Pular para o conteúdo principal

Saiba por que 24 de novembro é o Dia Mundial da Evolução

• Charles Darwin escreveu sua obra mais famosa, 'A Origem das Espécies', publicada em 24 de novembro;

• Donald Johanson, paleoantropólogo americano contemporâneo, tornou-se mundialmente famoso pela descoberta de um hominídeo fêmea com mais de 3 milhões de anos, localizado no triângulo de Afar, na Etiópia;

• Todo dia 24 de novembro, dois eventos muito importantes para a humanidade são comemorados em todo o planeta; a publicação de 'A Origem das Espécies' de Charles Darwin e a descoberta de um esqueleto pertencente a um hominídeo muito antigo, mais tarde conhecido pelo nome de 'Lucy';

• Muitas pessoas não acreditam que os 'macacos', os primatas, sejam nossos parentes distantes. E muitas pessoas sustentam que os humanos são apenas macacos mais inteligentes. Mas também não.

LEANDRO SEQUEIROS 
jornalista

Charles Darwin é conhecido em todos os cantos do mundo por seu escrito "A Origem das Espécies", publicado em 1859. Além disso, foi um cientista natural britânico, que se dedicou ao estudo das espécies.

Donald Johanson é um paleoantropólogo norte-americano contemporâneo que nasceu em 1943 e ficou mundialmente famoso pela descoberta de uma fêmea hominídea de mais de 3 milhões de anos, localizada no triângulo de Afar, na Etiópia.

Darwin: todos os seres vivos têm a mesma origem

'A origem das espécies'


Essa obra de Charles Darwin foi publicada pela primeira vez em 24 de novembro de 1859. É considerada uma das precursoras da literatura científica e a que fundamenta a teoria da biologia evolutiva.

Originalmente, essa obra ficou conhecida como “A origem das espécies por meio da seleção natural, ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida”, e então em 1872 adotou o nome com o qual finalmente passaria para a posteridade e conhecimento de toda a humanidade.

Charles Darwin afirmou que todos os seres vivos do planeta descendem de uma origem comum que evoluiu.

Através desta escrita, Darwin introduziu a teoria científica, afirmando que os seres evoluem ao longo do tempo e das gerações através de um processo conhecido como seleção natural.

Além disso, ele apresentou evidências de que a diversidade da vida surgiu de uma descendência comum e de um padrão ramificado de evolução.

Portanto, Darwin afirmou em sua obra que todas as formas de vida descenderiam de um ancestral comum. E ele chegou a essa conclusão após cuidadosa observação e pesquisa, que inclui que todo esse processo ocorre a partir da seleção natural.

A descoberta de 'Lucy'


No ano de 1974, precisamente naquele 24 de novembro, os arqueólogos Tom Grady e Donald Johanson, encontraram no triângulo de Afar, na Etiópia, o esqueleto bem preservado da espécie Autralopithecus afarensis.

O esqueleto pertencia a um hominídeo fêmea de mais de 3 milhões de anos, que eles batizaram de "Lucy". A descoberta surpreendeu o mundo, não só pelo fato científico, mas também porque os restos fósseis estavam bastante completos e um grande número de ossos foi preservado.

Lucy foi encontrada no meio do deserto, mas soube-se que há milhões de anos, aquela região da África Oriental era um lago.

Lucy (AL 288-1) é o conjunto de fragmentos ósseos pertencentes ao esqueleto de um hominídeo da espécie Australopithecus afarensis, de 3,5 a 3,2 milhões de anos, ​​descoberto pela equipe formada pelo americano Donald Johanson e o francês Yves Coppens e Maurice Taieb em 24 de novembro de 1974, a 159 km de Adis Abeba, Etiópia.

Trata-se de cerca de 40% do esqueleto de um espécime de cerca de 1,10 metros de altura, pesando aproximadamente 27 kg (em vida), com aproximadamente 20 anos (os dentes do siso saíram recentemente). 

Dotada de um crânio comparável em tamanho ao de um chimpanzé, Lucy andava sobre os membros traseiros, sinal formal de uma evolução para a hominização. A habilidade bípede de Lucy pode ser deduzida da forma de sua pélvis, bem como da articulação do joelho.

A relativa robustez dos braços reforça a ideia de que ele gastava bastante tempo com eles para se deslocar por entre as árvores.
Lucy

O nome Lucy vem da música "Lucy in the Sky with Diamonds" da banda The Beatles, que os pesquisadores ouviram em um rádio enquanto comemoravam este evento.

Até 1978, a comunidade científica não levou em consideração a descoberta de Johanson e sua equipe da International Afar Research Expedition. A revista Kirtlandia concordou em publicar a descoberta do novo hominídeo, ao qual seus autores atribuíram o nome científico de Australopithecus afarensis.

Posteriormente, foram encontrados no mesmo local restos pertencentes a um mínimo de seis indivíduos, dois deles eram crianças com cerca de cinco anos de idade, mas o esqueleto mais completo era o de Lucy, de quem foram encontrados um total de 52 ossos.

Os restos mortais de Lucy estão atualmente guardados em um cofre no Museu Nacional em Addis Abeba, capital da Etiópia.

Muitas pessoas não acreditam que os “macacos”, os primatas, sejam nossos parentes distantes. E muitas pessoas sustentam que os humanos são apenas macacos mais espertos.

Mas nem um nem outro. Por um lado, os dados fósseis mostram que somos primatas; por outro lado, as neurociências mostram que existe uma grande distância psicossomática com os primatas. Ao possuir plena autoconsciência, temos plenos direitos e deveres que brotam da dignidade.

O Projeto Grande Símio (PGS) (em inglês, Great Ape Project, GAP), fundado em 1993, pede uma extensão do igualitarismo moral para incluir todos os grandes símios. Isso inclui as espécies de chimpanzés, gorilas, bonobos e orangotangos, considerando ambos os grupos como espécies inteligentes.

O PGS é uma organização internacional de primatologistas, psicólogos, filósofos e outros especialistas que promovem uma Declaração dos Direitos dos Grandes Primatas das Nações Unidas, que concederia certos direitos morais e legais aos grandes símios, incluindo o direito à vida, o direito à proteção da liberdade individual e a proibição da tortura e maus tratos físicos e psicológicos.

Por estas razões, todo dia 24 de novembro em todo o planeta este dia é reconhecido como o Dia Mundial da Evolução, porque ambos os eventos marcaram um antes e um depois nas pesquisas científicas e nas teorias que tentam explicar sobre esta questão que desafia nossas origens.

Reconstrução do esqueleto
de "Lucy" no Museu de
História Natural de Cleveland

Esse texto foi publicado originalmente no site Religión Digital.

• Cinco equívocos que se afirma sobre a teoria da evolução

• Veja como a teoria da evolução ajuda a entender a mente humana

• 1 bilhão de muçulmanos ignoram a evolução, afirma estudo



Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...