Pular para o conteúdo principal

Medo da morte não abala a convicção de ateus, diz estudo

Em relação aos agnósticos, apurou-se que eles, diante da perspectiva da morte, tendem a crer na existência de um ser superior


Universidade de Missouri, EUA

O estudo publicado na revista Personality and Social Psychology Bulletin descobriu que pensamentos de morte aumentaram a convicção de ateus, cristãos, muçulmanos e agnósticos em suas próprias visões de mundo. 

Ao contrário do aforismo de guerra de que não há ateus em trincheiras, pensamentos de morte não levaram os ateus a expressar a crença em uma divindade.

“Nosso estudo sugere que as visões de mundo de ateus e crentes religiosos têm o mesmo objetivo prático”, diz Kenneth Vail, principal autor e estudante de doutorado em ciências psicológicas na Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Missouri.

“Ambos os grupos buscam uma visão de mundo coerente para administrar o medo da morte e se vincular a uma entidade maior e imortal, como um ser supremo, o progresso científico ou uma nação.

Se as pessoas estivessem mais conscientes dessa semelhança psicológica, talvez houvesse mais compreensão e menos conflito entre grupos com crenças diferentes.”

A pesquisa sugere que imagens mórbidas, como manchetes de notícias ou caricaturas de inimigos na propaganda de guerra, podem reforçar ideais nacionalistas e/ou religiosos, mantendo a morte na mente e encorajando subconscientemente a negação de ideologias opostas.

Esta pesquisa sugere que símbolos religiosos e histórias envolvendo a morte, como o crucifixo, funcionam psicologicamente para lembrar os fiéis da mortalidade e subconscientemente reforçam uma visão de mundo em particular, excluindo outras.

Para o estudo, Vail e seus colegas, Jamie Arndt, professor de ciências psicológicas da Universidade de Missouri e Abdolhossein Abdollahi da Universidade Islâmica Azad no Irã, conduziram uma série de três experimentos, primeiro encorajando pensamentos de morte nos participantes e analisando suas respostas a um questionário.

O primeiro experimento examinou cristãos e ateus nos Estados Unidos. Os resultados sugeriram que a consciência da morte nos cristãos aumentou sua crença em Deus e a negação de outras tradições. 


Os ateus também continuaram a aderir às suas visões de mundo, embora nenhum aumento na negação de outras filosofias fosse observável porque os ateus, por definição, começaram sem crença em nenhuma tradição religiosa.

O segundo experimento, realizado no Irã, descobriu que os muçulmanos reagiam de maneira semelhante aos cristãos quando pensavam em sua própria mortalidade.

Um terceiro estudo observou agnósticos e descobriu que pensamentos de morte tendiam a aumentar sua crença em um poder superior. No entanto, ao contrário de cristãos e muçulmanos, eles não aumentaram sua negação de Buda, Deus, Jesus ou Alá. Em vez disso, os agnósticos aumentaram a aceitação de todas essas visões de mundo.

“Em nosso estudo, as mentes dos indivíduos pareciam se unir em torno de certos conceitos orientadores pessoais quando confrontados com o medo da morte”, diz Vail. 

“Agnósticos pareciam proteger suas apostas espirituais. Eles acreditavam mais firmemente em um poder superior. No entanto, simultaneamente, eles expressaram a crença contínua de que a natureza específica desse poder estava além do conhecimento humano”.


• Ateísmo é tão antigo quanto as religiões, sugere novo estudo

• Livro 'Ateísmo no Brasil' recupera um país que poucos brasileiros conhecem

Comentários

CBTF disse…
Percebi isso no avião, estava em uma viagem pra Argentina e deu uma grande turbulência, isso não mudou minha convicção de mundo, continuei ateu, mas o cara que estava do meu lado não parava de chorar e orar em voz alta, estranho isso, quando estão chegando ao fim da vida eles não parecem com muita vontade de ir para o céu.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento