Pular para o conteúdo principal

Leitura da Bíblia em Câmara é inconstitucional, decide Tribunal

O desembargador Ferreira Rodrigues decidiu que as instâncias do Estado brasileiro não podem ter qualquer tipo de envolvimento com entidades religiosas

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra não pode iniciar suas sessões com a leitura de um versículo da Bíblia e fazer pedido de proteção de Deus porque se trata de afronta ao Estado laico. A decisão é do Tribunal de Justiça de São Paulo. Desembargadores foram unânimes.

A cidade tem mais de 170 mil habitantes e fica a 33 km de São Paulo.

O desembargador Ferreira Rodrigues, relator do processo, afirmou, em seu julgamento, que a prática da Câmara de vereadores é inconstitucionalidade porque é vedado à União, Estado, Distrito Federal e municípios o estabelecimento de cultos religiosos ou igrejas, a manutenção de relações de dependência ou aliança com tais entidades.

Rodrigues argumentou que seu posicionamento tem o respaldo de jurisprudência do STF (Supremo Tribunal Federal), segundo o qual “a predileção por uma orientação religiosa quebra não apenas o dever de neutralidade estatal, como também viola liberdade religiosa e de crença dos demais integrantes que não professam a mesma fé”.

Comentários

Anônimo disse…
Aqui em Artur Nogueira - SP também tem essa palhaçada de ficar lendo Bíblia na Câmara, é deprimente ver os vereadores se prestando a tal papel para agradar o eleitorado evanjegue.
cultfriend disse…
E logo vem os crentes dizer que é perseguição religiosa. Ô povinho ignorante que acha que a não leitura da bíblia em orgãos públicos vai fazer alguem perder a sua fé afsss
Max disse…
Ou todas as crenças (e não crenças) têm os mesmos direitos, ou nenhuma têm. Isto é que significa igualdade, respeito e dignidade num Estado Laico. As pessoas precisam sair da Idade Média e aprender com o mundo civilizado.
Aqui em Nova Mutum MT é transmitido ao vivo, pelo YouTube. Todas as sessões são precedidas de um texto bíblico, onde todos se levantam para rezar o "pai nosso" .... Eu permaneço sentado no meio de toda a população.
Anônimo disse…
Quanto vale um elemento do cargo público?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública em Caxias

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas

TJs quase conseguiram que Michael Jackson destruísse Thriller antes do lançamento