Pular para o conteúdo principal

Igreja da Inglaterra reconhece ter financiado comércio de escravizados

A igreja ganhou dinheiro investindo em fundo de financiamento ao comércio internacional de negros capturados

A Igreja da Inglaterra ajudou a financiar no século 18 o intenso comércio de escravizados do Reino Unido para países como o Brasil e Estados Unidos. Relatório comprovou que a Igreja investiu somas significativas no fundo Rainha Anne, da empresa de comércio de negros capturados South Sea Company.

Encomendado pela própria Igreja, o relatório informa que a empresa transportou em seus 30 anos cerca de 34 mil escravos “em condições sobrelotadas, insalubres, inseguras e desumanas”.

Justin Welby, arcebispo de Cantuário e líder espiritual da comunhão anglicana, afirmou no dia 10 de janeiro de 2023 lamentar "profundamente" o envolvimento da Igreja com esse tipo comércio.

Ele anunciou um fundo de 112 milhões de euros para garantir "um futuro mais justo" a todos, destacando-se as “comunidades afetadas pela escravatura”. “Chegou o momento de agir diante desse passado vergonhoso.”

Muitos escravizados
não resistiam às condições
insalubres e castigos nos
navios negreiros 

O historiador David Olusoga comentou que o compromisso da Igreja da Inglaterra “é um enorme passo para frente”.

“Durante 200 anos estivemos em negação, varrendo esta história para debaixo do tapete. Como  herdarmos riqueza dessa história, também temos de admitir que com essa riqueza também herdamos alguma responsabilidade — ideia descartada durante décadas.”

Estima-se que os navios britânicos transportaram para as Américas 3,4 milhões de africanos escravizados.

O historiador Richard Toye afirmou que "a revolução industrial e a contribuição da escravidão para a economia britânica estiveram profundamente entrelaçadas, dificultando a identificação exata do impacto de longo prazo do comércio de escravizados".

Com informação da Igreja da Inglaterra e de outras fontes.

• Jesus não fez objeção à prática da escravidão, escreve Sam Harris

• Escravizados da Igreja Católica tinham menos chances de comprar a sua liberdade, diz livro

• Igreja Católica do Brasil quer ter casal de santos escravocratas



Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso

Documentário relata abusos sexuais do autor dos mosaicos do Santuário de Aparecida

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...