Pular para o conteúdo principal

Michael Shermer questiona a moralidade de Jesus: 'Ele rejeitou a própria mãe'

Escritor afirma que a moralidade deve se pautar pela filosofia e ciência seculares, ou seja, a razão, a racionalidade e o empirismo


Jesus é apresentado pelos crentes como modelo de moralidade, exemplo para a família, mas ele, que nunca se casou nem teve filhos, rejeitou sua mãe várias vezes.

Esse é um dos exemplos que o escritor Michael Shermer cita em um artigo sobre por que a religião é inviável com instrumento para o progresso moral.

Em vez da fé, escreve ele, o que deve ser levado em conta são "a razão, a racionalidade e o empirismo", tudo incorporado na filosofia e ciência seculares.

"São as únicas ferramentas confiáveis ​​que temos para determinar o que é natural na realidade, tanto física quanto moral."

Shermer afirmou que os crentes fazem uma leitura enviesada da Bíblia, selecionando trechos que atendam as suas necessidades, mostrando apenas o lado bom de suas escrituras sagradas.

Como exemplo, ele citou que Jesus rejeitou sua mãe várias vezes.

Em uma festa de casamento, por exemplo, Jesus disse para Maria: “Mulher, que tenho eu contigo?” (João 2:4)

O escritor destaca que em Lucas 14:26 Jesus demonstra o seu "apreço" pela família e o alcance de sua pregação fundamentalista: “Quem vem a mim e não odeia pai e mãe, esposa e filhos, irmãos e irmãs, sim, e até mesmo a própria vida, não pode ser meu discípulo.”

Shermer cita João 15:4-6 como outro exemplo da (i)moralidade de Jesus

"4 — Estai em mim, e eu em vós; como o ramo de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.

5 — Eu sou a videira, vós os ramos; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

6 — Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como o ramo, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

7 — Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito."

Rejeição de Maria por Jesus
corresponde ao padrão
bíblico que coloca a mulher
em patamar inferior


Em Marcos 10:30, cita o escritor, para Jesus não há problema se um crente abandonar a família, desde que doa seus bens. Nesse caso, o crente “receberá cem vezes mais agora, neste tempo, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras”.

Em Mateus 22:37–39, Jesus disse "Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Mas esse é um Jesus para crente ver, porque Mateus 10:34-39 expõe a fúria do filho de Deus sobre a qual pouco aparece nos sermões dos cultos e missas:

34 — Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;

35 — Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;

36 — E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.

37 — Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.

38 — E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.

39 — Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida, por amor de mim, achá-la-á.

"Muitos cristãos conservadores parecem ter esquecido essas mensagens", escreve Shermer.




Ele reconhece haver religiosos que praticam o bem, que ajudam os pobres, fazem caridade. Mas isso não é prova de que a religião, especificamente o cristianismo, sirva como padrões de moralidade.

"A religião também promoveu, ou justificou, erros morais catastróficos como as Cruzadas; as Inquisições (espanhóis, portugueses e romanos); caça às bruxas (um produto, em parte, da Inquisição que durou da Idade Média até o início da Época Moderna e executou dezenas de milhares de pessoas, a maioria mulheres); conquistadores cristãos que exterminaram povos nativos aos milhões por meio de suas armas, germes e aço; as intermináveis ​​Guerras Religiosas Europeias (a Guerra dos Nove Anos, a Guerra dos Trinta Anos, a Guerra dos Oitenta Anos, as Guerras Religiosas Francesas, as Guerras dos Três Reinos, a Guerra Civil Inglesa, para citar apenas algumas); a Guerra Civil Americana, na qual os cristãos do norte e os cristãos do sul se massacraram devido à questão da escravidão e dos direitos dos estados; e a Primeira Guerra Mundial, na qual os cristãos alemães lutaram contra os cristãos franceses, britânicos e americanos, todos os quais acreditavam que Deus estava presente ao lado deles."

Essas desavenças mortais se referem ao mundo ocidental, porque a religião sustenta guerras em outras regiões, observa Shermer.

"Existem conflitos religiosos aparentemente intermináveis ​​na Índia, Indonésia, Afeganistão, Paquistão, Iraque, Sudão e vários países da África, a perseguição aos cristãos coptas no Egito e, claro, o terrorismo islâmico tem sido um flagelo para a paz e a segurança da sociedade nas últimas décadas, e não passa um dia sem que algum ato de violência seja cometido em nome do Islã."

"Todos esses eventos têm causas políticas, econômicas e sociais, mas a justificativa subjacente que compartilham é a religião."

Com informação da página de Michael Shermer na plataforma Substack e reprodução de imagem da rede social

• HQ de Cristo violento se inspira na Bíblia, Conan e nazismo

Comentários

Sanceza disse…
Excelente texto, como sempre!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Presas ameaçam matar empresária acusada de torturar menina

As presas da Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia, estão ameaçando de morte “o tempo todo” a empresária Sílvia Calabresi Lima (foto), acusada de torturar a menina L.R.S., de 12 anos. “As presas não toleram esse crime”, disse o advogado dela, Darlan Alves Ferreira. As ameaças incluem envenenamento da água e comida de Sílvia. Apesar disso, até anteontem a empresária queria sair do isolamento e ser transferida para ala onde há cerca de 120 mulheres. A reação dos internautas também de sido de fúria. Nos blogs, sites de notícias e Youtube, há quem peça pena de morte para a empresária. Muitos dizem que, se pudessem, torturariam a Sílvia da mesma forma que ela o fez com a menina. Também circulam na internet o endereço do casal, os números de telefone e o e-mail do filho mais velho, o Thiago, que é uma das seis pessoas que a polícia vai indiciar - no caso dele, por omissão de socorro. Embora a polícia tenha se procedido de maneira exemplar nesse caso, tem muita gente querendo fa...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese