Pular para o conteúdo principal

O deus evangélico agora terá de respeitar a Constituição?

O novo presidente referiu-se pouco à religião, e é assim que tem de ser em um Estado laico

PAULO LOPES
jornalista

No seu primeiro dia como presidente, Lula falou pouco sobre religião, mas o suficiente para eu ter a expectativa de que o deus dos pastores de extrema direita terá de se submeter à Constituição.

O novo presidente lembrou no Parlamento que o Brasil é laico ao dizer que "todos poderão exercer sua religiosidade" e que, portanto, "a fé pode estar presente em todas as moradas". Ou seja, ele destacou que o lugar da fé é no espaço privado de cada um, e não na esfera pública.

Ressalto, também, que Lula disse que "todas" as religiões merecem respeito, ficando subentendido que haverá (espero) punição à intolerância de lideranças evangélicas com as religiões de matriz africana.  

Janja e Lula no
primeiro dia do
novo governo

No terceiro mandado de Lula, portanto, o deus de Bolsonaro e de pastores como Macedo. Malafaia, RR Soares e Valdomiro terá de respeitar a Constituição, porque a divindade não estará acima de tudo, como esteve nos últimos quatro anos.

No governo anterior, a intoxicação da política pela religião atingiu novos patamares, fundindo o conservadorismo cristão com a doutrina da extrema direta, um fanatismo político-cristão como nos Estados Unidos de Trump.

Bolsonaro beneficiou líderes evangélicos e igrejas, como a redução de dívidas à custa dos cofres públicos, e o acesso à máquina administrativa estatal, como o importante Ministério da Educação. E conseguiu emplacar um ministro "terrivelmente evangélico" no Supremo.

Em troca, na campanha das eleições de 2022, ele usou púlpitos como palanques, ao arrepio da lei. Nunca a laicidade de Estado foi tão aviltada.

O bolsonarismo perdeu pela diferença de apenas 1,8% dos votos e conseguiu se fortalecer no parlamento. O que significa que não será fácil ao governo Lula manter uma distância razoável entre Igreja e Estado. Ele conseguirá? Resistirá ao assédio de pastores?  

> Com informação de discurso de Lula


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública em Caxias

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas

TJs quase conseguiram que Michael Jackson destruísse Thriller antes do lançamento