Pular para o conteúdo principal

Papa aceita renúncia de bispo de diocese polonesa onde houve orgia gay

A imprensa divulgou que um garoto de programa desmaiou no apartamento de um padre após uma overdose de pílulas para disfunção erétil


NATIONAL CATHOLIC REPORTER
jornalismo católico feito por leigos
 
O papa Francisco aceitou ontem (24) a renúncia de um bispo polonês cuja diocese foi abalada por relatos de uma orgia gay envolvendo um garoto de programa em um apartamento de um padre.

O Vaticano não deu uma razão para a renúncia de dom Grzegorz Kaszak à frente da diocese de Sosnowiec, no sudoeste da Polônia. Com 59 anos, ele está vários anos abaixo da idade normal de aposentadoria de 75 anos.

A sua diocese esteve sob os holofotes por mais de um mês depois que um de seus padres foi colocado sob investigação criminal por supostamente ter organizado uma orgia gay em seu apartamento em Dabrowa Gornicza.

A imprensa polonesa relatou que um garoto de programa desmaiou após uma overdose de pílulas para disfunção erétil.

Não se sabe se Kaszak saiu
espontaneamente ou se foi
pressionado a deixar a diocese
FOTO: DIECEZJA SOSNOWIECKA

Um promotor disse que o padre é suspeito de "não prestar assistência a uma pessoa em risco de vida", por supostamente ter tentado impedir que a polícia e paramédicos entrassem no apartamento.

Três semanas após o escândalo ter eclodido, Kaszak emitiu uma declaração pedindo aos padres da diocese que fizessem penitência e incentivando orações pelos "padres feridos e envergonhados". No entanto, ele deixou claro que o padre envolvido no escândalo seria punido pela Igreja se fosse condenado, porque "não há consentimento para o mal moral".

"Qualquer pessoa considerada culpada será punida de acordo com o Código de Direito Canônico, independentemente do veredito do tribunal civil. E lamento muito por todos aqueles que foram afetados e profundamente entristecidos ou até escandalizados pela situação em Dabrowa Gornicza", escreveu em 23 de setembro.

Não ficou imediatamente claro se Kaszak ofereceu sua renúncia ou se foi pressionado a renunciar. Ainda assim, a velocidade com que Francisco o removeu foi incomum. Kaszak havia sido nomeado bispo em 2009, após ter servido brevemente como o número 2 no escritório da família do Vaticano.

O padre em questão não foi acusado. O jornal polonês Rzeczpospolita citou uma declaração que ele emitiu logo após o escândalo, negando que tenha impedido paramédicos de acessar seu apartamento e questionando a definição de "orgia".

"Eu percebo isso como um ataque óbvio contra a Igreja, incluindo o clero e os fiéis, a fim de humilhar sua posição, tarefas e missão", disse o padre, de acordo com a citação.

A Igreja Católica polonesa tem sido abalada por vários anos por alegações de abuso sexual de menores envolvendo o clero, escândalos que levaram à renúncia forçada de vários bispos e mancharam a reputação da Igreja na terra natal de São João Paulo II.

• Jornal diz que orgia gay ocorria com frequência no Vaticano

• Grupo católico rastreia apps de namoro gay para denunciar padres

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento