Pular para o conteúdo principal

Vídeo: época da caça às bruxas também foi de perseguição aos ateus, diz estudioso

Na Europa dos séculos 16 e 17, quando se punia quem supostamente tinha conexão com o "sobrenatural do mal", também houve perseguição àqueles que afirmavam não acreditar em sobrenatural algum


Em 1592, a Espanha criou uma lei que criminalizava o ateísmo por ter sido considerado uma força maligna. Em 1594, Lisboa divulgou o édito [declaração pública oficial] de fé do rei Filipe II que julgava como herege quem colocasse em dúvida a existência do Paraíso ou do Inferno. Em 1677, o Parlamento da Inglaterra incluiu o ateísmo na lista das ofensas capitais, como assassinato e traição, com pena de morte.
 
Esses são dois dos exemplos que o professor de história Ricardo Oliveira da Silva destaca em seu livro "Espectro do Ateísmo: Construções de uma Alteridade Antagônica na História do Brasil" sobre como a perseguição aos ateus na Europa se refletiu no Brasil, com consequências que perduram até hoje.

O estudioso conta que os ateus entraram no radar da intolerância nos séculos 16 e 17, quando a caça às bruxas pela Santa Inquisição levava mulheres para tribunais e fogueiras.

Em meio aos conflitos entre católicos e protestantes, foi nessa época de exacerbação religiosa em que ocorreu o resgate do sentido pejorativo de ser ateu. Tratava-se, para os reinados, de oposição política inadmissível porque os monarcas governavam em nome de Deus.

Doutor em história, Silva tem se aprofundado em seus estudos sobre ateísmo no Brasil, tornando-se em uma referência. É autor também de O Ateísmo no Brasil: os sentidos da descrença nos séculos XX e XXI.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso

Documentário relata abusos sexuais do autor dos mosaicos do Santuário de Aparecida