Pular para o conteúdo principal

Onde está o 'Deus acima de todos' de Bolsonaro?

Slogan hoje teria de 'Satanás Bolsonaro acima de todos'

PAULO LOPES
jornalista

Jair Bolsonaro se elegeu presidente do Brasil com o slogan "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos". O apelo religioso lhe garantiu muitos de votos.

Neste ano, o último do presidente Bolsonaro — no atual mandato e, quiça, o único —, cabem algumas perguntas, ainda que retóricas.

Onde está ou esteve o "Deus acima de todos" que permitiu a morte por Covid de mais de 600 mil brasileiros. Onde está a divindade bolsonarista que jogou minha gente no desemprego e promoveu o retorno da inflação?

Do ponto de vista de crentes, por tudo que Bolsonaro fez ou deixou de fazer, pelas desgraças que promoveu ou ajudou a patrocinar, o slogan que faz sentido agora seria este: "Brasil acima de tudo, Satanás acima de todos".

Para um ateu como eu, que não acredita no sobrenatural, o Satanás, no caso, é uma metáfora do próprio Bolsonaro. E, assim, o inferno seria o Brasil. Exagero? Para quem passa fome, não.

Bolsonaro continua o beócio de sempre, um negacionista da ciência e da democracia, mas parou de repetir que Deus está acima de tudo, intuindo que desta vez não haverá grande eleitorado que cairá em sua lábia. A rejeição a ele dos eleitores está em torno de 60%, de acordo com pesquisas.

Todos os pré-candidatos às eleições majoritárias de 2022, à direita e à esquerda, agradam os evangélicos, na pesca de votos, como se a eleição de um novo presidente ou a reeleição de Bolsonaro dependesse tão somente desse segmento da religiosos.

Até parece que o Brasil adotou um regime de governo inédito no mundo: uma teocracia democrática evangélica, algo que não faz sentido algum. 

O evangelismo (principalmente o neopentecostal) contaminou a política e vice-versa. Cada vez mais políticos se apresentam como pastores, e os pastores, como políticos. Claro, isso demonstra enorme corrosão na laicidade de Estado. Mas quem está preocupado com isso? Aparentemente, ninguém.

O curioso é não haver campanha ostensiva para obter votos dos católicos, que ainda compõem a maioria da população.

Pode-se alegar que os católicos não votam em bloco, mas os evangélicos também não, de acordo com pesquisas. Bolsonaro e Lula teriam parcelas praticamente iguais desse leitorado.

Por que então tanta enfase dos candidatos em cortejar os evangélicos?

Essa não é uma questão nova, está aí posta nos últimos anos e a cada eleição se acentua.

As consequência do protagonismo evangélico nas eleições são enormes, e a resposta à questão não é fácil e não deve se circunscrever ao mundo religioso. Por um simples motivo: os evangélicos fazem parte de um grupo muito maior, o dos pobres e miseráveis — as vítimas da histórica desigualdade da distribuição de renda do Brasil.



