Pular para o conteúdo principal

TJ-SP anula lei municipal que previa isenção tributária a templos

Para Justiça, Executivo de Taboão da Serra precisa ter controle sobre o orçamento da cidade

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) anulou a lei de Taboão da Serra (SP) que isentava templos de pagar tributos porque o dispositivo não considerou o impacto na arrecadação de recursos para a manutenção da cidade.

A extensão da isenção aos proprietários de imóveis alugados (ou cedidos) às religiões, prevista nas constituições federal e estadual, afetaria mais ainda o fluxo de recursos municipais.

Quem acionou a Justiça, por intermédio da Procuradoria-Geral da Justiça, foi o prefeito José Aprígio da Silva (PODE), que pediu a abertura de uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade).


Inicialmente, o TJ rejeitou o pedido. A Procuradoria recorreu ao Supremo Tribunal Federal, que cassou a decisão, determinando novo julgamento sob o argumento de que a questão é importante para manter o equilíbrio fiscal e financeiro das contas públicas. No segundo julgamento, por unanimidade, os desembargadores do Tribunal deram procedência à Adin.

O desembargador Fábio Gouvêa, o relator do caso, afirmou em seu voto que, por se tratar de renúncia de receita, é da competência do Executivo de Taboão da Serra manter sob controle o orçamento da cidade.

Venceu, assim, a tese da Procuradoria—Geral segundo a qual os municípios podem contestar a legislação de concessão de isenção de tributos às igrejas, porque tal benefício compete a todos os entes federativos, não só à União.

A decisão do TJ-SP, nesse caso, poderá servir de precedente a prefeitos interessados em se livrar de encargos de gestões passadas, possibilitando, assim, melhor aplicação dos recursos públicos.

> Com informação do acordão do processo 2028509-09.2020.8.26.0000 e de outras fontes.

• Montreal usa brecha na lei para cobrar imposto de igrejas

• Igreja Católica se beneficia com o furor reivindicatório evangélico

• Dívida de igrejas com a União dobrou durante governo Bolsonaro



Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Guerras entre católicos e protestantes deram na Europa banho de sangue

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Os absurdos religiosos são tantos que nem dá para contá-los. Mas eis alguns deles