Pular para o conteúdo principal

Juíza condena pastor por criticar família que tocou hino do Corinthias em casamento

Religioso terá de pagar indenização

EDELBERTO BEHS / jornalista

A Igreja Assembleia de Deus e o pastor que criticou, mesmo de forma anônima, uma fiel frequentadora e sua família durante culto, terão que pagar uma indenização de 10 mil reais à reclamante por ofensas proferidas contra sua honra e de sua família. A ação foi julgada pela juíza Camila Sani Pereira Quinzani, da 4ª Vara Cível da Comarca de São Paulo.

Numa celebração, o pastor, que também não aparece citado nominalmente, acusou a fiel de ter uma família “que me deu vários problemas, que família infeliz! A filha é pior que a mãe talvez, é uma família tribulosa (sic), se eles não aparecerem mais aqui na igreja, eu agradeço, é um favor que me faz... Família que só causa confusão”.

A filha foi mencionada por postar fotos sensuais no Facebook, “tocar hino do Corinthians na entrada do noivo, pode? Eu só fiz aquele casamento porque sou um homem de caráter, mas a minha vontade foi virar as costas e ir embora. Estou de saco cheio dessa família”.

A reclamante informou que nasceu em uma família evangélica, que frequenta a igreja há 50 anos e que sempre dedicou a maior parte do seu tempo ao credo. Mas, ao buscar novas experiências, relata a repórter Juliana Matias, do Portal Jota, ela afirmou que passou a sofrer assédio do pastor, para que continuasse a frequentar a igreja. Sem sucesso, o pastor passou a criticá-la também nas redes sociais.

A Assembleia de Deus alegou, em sua defesa, que o nome da fiel não foi citado durante o culto. O pastor admitiu os ataques, mas disse que mencionou fatos que demonstram que a fiel profanou o sagrado e desviou-se de seu caminho. Ele argumentou que usou o exemplo da mulher no culto para que os demais fiéis não venham a se desviar.

A juíza observou, na sentença, que apesar de o pastor não ter citado o nome da reclamante durante o culto, ele mencionou fatos que possibilitaram que fiéis identificassem a quem as ofensas eram dirigidas.

Ela também contestou o argumento da profanação, uma vez que “não compete a este Juízo analisar as questões levantadas pela parte ré em suas contestações, relacionadas à profanação do sagrado, especialmente porque, tratando-se de um Estado laico, não compete ao Poder Judiciário analisar as condutas a requerente diante de qualquer que seja a religião invocada”.

Fiel disse que pastor a assediou



Comentários

Anônimo disse…
Os pastores dessa franquia nem devem saber o que é Estado Laico.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes