Pular para o conteúdo principal

Evangélico comete intolerância ao dizer 'Você precisa encontrar Jesus'? Polêmica

Juristas evangélicos afirmam que a frase não significa ameaça ou desprezo e pedem remoção dela de campanha contra a intolerância

PAULO LOPES | notas de um ateu
jornalista

Se alguém me disser, sabendo que sou ateu, que preciso encontrar Jesus, é intolerância religiosa, claro, desde que não seja uma provocação de brincadeira.

Mas eu não ligo para esse tipo de coisa. Podem afirmar que sou da Igreja de Satanás, como às vezes algum crente propaga na rede social, e eu não estou nem aí. Ateu também não crê em Satanás, obviamente. Ao menos do delírio do mundo sobrenatural estou livre.

Ocorre que "você precisa encontrar Jesus" se tornou nova polêmica religiosa.

O governo da Bahia, por ocasião do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, publicou em seu site algumas afirmações que devem ser evitadas. E o próprio governo acabou sendo acusado de intolerância por evangélicos por considerar como ofensa a afirmação 'Você precisa encontrar Jesus'.


A Associação Nacional dos Juristas evangélicos pediu ao governador Jerônimo Rodrigues Souza que removesse do site a frase transcrita com "tom preconceituoso contra cristãos".

Argumentou: "Afirmar que alguém 'precisa de Jesus' não é uma ameaça, uma agressão nem um menosprezo, considerando que os cristãos entendem que todos são necessitados de Cristo''.

Judeus e muçulmanos podem não gostar de ouvir tal pregação, como conselho ou crítica, mostrando não ser fácil às vezes identificar uma intolerância religiosa, porque depende do entendimento subjetivo de quem fala e de quem ouve.

O governo da Bahia acabou removendo da frase do site.

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa se comemora no dia 21 de janeiro porque foi nesse dia, em 1999, que a mãe de santo Gilda morreu de enfarto após ler na Folha Universal, com a foto dela, a manchete “Macumbeiros charlatões lesam bolso e vida de cliente”.

Assim, o dia de combate à intolerância é, na verdade, uma reação à perseguição às religiões de matriz africana, principalmente por evangélicos.

É por isso que entidades evangélicas, como a Associação Nacional dos Juristas evangélicos, não participam de atividades pelo transcurso da data.

Essa gente precisa encontrar Jesus.

> Com informação de Associação Nacional dos Juristas Evangélicos e do site do Governo da Bahia.



Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça