Pular para o conteúdo principal

Afro-brasileiros comemoram Dia de Combate à Intolerância

Um terreiro na pintura de Carybé


Amanhã, 21 de janeiro, movimentos de defesa da população negra comemoram o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

O dia 21 de janeiro foi escolhido (e aprovado por um projeto de lei) porque foi nesse dia, em 1999, que a mãe-de-santo Gilda morreu de enfarto depois de ver sua foto estampada na Folha Universal (da Igreja de Edir Macedo), cuja manchete era “Macumbeiros charlatões lesam bolso e vida de cliente”.

O jornal usou uma foto de Gilda que tinha saído na Veja quando a mãe-de-santo participou em 1992 de uma manifestação pelo impeachment do então presidente Collor.

A Universal foi condenada a pagar uma indenização de R$ 1,3 milhão à família da Mãe Gilda por intolerância religiosa. A igreja recorreu da condenação e ainda não há uma decisão final do judiciário – a Justiça brasileira, vocês sabem, é lenta como uma lesma.

Vejam só, apesar da acusação de charlatanismo feita ao terreiro em Salvador da Mãe Gilda, a mãe-de-santo nunca teve uma poderosa rede de tv e rádios, companhia aérea, mansões etc.

Parece que Igreja Universal deixou de atacar as religiões de afro-brasileiras. Edir Macedo percebeu que sua igreja, em termos de imagem, tem só tem a ganhar com isso. O que ele deveria ter percebido antes, quando um de seus pastores, Sérgio Von Helder, chutou uma imagem de Nossa Senhora, a padroeira do Brasil, no dia 12 de outubro de 1995.

A ironia é que, hoje, é a Universal que reclama ser vítima de intolerância religiosa, por parte de setores da imprensa.

Pois é: ela também poderia aderir às comemorações do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa...

> Justiça proíbe livro de padre que associa a umbanda ao demônio. (16/05/2008)

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Fiéis apoiam líder da Igreja Vó Rosa suspeito abuso sexual e chamam denunciantes de 'canalhas'

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Repercute na internet a declaração do ator Paulo César Pereio à Veja desta semana de que a estátua do Cristo Redentor deveria ser implodida. Ele até estaria planejando uma campanha para obter adeptos à sua proposta. Ele isse à revista: “Aquela estátua é uma interferência indevida na paisagem. O morro onde ela está é lindo. O Cristo só atrapalha o visual do lugar.” Igreja quer indenização do filme que destroçou o Cristo Redentor. fevereiro de 2010 Ambientalistas do Peru criticam estátua rival do Cristo Redentor. junho de 2011

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Mensagem de bispo promove o preconceito e perturba a harmonia

do leitor WillPapp a propósito de Tirar crucifixo dos tribunais é ato ‘de quem não é do bem’, diz bispo Somos surpreendidos, mais uma vez, com declarações católicas recheadas de preconceitos, equívocos e intolerâncias e com uma pitada caprichada de arrogância. Declarações dessa natureza são servidas, de maneira farta e abundante, para as famílias que buscam no aconchego da igreja palavras de conforto e restauração. Elas, as declarações, juntamente com o “Corpo de Cristo”, são digeridas por homens, mulheres e crianças. Tudo isso sob os olhos do altíssimo. A divulgação de mensagens que incitam comportamentos preconceituosos e danosos à harmonia social é algo que ocorre com freqüência. Não são poucos os casos em que líderes religiosos incitam as suas fiéis ovelhas contra àqueles que ousam pensar e fazer as coisas de maneira diferente ao que reza os livros sagrados. Raras exceções podem ser encontradas, mas, dentre os líderes religiosos mais famosos e influentes, semear o ódio e a