Pular para o conteúdo principal

Justiça não tem 'bom senso' ao suspender leitura bíblica, diz vereador

Presidente da Câmara de Engenheiro Coelho disse que vai recorrer a deputados contra a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo 


O presidente da Câmara Municipal de Engenheiro Coelho (SP), Paulo César Scholl (PSDB), lamentou a decisão judicial que impede a leitura da Bíblia no início das sessões, porque, segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, tal prática ofende o Estado laico.

Na sessão do dia 8 de maio, o vereador, mesmo admitindo que a laicidade de Estado é uma determinação constitucional, disse não ter havido por parte da Justiça "bom senso" porque a leitura da Bíblia é de "grande proveito" para todos.

Scholl informou que vai conversar com deputados para tentar reverter a decisão, desconhecendo, aparentemente, que há outras sentenças vetando o proselitismo religioso em câmaras municipais.

O Tribunal de Justiça de São Paulo julgou como inconstitucional o trecho do regimento interno da Câmara de Engenheiro Coelho que instituía a "leitura da Bíblia Sagrada".

Por unanimidade, os desembargadores seguiram o voto da relatora do caso, Márcia Dalla Déa Barone, para quem o direito de liberdade de religião previsto na Constituição não significa que os parlamentares possam impor uma crença em suas sessões.

Para Eduardo Banks, militante da separação entre Igreja e Estado, o vereador Scholl tenta resistir a uma decisão judicial provavelmente para agradar o eleitorado religioso.

Foi uma iniciativa de Banks que, ao encaminhar representação ao Ministério Público, deu início ao processo que culminou no veto ao proselitismo cristão na Câmara daquela cidade paulista.

Comentários

CBTF disse…
Ele só recorre das decisões judiciais pois é com o dinheiro do povo, deveria pagar com o bolso dele. O triste é que Engenheiro Coelho é uma cidade que falta tudo, não tem nem hospital e agora o político vai pra Brasília pra pedir pra poder fazer culto antes das sessões e ainda fala que não teve bom senso, só se for da parte dele.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Cientistas brasileiros e mexicanos descobrem pequena espécie de morcego

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Um em cada 4 brasileiros não tem acesso à coleta de esgoto, mostra IBGE

Padres afirmam que rezam para que papa Francisco vá logo para o céu

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Padre autor do mosaico de Aparecida é acusado de invocar a Trindade para ter sexo a três

Quatro séculos tentando provar a existência de Deus. E fica cada vez mais difícil

'Matem todos porque o Senhor conhece aqueles que são seus!' França, 22 de julho de 1209

Igrejas católicas alemãs estão sendo derrubadas. É a demolição da própria religião