Pular para o conteúdo principal

Quase 40% dos ateus negros americanos não revelam sua descrença

Há rejeição pela família

Do total dos ateus negros americanos, 39,6% deles não revelam a seus familiares e amigos a sua descrença em divindades, com medo de serem rejeitados. Em relação às famílias maiores, a taxa de ocultação é maior, 51,1%, contra 42,7% em relação aos demais grupos de ateístas.

A informação é do American Atheist, que em 2019, pela internet, fez pesquisa sobre o perfil dos não adoradores de deuses. 

Considerando os diversos grupos entrevistado pela pesquisa, 31% dos ateus escondem sua não religiosidade de deus parentes mais próximos.

Por aí pode-se concluir que, se ateus em geral sofrem discriminação na maioria dos países, nos Estados Unidos a situação é mais dramática para os descrentes negros.

Casos de depressão são frequentes principalmente porque 33,5% dos ateus negros sofrem rejeição na família.

Do total de ateus negros, um em cada quatro (24,6%) dos entrevistados provavelmente estava deprimido, em comparação com 17% dos demais grupos. 

Na prática, isso significa que os descrentes negros tem 1,6 vez mais probabilidade de estarem angustiados. Para os jovens negros ateus, de 18 a 24 anos, a possibilidade aumenta para duas vezes.

Debbie Goddard, vice-presidente da American Atheists e ex-diretora do African Americans for Humanism, disse: "Muitos de nós temos experiências distintas das de outros negros, mas também da maioria dos ateus. Essa pesquisa ajuda a contar as histórias que precisam ser ouvidas sobre as experiências daqueles de nós que são negros e não religiosos".

Mandisa Thomas, presidente do Black Nonbelievers, comentou que o elevado nível de dissimulação e de angústia são consequências do estigma em torno dos ateus negros.

"Quando estamos com nossas famílias, nem sempre elas são receptivas e muitos de nós se sentem sozinhos."

Thomas disse que a sua organização age em "nome de ateus negros e céticos da religião", para haver união "contra a narrativa religiosa dominante".

Ocultamento da
identidade não religiosa 
entre os negros


Ateus são nos EUA o grupo de maior adesão à vacina contra a Covid


Brancos representam 70% dos ateus da cidade de São Paulo


Comentários

Paulo Lopes disse…
Imagino que algo parecido acontece no Brasil.
Unknown disse…
No meu trabalho eu escondo que sou ateu , se souberem com certeza serei descriminado . sempre escuto coisas do tipo : ele fez isso porque não tem Deus no coração ,aquele cara não acredita em Deus.
Infelizmente o mundo não está evoluindo.
Herbert Monteiro disse…
Bela reformulação, parabéns!
Aí que se reside: seria correlação espúria e causa falsa, tão comum quando se "citam negros"? Situação sócio-econômica, maioria negra pobre e baixa escolaridade, mas não "por que são negros", extrapolado "'por serem' negros não revelam ateísmo"...
Quando é de baixo nível escolar e pobreza. Mas ADORAM associar a negros, como SE a cor fosse o fator. A famosa causa falsa e correlação espúria.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes