Pular para o conteúdo principal

Escravizados da Igreja Católica tinham menos chances de comprar a sua liberdade, diz livro

As negras eram incentivadas a terem muitos filhos

PAULO LOPES
jornalista

Um historiador escreveu um livro sobre algo que se esconde dos estudantes e dos frequentadores de missa: a Igreja Católica do Brasil tinha escravizados, muitos.

Pode-se argumentar que não podia ser diferente porque a Igreja, como instituição na época do sistema do poder, não se interessava em estar à frente do seu tempo (aliás, se mantém estacionada até hoje).

Ademais, é importante: a Igreja lucrava com os negros e não se sentia incomodada com isso, até  porque não há na Bíblia sequer uma vírgula contra a escravidão, muito pelo contrário.

Vitor Hugo Monteiro Franco conta em seu livro ‘Escravos da Religião’ que os negros das ordens religiosas tinham poucas chances de comprar sua alforria, em relação àqueles que estavam submetidos aos senhores laicos, geralmente fazendeiros.

Negros que trabalhavam nos mosteiros e terras das ordens religiosas pertenciam a uma instituição onde as decisões eram tomadas por um colegiado, e não por uma única pessoa, como o dono de fazenda, que não dependia de consenso.

"Escravos da religião" tinham uma vida diferenciada em relação a outros negros. Eram batizados obrigatoriamente, tinham de frequentar missas, ouvir sermões que eventualmente diziam que todos são iguais perante a Deus.

O historiador relata que quem resistia à conversão era submetido a castigos exemplares, até que aceitasse Jesus.

“Os monges conheciam cada momento, cada fase da vida dos seus escravizados. Por mais que as propriedades fossem enormes, eles tinham o controle administrativo sobre aquelas pessoas, diferentemente dos senhores leigos, que muitas vezes tinham um contato muito pequeno com os escravizados”, diz Franco em entrevista à BBC News.

O cotidiano dos escravizados era "regulado" pelos rituais católicos e vida monástica.

Franco deu ao seu livro o nome de "Escravo da religião" porque era assim que os negros eram chamados pelos monges, de acordo com registros da Ordem de São Bento. Essa foi uma das primeiras descobertas que ele fez em suas pesquisas.

Havia incentivo para que as escravizadas tivessem muitos filhos, pelo menos seis, de modo a serem  poupadas de trabalhos pesados. Assim, as ordens obtinham uma boa "produção" de mão-de-obra, para reposição e aumento de seus escravizados.

Como quase sempre não tinham o mesmo pai, os filhos eram registrados como de 'mães solteiras', embora para a Igreja gravidez sem casamento é pecado. 

Jesuítas, beneditinos e carmelitas eram as ordens que mais tinham negros. Os beneditos, por exemplo, possuíam em torno de 4 mil.

As ordens se anteciparam em 17 anos à Lei Áurea, libertando seus escravizados em 1871 — mérito delas. Mas nos dias atuais expurgaram os negros de sua história. Ou pelo menos fingem que nada aconteceu.

Ordens eram grandes
proprietárias de escravizados

> Com informação do livro ‘Escravos da Religião’, da BBC News e de outras fontes.

Jesus não fez objeção à prática da escravidão, afirma Harris 


Ateus americanos põem em outdoor a escravidão bíblica


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes