Pular para o conteúdo principal

Câmara de São Carlos têm de respeitar Estado laico, apura consulta

Casa legislativa é usado para fins religioso

Consulta online promovida pela Câmara Municipal de São Carlos (SP) deu maioria (82,69%) de votos à separação entre Igreja e Estado, de acordo com o artigo 19 da Constituição, que institui o Brasil como país laico.

Para 66,67%, não deve haver no início das sessões da Câmara leitura de trechos bíblicos.

A questão da existência de um crucifixo no plenário está praticamente dividida: 51,28% são contra e 48,72% a favor.

São Carlos tem mais de 250 mil habitantes e fica a 231 km de São Paulo.

Crucifixo "preside"
a Câmara de
São Carlos

A consulta foi proposta pelo vereador Djalma Nery (PSOL) e realizada no período de 7 de abril a 6 de maio.

Em outubro de 2021, Nery apresentou projeto de lei para substituir a leitura da Bíblia por um trecho da Constituição ou do Tratado Internacional de Direitos Humanos, mas ele recuou diante da pressão de religiosos.

Ele espera que o resultado da consulta possa manter o assunto em discussão.

Embora a separação entre Estado e Igreja seja constitucional, os governos (federal, estaduais e municipais) permitem que as religiões se intrometam cada vez mais nas decisões administrativas.


Estado laico coloca a religião na esfera privada e impede uso pelo governo


Comentários

Anônimo disse…
Não adianta ficar fazendo enquete, tinha que entrar na justiça e obrigar eles a seguir a lei.
Anônimo disse…
Como um velho ditado ,o mesmo pau que dá em Chico tem que dar em Francisco.( Nada a ver com o papa )

Post mais lidos nos últimos 7 dias