1 bilhão de muçulmanos ignoram a evolução, afirma estudo


Prevalece a crença
 de que Deus fez o
 mundo como é hoje

Quase a totalidade de 1 bilhão de muçulmanos do mundo ignora a teoria da evolução das espécies e acredita que a atual configuração dos continentes é a mesma desde que Deus criou o mundo. 

Essa é a conclusão de um estudo de Salman Hameed, professor paquistanês radicado nos Estados Unidos, onde dá aula no Hampshire College.

Dos muçulmanos da Turquia, 20% afirmam que a teoria desenvolvida por Charles Darwin pode ser verdadeira. Trata-se, em relação a países, do maior índice apresentado pelo estudo. No Paquistão e Indonésia, por exemplo, a taxa de credibilidade da teoria é de 15% dos muçulmanos, caindo para menos de 10% no Egito.


Em países desenvolvidos onde os muçulmanos são minoria, como a França, Dinamarca e Japão, a credibilidade da teoria chega perto de 80%.  No ocidente, o mais baixo índice é apresentado pelos Estados Unidos: 40%.

O Brasil se destaca pela mescla da ciência com a religião:  de acordo com a Datafolha, 60% das pessoas acreditam na evolução, que teria tido uma "mãozinha" de Deus.

Hameed disse que, para a maioria dos islâmicos, a evolução é um conceito relativamente novo. Ele acredita que os muçulmanos com formação cultural mais abrangente possam a se interessar pela evolução, desde que não seja citado o nome do pai da teoria, Darwin, e muito menos que haja uma associação com o ateísmo.

Afirmou que, para a difusão da teoria  entre os muçulmanos, seria ruim se ela se tornasse um símbolo da modernidade.  “Devemos evitar que ela seja ligada a tudo que eles consideram ruim sobre o Ocidente, como uma cultura materialista."

Com informação da Folha de S.Paulo.


Faz 157 anos que Darwin publicou a Teoria da Evolução

Teoria de Darwin pode ajudar a desvendar mistérios dos cosmos




Experimento com bactérias mostra que evolução nunca para

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Postagens mais visitadas

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Artista gospel se recusa a cantar em casamento de amigo gay

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Trechos bíblicos cuja existência crente finge não saber

Carl Sagan escreve sobre um 'pálido ponto azul' nos cosmos, a Terra

Igreja de 221 anos fecha nos EUA por falta de fiéis; avanço da secularização