Comentários

Siulfe disse…
Paulo Lopes é apaixonado pelo presidente. Só pode... 😁
Deusão fodao disse…
Não nos esqueçamos que quem deu palco para a corja dos pastutos foi o pt. Qual estado laico daria passartes diplomáticos para cifras, pedir e seudiabo ?
Essa cria é do pt que achou que poderia criar escorpiões e não ser picado. Deu nisso aí. Um néscio na presidência e a educação na lata de lixo.
Espero que o Lula volte e corrija os graves erros cometidos. Imagino que essa esperança é vã, mas qual outra opção ?
Muito bem dito! Faça besteiras, o que vale são os jogos SUJOS pelo PODER, no que os maiorais do PT o fizeram. Conchavos com a corja religiosa e outros horrores. A continuidade de um processo que vem desde FHC e mesmo antes.
Faça besteiras e esta tende a crescer. Estragar é muito fácil. Agora temos esse terrível desgoverno Federal.
E NUNCA esquecer dos LEGISLATIVOS. Votam em pastores e outros religiosos. Tiririca, e uns outros, é a velha tática da "cortina de fumaça".
Religião monoteísta foi deliberadamente desenvolvida para o PODER. Só ver a História.
Agpora achar que Lula vai "corrigir"? Hmmm, capaz de apenas menos piorar. O que deve haver é união ampla pela Educação Básica DECENTE, RIGOR no fator SECULAR (ou LAICO), em vez de tosqueiras de sempre.
Simplesmente não entendi!
.
"Onde está ou esteve o 'Deus acima de todos' que permitiu a morte por Covid de mais de 600 mil brasileiros. Onde está a divindade bolsonarista que jogou minha gente no desemprego e promoveu o retorno da inflação?
Do ponto de vista de crentes, por tudo que Bolsonaro fez ou deixou de fazer, pelas desgraças que promoveu ou ajudou a patrocinar, o slogan que faz sentido agora seria este: 'Brasil acima de tudo, Satanás acima de todos'."
.
Mas é exatamente *** DE *** Deus ele o é! Erro grave no artigo aí!
Quem leu "1984", vai fazer um belo paralelo com o "Grande Irmão" e "Deus". Fora a própria Bíblia (focando apenas em nosso mundo Ocidental), ótimos artigos aqui e em outros sáites etc.
O "duplipensar", a dissonância cognitiva, típica dos crédulos (de QUALQUER tipo) fora a hipocrisia. Bolsonaro e tantos outros crédulos, inclui os adeptos de Teorias de Conspiração, p.ex., seguem isso.
Já explanei a respeito da lógica de PODER e DOMINAÇÃO de Deus, por meios dos tais "representantes", como...
Aos religiosos (das monoteístas, linhagem Abraâmica), e outras pessoas de plantão, a respeito de certos personagens:
-- A começar que o monoteísmo foi deliberadamente deselvolvido para o manipulação e controle social, e evoluiu em inúmeras vertentes...
-- Deus, é "O" DITADOR. Ter SERVOS, gado, ovelhinhas, cordeirinhos, camelinhos (qdo no Islã 😁 ) para ficar cultuando, adorando, louvando o ser de ego mais do que inflado. O povo não pensar por si mesmo. E Deus só age por meio de ditos "porta-vozes" ou "representantes", apesar de sem nenhuma procuração etc. 😁
Aí quem vem libertar o povo...
-- Demônio, do grego "daimon", conhecimento, inteligência. Para ser capaz de discernir e se libertar da ditadura divina. Sistemas Unix e Unix-like (Linux, *BSD...) tem diversos "daimons". 😱
-- Lúcifer, do latin "lucem ferre", portador da luz, claridade. Iluminar as mentes contra as TREVAS de Deus.
-- Satan ou Satanás, do hebreu "ha-shatán", questionador, acusador, opositor. Para enfrentar a tirania divina.
-- Herege, do grego "alretikós", aquele capaz de escolher. Coisa que ditador detesta.
-- Árvore do Conhecimento, uma metáfora dos diversos ramos do conhecimento. Não se adquire sabedoria com fé, e sim conhecimento, capacidade de pensar. "Comer o fruto dela" seria "saborear" o conhecer e saber. Paralelo com o Fogo de Prometeus.
.
Lógico que tudo isso são meras simbologias, IDEAIS. Existem apenas nessa forma. E são poderosos meios de manipular o povo, via os ditos "representantes" e o pior, o esquema organizado e até a INSTITUCIONALIZAÇÃO ou igrejas. Logicamente há complementos, como no Cristianismo com o personagem principal Jesus Cristo, e invariavelmente acaba em "n" versões conforme a vertente do "Deus único e verdadeiro com Jesus Cristo autêntico, com a unção do Espírito Santo que é só um".
.
Desses "únicos" Deus, focando apenas no Cristianismo, as divergências geraram enormes conflitos e até guerras.
Miquels7 disse…
Tolos falando mal do PT, achando que os direitistas neoliberais governam melhor. Estaríamos lascados do mesmo jeito com governos de direita neoliberais do PSDB, DEM, etc. Quem governou melhor o Brasil foram os governos do PT, de 2003 a 2014, momento em que Brasil vivia o pleno emprego. Por inveja a oposição usou a imprensa, o STF e o juiz ladrão Sérgio Moro para perseguir o PT, com apoio dos Estados Unidos. Aí os idiotas votaram em Bolsonaro.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Professor obtém imunidade para criticar criacionismo nas aulas

