Pular para o conteúdo principal

Organização doa milhões de dólares para católicos de extrema direta dos EUA

Donors Trust é um 'caixa eletrônico de dinheiro obscuro'


BRIAN FRAGA
National Catholic Reporter

Uma organização que forneceu grandes somas de dinheiro para organizações sem fins lucrativos que espalharam desinformação sobre a eleição presidencial americanas de 2020 e organizou o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao prédio do Capitólio dos Estados Unidos também canalizou milhões de dólares em doações anônimas para organizações católicas de direita e grupos oficialmente católicos.

A organização, conhecida como Donors Trust, foi descrita como um “caixa eletrônico de dinheiro obscuro” para a direita política e forneceu financiamento para grupos ligados à supremacia branca e elementos antidemocráticos, como o Daily Beast noticiou em 22 de novembro.

“Este é um dinheiro realmente sombrio e assustador conectado com alguns dos extremistas mais radicalizados da direita. É realmente terrível”, disse Stephen Schneck, um ativista político católico nacional que recentemente se retirou do cargo de diretor-executivo da Rede de Ação Franciscana.

Entre os destinatários dos fundos da Donors Trust estavam paróquias católicas tradicionalistas, dioceses chefiadas por bispos conservadores, organizações pró-vida, escritórios de advocacia de liberdade religiosa, um think tank de livre mercado e grupos acadêmicos em faculdades católicas que defendem o libertarianismo e o originalismo constitucional.

Entre os que receberam fundos estavam a Diocese de Spokane, Washington; a Thomas More Society; o Acton Institute; e o Instituto Bento XVI de Música Sacra e Adoração Divina da Arquidiocese de San Francisco.

Organização tem afinidade
com supremacistas brancos

No total, as organizações sem fins lucrativos afiliadas à Igreja Católica ou que trabalharam em estreita colaboração com funcionários da Igreja na luta contra a legalização do aborto e outras questões jurídicas e políticas receberam pelo menos 10 milhões de dólares da Donors Trust, um fundo assessorado por doadores que em 2020 distribuiu mais de 182 milhões de dólares em doações para organizações como a VDARE Foundation e a New Century Foundation, que o Southern Poverty Law Center e a Anti-Defamation League consideram como grupos de supremacia branca.

“Não estamos falando sobre os moderados aqui. Não estamos falando sobre usuais interesses financeiros conservadores. Estamos falando sobre coisas realmente assustadoras”, disse Schneck ao NCR.

Outros observadores levantaram preocupações sobre as organizações católicas que recebem dinheiro de grupos como a Donors Trust, que nos últimos 20 anos forneceu centenas de milhões de dólares para organizações sem fins lucrativos que fazem lobby contra proteções sindicais, políticas de mitigação das mudanças climáticas, regulamentos econômicos, direitos de voto e políticas migratórias.

“Pessoas com interesses econômicos descobriram que podem usar as antipatias culturais que surgiram do debate sobre o aborto para combater as [medidas de mitigação] da mudanças climáticas, protocolos da covid-19, para fazer todas essas coisas que servem a uma agenda libertária, que é inimiga do Ensino Social Católico”, disse Steven Millies, diretor do Centro Bernardin da União Teológica Católica em Chicago.

Mas outros dizem que o fato de organizações conservadoras filiadas a católicos receberem dinheiro de um grupo que apoia movimentos políticos de extrema direita e causas, de certa forma, reflete situações em que organizações católicas sem fins lucrativos aceitaram financiamento e trabalharam com grupos de esquerda e organizações não governamentais para fornecer serviços de caridade e assistência.

“Parte de viver em um mundo onde as coisas são moralmente complicadas é que, para fazer o bem, é preciso cooperar com pessoas e organizações que estão fazendo algumas coisas das quais você discorda”, disse Melissa Moschella, professora de filosofia da Universidade Católica da América.

Enquanto isso, uma organização católica que recebeu doações financeiras da Donors Trust em 2020 resistiu às sugestões de que o dinheiro politizaria ou influenciaria indevidamente suas operações.

“As doações em questão estão dentro da faixa normal de dízimo de alguns de nossos paroquianos e não se destacariam como incomuns ou influenciariam nossa tomada de decisão”, disse Mitchell Palmquist, porta-voz da Diocese de Spokane.

> Com tradução de Wagner Fernandes de Azevedo para IHU Oline.

Igreja dos EUA gasta US$ 10,6 mi em lobby para não indenizar vítimas de pedófilos 


Vídeos mostram estudantes de escola católica nos EUA zombando de índios


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...