Pular para o conteúdo principal

Projeto inclui Brasil em pesquisa sobre avanço do ateísmo

Proposta é abordar a questão além dos estereótipos

O projeto Explaining Atheism (Explicando o Ateísmo) incluiu o Brasil entre os países — China, Dinamarca, Japão, Reino Unido e Estados Unidos — onde vai investigar as causas do avanço do ateísmo. Da lista, o Brasil e os Estados Unidos são os países mais religiosos.

Com verba equivalente a R$ 17 milhões doada Fundação John Templeton, uma equipe interdisciplinar de pesquisadores se dedicará por três anos a testar teorias populares e acadêmicas sobre o que leva algumas pessoas ao ateísmo e outras não.


O professor Jonathan Lanman, de Antropologia Cognitiva da Queen's University Belfast e um dos coordenadores do projeto, diz haver um número crescente e ateus e agnósticos em diferentes países e que a proposta é compreende-los além dos estereótipos, registrando a extensa diversidades entre os que não acreditam em deuses.

A professora Lois Lee, da Universidade de Kent e também do Explaining Atheism, afirma que a pesquisa não aterá somente a questões acadêmicas, mas também as questões de debate público, incluindo as leis em cada um dos países que afetam direta ou diretamente ateus e agnósticos.

"Nosso trabalho vai se focar em um público amplo."

> Com informação de https://www.explainingatheism.org/ e de outras fontes.


Comentários

AspenBH disse…
Será que uma organização religiosa como a Fundação Templeton conseguirá manter um mínimo de isenção científica nesse estudo? A conferir.

Post mais lidos nos últimos 7 dias