A Corte de Apelação da Califórnia (EUA) decidiu que um professor de uma escola pública de Mission Viejo tem imunidade para depreciar o criacionismo, não podendo, portanto, ser punido por isso. A cidade fica no Condado de Orange e tem cerca de 94 mil habitantes. Durante uma aula, o professor de história James Corbett, da Capistrano Valley High School, afirmou que o criacionismo não pode ser provado cientificamente porque se trata de uma “bobagem supersticiosa”. Um aluno foi à Justiça alegando que Corbett ofendeu a sua religião, desrespeitando, assim, a liberdade de crença garantida pela Primeira Emenda da Constituição. Ele perdeu a causa em primeira instância e recorreu a um tribunal superior. Por unanimidade, os três juízes da Corte de Apelação sentenciaram que a Primeira Emenda não pode ser utilizada para cercear as atividades de um professor dentro da sala de aula, mesmo quando ele hostiliza crenças religiosas. Além disso, eles também argumentaram que o professor não ...

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Aluno com guarda-chuva se joga de prédio e vira piada na UERJ

"O campus é depressivo, sombrio, cinza, pesado" Por volta das 10h de ontem (31 de março de 2001), um jovem pulou do 11º andar do prédio de Letra da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e virou motivo de piadinhas de estudantes, no campus Maracanã e na internet, por ter cometido o suicídio com um guarda-chuva. Do Orkut, um exemplo: "Eu vi o presunto, e o mais engraçado é que ele está segurando um guarda-chuva! O que esse imbecil tentou fazer? Usar o guarda-chuva de paraquedas?" Uma estudante de primeiro ano na universidade relatou em seu blog que um colega lhe dissera na sala de aula ter ouvido o som do impacto da queda de alguma coisa. Contou que depois, de uma janela do 3º andar, viu o corpo. E escreveu o que ouviu de um estudante veterano: “Parabéns, você acaba de ver o seu primeiro suicídio na UERJ.” De fato, a morte do jovem é mais uma que ocorre naquele campus. Em um site que deu a notícia do suicido, uma estudante escreveu: “O campus é depressivo, s...

Seleção feminina de vôlei não sabe que Brasil é laico desde 1891

Título original: O Brasil é ouro em intolerância Jogadoras  se excederam com oração diante das câmeras por André Barcinski para Folha Já virou hábito: toda vez que um time ou uma seleção do Brasil ganha um título, os atletas interrompem a comemoração para abrir um círculo e rezar. Sempre diante das câmeras, claro. O mesmo aconteceu sábado passado, quando a seleção feminina de vôlei conquistou espetacularmente o bicampeonato olímpico em cima da seleção norte-americana, que era favorita. O Brasil é oficialmente laico desde 1891 e a Constituição prevê a liberdade de religião. Será mesmo? O que aconteceria se alguma jogadora da seleção de vôlei fosse budista? Ou mórmon? Ou umbandista? Ou agnóstica? Ou islâmica? Alguém perguntou a todas as atletas e aos membros da comissão técnica se gostariam de rezar o “Pai Nosso”? Ou será que alguns se sentiram compelidos a participar para não destoar da festa? Será que essas manifestações públicas e encenadas, em vez de prop...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

No noticiário, casos de pastores pedófilos superam os de padres

Ateus são o grupo que menos apoia a pena de morte, apura Datafolha