente também para os seres humanos. Convido as autoridades locais e nacionais a tomarem as medidas necessárias.”

Mas quais são os passos certos a tomar? As decisões recentes dos Estados-Membros da UE não refletem qualquer consenso real sobre a questão.

O Senado suíço, por exemplo, votou para aliviar as restrições à matança dos seus cerca de 200 lobos, a fim de proteger o gado que vagueia livremente nos Alpes. A Espanha, que abriga mais de 2.000 lobos e se orgulha dos seus extensos sistemas de pastoreio, assumiu uma posição oposta.

Com pelagem amarelo-acastanhada,
o lobo-ibérico (Canis lupus signatus)
pesa até 35 kg, mede até 80 cm de
altura e 180 de comprimento

Em 2021, o governo espanhol declarou os lobos estritamente protegidos. O seu objetivo é aumentar a população de lobos em 18% e incentivar os agricultores a implementar medidas de proteção do gado, como a instalação de cercas ou a criação de cães de guarda.

Examinar as motivações de Espanha para a proteção pode fornecer informações sobre o que leva os países a adoptarem abordagens tão diferentes à coexistência.

O que queremos dizer com “coexistência”?

Como parte de uma nova pesquisa que realizei com vários colegas, estudamos como os espanhóis interpretam e vivenciam a convivência com os lobos.

Os nossos resultados revelaram três visões distintas e, até certo ponto, contraditórias sobre o que significa coexistência e como deve ser alcançada:

- Os “tradicionalistas” estão profundamente empenhados nas paisagens, nos meios de subsistência e na biodiversidade que evoluíram em conjunto ao longo de milênios de pastoreio ao ar livre. Consideram que o homem faz parte da natureza e interpreta a convivência como um estado em que o lobo é controlado para não atrapalhar as atividades pastoris.

- Os “protecionistas” gostariam de restaurar a natureza “selvagem” (com um mínimo de influência humana) e acreditam que o lobo catalisaria este processo. Eles veem a coexistência como um estado onde as atividades humanas são controladas para que os lobos possam circular livremente.

- Os “pragmáticos” estão menos apegados a um determinado tipo de natureza do que às relações e ao contexto de cada lugar. Eles veem a coexistência como um estado onde as necessidades dos diferentes grupos (incluindo os lobos) são equilibradas.

A flexibilização ou o reforço da proteção dos lobos passou a representar essas diferentes visões do futuro. Cada um proporciona benefícios a algumas pessoas e à vida selvagem e apresenta desafios a outros. Como resultado, o tema tornou-se profundamente político.

Políticas de conservação dos lobos

Em Espanha, a proposta para proteger os lobos foi apresentada por protecionistas e alinhada com a agenda do governo de esquerda. Podemos, um dos partidos da coligação de esquerda, apresentou uma proposta para a proteção estrita dos lobos em 2016 (enquanto o partido ainda estava na oposição), juntamente com grupos de defesa dos lobos.

Por outro lado, os partidos políticos de direita espanhóis opuseram-se fortemente a ela. Esses partidos tendem a visar os eleitores rurais, para quem o regresso dos carnívoros simboliza o desaparecimento das culturas pastoris.

A proposta foi finalmente aprovada pelo governo com base no “valor científico, ecológico e cultural” dos lobos, critérios em grande parte subjetivos. Por exemplo, poderíamos dizer que a raposa, que não está protegida, tem valores semelhantes. Esses critérios não têm em conta o impacto que medidas rigorosas de proteção dos lobos podem ter noutros valores culturais ou ecológicos, tais como os sistemas de pecuária pastoril.

A decisão da Espanha também foi influenciada pelas opiniões dos protecionistas sobre o estado de conservação do lobo. Uma espécie classificada como tendo um estatuto 'favorável' (que é adequado para garantir a sua sobrevivência a longo prazo) na Diretiva Habitats da UE pode, em certos casos, ser caçada. Contudo, os conservacionistas discordam sobre os critérios e dados em que esse estatuto deve basear-se.

Por exemplo, uma avaliação submetida à Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) em 2018 indica que a população de lobo ibérico é grande, estável e está em lenta expansão. Em contraste, um relatório divulgado por um grupo de defesa dos lobos em 2017 afirmou que houve mais lobos mortos do que lobos nascidos em Espanha naquele ano.

Este último relatório foi acusado de ser tendencioso e não científico. No entanto, isso não impediu o Ministério do Ambiente espanhol de utilizar este relatório para reclassificar o estado de conservação dos lobos de “favorável” (como em relatórios anteriores) para “desfavorável”. Por outras palavras, a informação foi interpretada, selecionada e apresentada de uma forma que justifica uma proteção acrescida.

O governo sueco, liderado por uma coligação de direita desde 2022, procura alcançar o oposto. Ele ordenou que a Agência de Proteção Ambiental examinasse se o limite estabelecido para um status favorável, fixado em um mínimo de 300 em 2019, poderia ser reduzido para justificar um aumento nos abates de lobos.

De que natureza estamos falando?

Para reduzir a divisão política entre a proteção e a perseguição dos lobos, bem como entre a restauração de paisagens “selvagens” e pastoris, é necessário reavaliar a forma como as decisões são tomadas e como as provas são consideradas.

A ciência desempenha um papel crucial na avaliação de diferentes opções políticas e das suas consequências, tais como o efeito de um aumento da população de lobos no comportamento de ovelhas ou veados. Mas não pode determinar o curso de ação “correto”. Esta escolha depende do que as pessoas, o gado e a vida selvagem de um determinado local necessitam para viver bem. Em outras palavras, o contexto é importante.

Na maioria dos casos, a questão não é escolher “isto ou aquilo”, mas sim como conseguir “um pouco de tudo”. Conciliar diferentes interesses e encontrar um caminho a seguir requer a participação pública e, geralmente, a mediação profissional. Estas são as ações que a Comissão Europeia deveria incentivar nos Estados-Membros.

Tendo isto em mente, é preocupante que o pragmatismo seja largamente negligenciado no debate. Em última análise, a coexistência sustentável entre humanos e lobos não depende de os lobos serem caçados ou protegidos, ou mesmo do tamanho da população de lobos. Pelo contrário, depende de como essas decisões são tomadas.

• Pesquisadores descobrem na Mata Atlântica nova borboleta. E ela já está ameaçada de extinção

• Mudanças climáticas ameaçam mais de 90% das comunidades de mamíferos da Caatinga

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica