Pular para o conteúdo principal

Meu último abraço no PG. Ele deixou como legado exemplos de solidariedade

Bom marido, pai e avó, ele encontrou tempo para se dedicar à comunidade


PAULO LOPES | memórias
jornalista

Tinha nome inesperado e solene, de filósofo grego, que não combinava com a figura dócil e acessível que era. E então, desde jovem, Protógenes Guimarães se tornou o PG, e assim era chamado por todos — parentes, amigos, advogados, juízes, bancários, frentistas.

Alguns chamavam-no de "senhor PG", mas não fazia questão de tal tratamento. Entre ele e as pessoas, qualquer uma, não havia nenhum prenome que dificultasse a comunicação.

Com fala mansa, contava piadas e causos e, claro, criticava o governo de plantão. Era boa pessoa, mas mantinha acesa a chama da indignação. Sabia ouvir as pessoas. Tinha algumas idiossincrasias, como dizer que tudo que comprava era o mais em conta do mercado — e os mais próximos se divertiam com isso. 

— Por que comprou este mouse sem falar comigo?  Eu sei onde tem mais barato.

Convivi com PG por mais de 40 anos — ele era tio de minha mulher e me chamava de Paulinho. Eu sempre me surpreendia com a bondade que lhe brotava naturalmente, transbordando para quem estivesse por perto ou o procurasse.

Assumia tarefas e favores sem interesse, sem expectativa de receber algo de volta. A família dizia que algumas pessoas se aproveitavam de sua bondade, sem que ele desse conta disso. 

Era habilidoso com as mãos e o raciocínio. Trabalhou na aviação (participou da transmissão ao vivo da inauguração de Brasília durante o voo de um Douglas DC-3), foi empresário bem sucedido e posteriormente se formou em direito. Gostava de tecnologia, desde a mecânica à informática. Foi usuário de computador, destacando-se entre as pessoas de sua geração.

PG ia à missa ocasionalmente, mas nunca disse que rezaria por uma pessoa — ele agia. Telefonava para alguém que conhecia um médico que podia ajudar um paciente. Ajudava as pessoas a encontrarem emprego. Advogava para quem não podia pagar honorários. Rebocava carro quebrado de conhecidos. Emprestava seu carro. Consertava o chuveiro do vizinho. Ajudava funcionários. Presidiu clubes do Rotary e a associação do bairro, promovendo campanhas de fraternidade. Foi conciliador da Justiça de pequenas causas e socorria pessoas detidas na delegacia. Contribuiu com entidades filantrópicas.

A natureza
do PG era a
solidariedade

Uma vez comentei com PG que estava sendo processado por um líder religioso de Cananeia devido ao comentário de um leitor anônimo em meu site.

PG assumiu o caso e no mesmo instante me levou a Cananeia, no litoral de São Paulo, em seu carro, para pegar uma cópia do processo, percorrendo na ida e volta o total de 500 km. E ele já não era moço. Passou a acompanhar a tramitação do processo e me avisar de novas intimações.

Abraçava grandes e pequenas causas.

Bem antes de a defesa da natureza virar moda, PG se opôs ao avanço da especulação imobiliária sobre a Mata Atlântica na região onde morava. Recorreu à Justiça para que construtoras criassem reservas biológicas. Mobilizou muita gente, acionou autoridades e se tornou persona non grata de empresários.

Nos anos 90, ele e seu irmão Rômulo arregimentaram apoio contra a campanha de moradores para o que bairro virasse um município, de modo a tirar o total proveito da alta arrecadação de impostos do local.

Os irmãos argumentaram com a população que os impostos do seu bairro deveriam beneficiar sobretudo os mais pobres de outros locais da cidade. E a campanha dos separatistas naufragou.

Ele envolvia as pessoas de seu entorno em suas campanhas. Me requisitou algumas vezes para redigir e divulgar manifestos. Era catalisador. Cortejado por políticos, nunca quis se candidatar a qualquer coisa. Se o fizesse, se elegeria com facilidade. 

Visitei o PG no hospital três dias antes de seu falecimento — estava sedado, inconsciente. Um ano e meio antes, Dina, sua mulher, havia morrido.

Diante dele, refleti sobre algumas coisas, sobre, por exemplo, como algumas pessoas, com o PG, conseguem com a solidariedade dar significado a sua vida.

Antes de sair do quarto do hospital, dei meu última abraço no PG e agradeci: "Muito obrigado por tudo".

Com foto de arquivo pessoal. 

• Eu precisava de sangue, não de oração

• O dia em que comecei a desacreditar em Deus

• Pela primeira vez fui a um casamento sem Deus

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

O compositor e cantor Chico Buarque  disse em várias ocasiões ser ateu. Em 2005, por exemplo, ao jornal espanhol La Vanguardia , fez um resumo de sua biografia.

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Câmara só autoriza culto de duas religiões, afirma Wyllys

Foto de culto na Câmara que Wyllys postou em seu Facebook O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) acusou a mesa diretora da Câmara de discriminação religiosa, porque, segundo ele, só permite ali a celebração de cultos de duas religiões, a evangélica e a católica. Ele postou em sua página no Facebook a foto de um culto celebrado por deputados-pastores no plenário 1 ou 2. Disse ter visto “um fervoroso deputado João Campos” [presidente da Frente Parlamentar Evangélica] e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Afirmou que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros) celebra em plenário uma missa por mês. O deputado disse que esse “privilégio” não se estende às demais religiões. “A mesa diretora negou aos adeptos das religiões de matriz africana o direito de realizar um xirê nas dependências da Câmara”, escreveu. “Também não há cerimônias budistas, judaicas, zoroastristas e etc.", disse. “A liberdade de culto aqui [na Câmara] é só pra alguns! Sendo o Estado laico (sem paixã...