Pular para o conteúdo principal

Quase 40% dos ateus negros americanos não revelam sua descrença

Há rejeição pela família

Do total dos ateus negros americanos, 39,6% deles não revelam a seus familiares e amigos a sua descrença em divindades, com medo de serem rejeitados. Em relação às famílias maiores, a taxa de ocultação é maior, 51,1%, contra 42,7% em relação aos demais grupos de ateístas.

A informação é do American Atheist, que em 2019, pela internet, fez pesquisa sobre o perfil dos não adoradores de deuses. 

Considerando os diversos grupos entrevistado pela pesquisa, 31% dos ateus escondem sua não religiosidade de deus parentes mais próximos.

Por aí pode-se concluir que, se ateus em geral sofrem discriminação na maioria dos países, nos Estados Unidos a situação é mais dramática para os descrentes negros.

Casos de depressão são frequentes principalmente porque 33,5% dos ateus negros sofrem rejeição na família.

Do total de ateus negros, um em cada quatro (24,6%) dos entrevistados provavelmente estava deprimido, em comparação com 17% dos demais grupos. 

Na prática, isso significa que os descrentes negros tem 1,6 vez mais probabilidade de estarem angustiados. Para os jovens negros ateus, de 18 a 24 anos, a possibilidade aumenta para duas vezes.

Debbie Goddard, vice-presidente da American Atheists e ex-diretora do African Americans for Humanism, disse: "Muitos de nós temos experiências distintas das de outros negros, mas também da maioria dos ateus. Essa pesquisa ajuda a contar as histórias que precisam ser ouvidas sobre as experiências daqueles de nós que são negros e não religiosos".

Mandisa Thomas, presidente do Black Nonbelievers, comentou que o elevado nível de dissimulação e de angústia são consequências do estigma em torno dos ateus negros.

"Quando estamos com nossas famílias, nem sempre elas são receptivas e muitos de nós se sentem sozinhos."

Thomas disse que a sua organização age em "nome de ateus negros e céticos da religião", para haver união "contra a narrativa religiosa dominante".

Ocultamento da
identidade não religiosa 
entre os negros


Ateus são nos EUA o grupo de maior adesão à vacina contra a Covid


Brancos representam 70% dos ateus da cidade de São Paulo


Comentários

Paulo Lopes disse…
Imagino que algo parecido acontece no Brasil.
Unknown disse…
No meu trabalho eu escondo que sou ateu , se souberem com certeza serei descriminado . sempre escuto coisas do tipo : ele fez isso porque não tem Deus no coração ,aquele cara não acredita em Deus.
Infelizmente o mundo não está evoluindo.
Herbert Monteiro disse…
Bela reformulação, parabéns!
Aí que se reside: seria correlação espúria e causa falsa, tão comum quando se "citam negros"? Situação sócio-econômica, maioria negra pobre e baixa escolaridade, mas não "por que são negros", extrapolado "'por serem' negros não revelam ateísmo"...
Quando é de baixo nível escolar e pobreza. Mas ADORAM associar a negros, como SE a cor fosse o fator. A famosa causa falsa e correlação espúria.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih